Acadêmica:Jamile Santa Bárbara De Santana

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Ages

Introdução:

A Educação FÍsica que se tem presentemente faz com que jovens e crianças sejam indesejados,fracassados e constrangidos a fazer algo que para eles não tem ao menos significação.É Responsabilidade da Educação Física proporcionar que as crianças se sintamadmiráveis para o grrupo e indispensáveis na condunção das atividades que participam.

A Abordagem rítica emancipatória de KUNZ (2004),Destaca pontos importantes para o aprendizado e para a autonomia do sujeito,assim que afirma novamente que o principal conteúdo do trabalho pedagógico da Educação Física escolar é o movimento humano.Além de que esta abordagem esta juntamente voltada para um ensino libertário e crítico,construindo no indivíduo concepções de diferentes possibilidades de escolhas e de auto reflexão.

Metodologia

A Metodologia de Ensino que norteia este trabalho é a abordagem crítica emancipatória de KUNZ(2004),Tem por objetivo a formação de sujeitos críticos e autonomos para a transformação (ou não)da realidade que etão inseridos,por meio de uma educação.esta abordagem esta fundamentada no desenvolvimento de três competências :comunicativa,social e objetiva.

Resultados

A cultura do movimento corporal na sociedade,tem como eixo tematico a Educação Física Escolar.Pois o principal objetivo deste é compreender as finalidades que essa abordagem proporciona ao ser trabalhada na escola,numa perspectiva de levar o aluno a desvendar e solucionar as problematicas apresentadas pelo docente,comprometendo no desenvolvimento numa concepção crítica e autônoma relacionadas ao ambiente escolar.

Conclusão

Portanto para o profissional de Educação Física Escolar,cabe o papel de administrar suas aulas de uma forma clara,silmples e objetiva de acordo com o contexto sociocultural do aluno,com aulas e atividades voltadas para abordagens pedagogicas .

Referencias

KUNZ.Transformação Didático-Pedagógica do Esporte.7 ed,Unijuí-RS,2004.

HENKLEIN,Ana Paula  Silva.Marcelo Moraes e a concepção crítico-emancipatoria:avanços e possibilidades para a educação física escolar,UFPR,Curitiba-PR,S/A