A Visão dos Alunos do Ensino Médio sobre Organismos Transgênicos.

Adriana Matos Oliveira¹, Gabriela de Freitas Quadros Vieira¹
Lays Rodrigues Santos de Oliveira¹-

¹- Graduadas em Ciências Biológicas, CSE ?Unigranrio.

Resumo

Organismos transgênicos são aqueles geneticamente modificados, onde sofreram alteração no DNA e até o dado momento são: Alimentos, animais e vegetais. Na década de 90 foi introduzido pela primeira vez no mercado dos Estados unidos da América o primeiro alimento transgênico, os animais a primeira linhagem de camundongos transgênicos ocorreu em 1982 na Pensilvânia, mas o apogeu da transgenia de animais aconteceu em 5 de julho de 1996 com o nascimento da ovelha Dolly, já os vegetais tiveram seus primeiros experimentos realizados nos EUA e na França em 1986 e eram relacionados com a tolerância a herbicidas com gene marcado em tabaco. O trabalho tem por objetivo identificar a opinião de um grupo de alunos do ensino médio (EJA ? Educação para Jovens e Adultos) do CES ? Centro de Estudos Supletivos de Duque de Caxias sobre organismos transgênicos. A coleta de dados foi através de um questionário composto por questões fechadas abordando os seguintes aspectos: Idade, gênero, curso e opiniões acerca do assunto; A abordagem do assunto foi realizada com a exibição do vídeo "Como funcionam os transgênicos".

Palavras-chave: Transgênicos, Ensino médio, Biotecnologia.


Abstract
Transgenic organisms are those organisms, which had a change in DNA and even given time are: Food, animals and plants. In the 90 was first introduced in the market for United States of America a GM food, for the first animal strain of transgenic mice occurred in 1982 in Pennsylvania, but the height of transgenic animals held in July 5, 1996 with the birth of Dolly the sheep, because the plants had their first experiments conducted in the U.S. and France in 1986 and were related to the herbicide tolerance gene marked with tobacco. The study aims to determine the views of a group of high school students (EJA - Education for Youth and Adults) ESC - Supplemental Study Center of Duque de Caxias about GMOs. Data collection was through a questionnaire with closed questions addressing the following aspects: age, gender, course and views on the subject, approach the subject was done with the showing of the " How functionate transgenic organisms".

Keywords: Transgenic, High school, Biotechnology.


INTRODUÇÃO

O termo transgênico começou a ser utilizado no meio cientifico no final da década de 1960, onde vários estudos mostravam a introdução de fragmento de DNA in vitro em células eucariotas e procariotas e a indução da expressão de genes em diversos tipos celulares. Posteriormente, os transgênicos formam descritos como organismos ou animais cujo material genético foi manipulado artificialmente para modificação (Knockin), introdução (transgênico por adição) ou deleção (Knockout) de um determinado gene (Loyter et al,1975 ; Fukamizu, 1993).
A primeira linhagem de camundongos transgênicos por adição ocorreu em 1982 e foi produzida na Pensilvânia pelo Richard Palmiter e colaboradores (Ortiz,2003). Este estudou o crescimento de ratos sob o controle do promotor do gene de metalotioneína-1 que tinha a capacidade de dirigir a expressão do gene para vários tecidos. As cópias do DNA foram inseridas em embriões de camundongos, os quais foram transferidos para fêmeas pseudográvidas. De vinte camundongos nascidos, apenas sete apresentavam o gene exógeno, sendo que seis se desenvolveram mais rapidamente e conseguiram atingir um tamanho de duas vezes maior que os controles do experimento. Este resultado foi de grande importância para o desenvolvimento de animais transgênicos, despertando atenção em todo o mundo. (Pesquero et al, 2002; Ortiz, 2003).
Atualmente, os organismos transgênicos são considerados poderosas ferramentas de pesquisa para a descoberta e o desenvolvimento de novos tratamentos para várias doenças humanas. Uma definição de organismo transgênico é aquele que possui moléculas de DNA recombinante exógenas em seu genoma (Pesquero et al, 2007). Os organismos transgênicos apresentam muitos benefícios, pois auxiliam em pesquisas que geram um maior conhecimento da biologia humana. Os benefícios mais diretos no uso desses organismos são divididos em três grupos: Agricultura, permitindo a criação de animais de grande porte com grandes características comerciais, como por exemplo, o aumento na produção de leite; Na indústria, visando à criação de bioretores, animais transgênicos de grande porte produzindo proteínas de interesse comercial e na medicina, onde existem várias aplicações médicas incluindo o xenotransplante (Pereira, 2008).






Objetivo Geral

? Verificar que os alunos do ensino médio pensam sobre transgênicos;
? Analisar descritivamente dados que permitam avaliar suas idéias, alternativas e definições sobre o assunto abordado.
? Contextualizar o assunto promovendo a aprimoração do conhecimento base.

Objetivo Específico

? Identificar a opinião de um grupo de alunos do ensino médio sobre organismos transgênicos.


Materiais e Métodos

Este estudo consistiu em uma revisão literária e pesquisa de campo com alunos do ensino médio EJA (Educação para Jovens e adultos) do CES ? Centro de Estudos Supletivo de Duque de Caxias. A coleta de dados foi realizada com alunos do segundo e terceiro módulos do ensino médio. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário de perguntas fechadas abordando os seguintes aspectos: Idade, gênero, módulo e opinião a cerca do assunto, foi distribuído para um total de 83 alunos. Após a coleta dos dados, os alunos assistiram ao vídeo "Como funcionam os organismos transgênicos" para que houvesse uma formação crítica sobre o assunto. A última etapa em campo foi à reavaliação da opinião dos alunos através do mesmo questionário. Na análise dos resultados utilizou-se a estatística descritiva.

Resultados

Perfil dos estudantes:
Dos resultados obtidos podemos traçar o seguinte perfil dos respondentes: a maioria
(69%) é do gênero masculino, com faixa etária de maior freqüência (49%) entre 19 e 28anos, seguida da faixa etária (51%) entre 45 e 60 anos, caracterizando uma amostra de jovens e idosos. Quanto ao módulo (69%) cursa o terceiro módulo do ensino médio (3ª série).





Conhecimento em relação ao assunto:

Em relação ao conhecimento do assunto ( 67%) não tinha conhecimento, já (33%) tinha ouvido falar ou possuía qualquer conhecimento.


Opinião sobre a segurança dos alimentos transgênicos:

Observou- se que (88%) dos entrevistados acham que os alimentos transgênicos não são seguros.


Sobre a indicação no rótulo dos alimentos:

Nesse caso (83%) dos respondentes acham que os produtos transgeniados devem ter indicação no rótulo, (17%) não deram nenhuma opinião.


Intenção de compra:

Apesar de não achar seguro os alimentos transgênicos (99%) dos entrevistados afirmam que se estiver na prateleira do supermercado eles comprariam.


Em relação à clonagem:

A maioria afirma que desconhecem mesmo após a exibição do vídeo, já em relação à ovelha DOLLY (96%) afirmam que já ouviram falar.




Conclusão

A pesquisa mostra três grupos com opiniões diferentes. Os favoráveis, os desfavoráveis e os desfavoráveis sem opinião.

? Favoráveis: transgenia aumentaria a produtividade na produção de alimentos (com conseqüente baixa de preço); poderia acabar com a fome; produziria alimentos com qualidades, inclusive mais bonitos e saborosos; produziria alimentos que protegem o consumidor de doenças.
? Desfavoráveis: não se sabe o que está sendo alterado e isto pode trazer riscos para a saúde.
? Desfavoráveis sem opinião: não viu vantagens nos alimentos transgênicos, mas também não os condenou.







Discussão

Apesar de a pesquisa demonstrar que os entrevistados já têm algum conhecimento em relação aos transgênicos, revela também a existência de um paradoxo entre pensamento
e ação, o que leva a crer na necessidade de uma maior divulgação do assunto, principalmente por ser um ensino supletivo que não aborda de forma abrangente o tema.

Justificativa

Atualmente, os organismos transgênicos são considerados poderosas ferramentas de pesquisas para descoberta e o desenvolvimento de novos tratamentos para várias doenças humanas, pois auxiliam em pesquisas que geram maior conhecimento da biologia humana.
De contra partida os alimentos transgênicos ainda é uma polêmica, no Brasil a produção desses alimentos é liberada, mas esse tipo de liberação segundo estudiosos é inconstitucional, pois não foram apresentados estudos de impactos ambientais como previsto na constituição Federal em vigor. A liberação dos transgênicos fere, no mínimo três, princípios do direito ambiental: da preocupação, da sustentabilidade e da responsabilidade.
Diante de tanta convergência há a necessidade de ouvir e analisar a opinião da sociedade civil, uma vez que a cientifica já se mostrou favorável ou desfavorável ao assunto. Por esse motivo, o trabalho objetivou mostrar a opinião dos alunos do ensino médio em relação ao assunto, uma vez que os alunos e os transgênicos serão o futuro do nosso país e do nosso planeta.








Referências Bibliográficas

FUKAMIZU, A. Transgenic animals in endocrinological investigation. Journal Endocrinal Invest 16 (6):461-473, 1993.

LOYTER et al., Ultramicroinjection od macromolecules or small particules into animals cells. A new technique based on vírus-induced cell fusion. J Cell Biol 66(2):292-304. 1975

OSTLIE et al. Improved renal function and fewer rejection episodes using SDZ Rad in life-suporrting hDAF pig to primate renal xenotransplantation. In the Abstracts Book of the 18th AST Annual Metting, Chicago; p. 455. 1999.

PEREIRA,Lygia da Veiga. Animais transgênicos: nova fronteira do saber. Cien.Cult., São Paulo, V. 60, n. 2, 2008.

PESQUERO et al. Animais Transgênicos. Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, nº 27, 2002.

PESQUERO et AL. Aplicações dos animais transgênicos. Revista Scientific American Brasil, edição 56 - Janeiro 2007.