A VIDA ETERNA NA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO AO GREGO TITO

Após citar o grego Tito em duas de suas Cartas (2Co.2:13; 7:6,13,14; 8:6,16,23; 12:18; Gl.2:1,3), o Apóstolo Paulo escreveu-lhe uma magnífica Epístola, cujo tratado sobre a Vida Eterna é um verdadeiro Manancial de Segurança para os lídimos cristãos deste mundo das peregrinações.

Ao dizer lídimos cristãos, obviamente que faço antonímia aos pseudocristãos, obstinados opositores da Vida Eterna. Para eles, a Vida Eterna não é, de fato, Eterna, e sim efêmera, tipo “rastilho de fogo-de-palha”, ou seja, dura somente enquanto durarem suas obediências e suas vigilâncias. Por conseguinte, os pseudocristãos se consideram salvos hoje, mas perdidos amanhã. Amanhã, todavia, se retornarem ao estado de salvos, agonizar-se-ão profundamente para não se acharem de novo perdidos; e, novamente perdidos, enlear-se-ão em profunda agonia para se considerarem outra vez salvos. É assim, uma espécie de gangorra, na inquietação de um sobe-e-desce sem fim...

Já conversei com muitos desses religiosos (pastores inclusive!), e todos eles demonstram mais insegurança e mais medo da perdição eterna do que os próprios incréus; daí o motivo de se atirarem de corpo e alma na prática de boas obras e quejandos, objetivando a aquisição da salvação, ou a preservação da mesma. Religiosos há que nem sequer creem na salvação efêmera, quanto mais na Eterna! Acreditam que a Salvação é assunto a ser tratado somente ao ensejo do Juízo Final, quando Deus declarará a pessoa “boazinha” e, portanto, “merecedora” da Eternidade Bem-Aventurada.

No entanto, um exame sincero na Carta de Paulo ao gentio Tito provar-nos-á que a Vida que Deus dá aos crentes nEle é absolutamente Eterna, e não de duração relâmpago, como quer a grande multidão de religiosos empedernidos.

Logo de início definamos o substantivo adjetivado Vida Eterna. O que é a Vida Eterna?

Fiquemos com a sapientíssima resposta do Senhor Jesus Cristo, o Mestre Supremo: “E a Vida Eterna é esta: que te conheçam a ti, o Único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” (Jo.17:3)

Achei boa esta ilustração que li certa vez: “Uma criança, desejosa de saber o significado de Vida Eterna dirigiu-se a um sábio ancião para formular a sua pergunta, e recebeu dele a seguinte resposta: A Vida Eterna é uma grande rocha que existe lá na Eternidade. Ela mede sete mil metros de altura por sete mil quilômetros de comprimento. A cada sete mil anos pousa sobre ela um rouxinol, com o fim de amolar o seu biquinho. Quando essa rocha se acabar de tanto o rouxinol amolar nela o seu biquinho, a Vida Eterna também acabará...”

A definição de Vida Eterna é simples porque basta pensarmos em Jesus Cristo. A Vida Eterna ESTÁ em Jesus Cristo; ela lhe é intrínseca: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a Vida Eterna; E ESTA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO.” (1Jo.5:11). E a Vida Eterna não somente está em Jesus Cristo, como ela é o próprio Jesus Cristo, e Jesus Cristo é a Vida Eterna: “(pois A VIDA foi manifestada, E NÓS A TEMOS VISTO, e dela testificamos, e vos anunciamos A VIDA ETERNA, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada.)” (id.1:2). Portanto, se temos a Vida Eterna temos a Jesus Cristo; se temos a Jesus Cristo temos a Vida Eterna: “QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA; quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida.” (id.5:12)

A Vida Eterna é a Vida de Jesus Cristo, é a Vida que Jesus vive! E a Vida que Jesus Cristo vive é Eterna porque Ele é a própria VIDA: “Declarou-lhe Jesus: EU SOU a Ressurreição e A VIDA.” (Jo.11:25). “Respondeu-lhe Jesus: EU SOU o Caminho, e a Verdade, e A VIDA; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (id.14:6). “Quando Cristo, que é a NOSSA VIDA, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória.” (Cl.3:4). Outrossim, a Vida que Jesus Cristo vive é Eterna porque Ele é ETERNO: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu Nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, PAI ETERNO, Príncipe da Paz.” (Is.9:6)

Certa vez, conversando com um adepto da salvação instável, da salvação “areia movediça”, ele me disse que é impossível o crente ter a Salvação Eterna enquanto peregrino nesta terra, porque ele entende que a mesma está condicionada à nossa obediência indefectível; e então ele concluiu dizendo que o crente só terá a Vida Eterna no porvir, quando ele já não mais estiver neste corpo pecaminoso, de natureza adâmica. Ora, a crença desse religioso contraria frontalmente o que nos ensina a Palavra de Deus: “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que saibais que TENDES A VIDA ETERNA.” (1Jo.5:13). Aqui, o Apóstolo João diz claramente VÓS TENDES (presente do indicativo), e não VÓS TEREIS (futuro do presente). Em seu Evangelho ele registrou as seguintes Palavras de João Batista: “Quem crê no Filho TEM A VIDA ETERNA.” (Jo.3:36); e do Senhor Jesus Cristo: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA e não entra em juízo, mas já passou da morte para a Vida.” (id.5:24). “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê TEM A VIDA ETERNA.” (id.6:47). Ora, se TEMOS a Vida Eterna é porque o Senhor Deus JÁ NO-LA DEU: “E o testemunho é este: que Deus NOS DEU A VIDA ETERNA.” (1Jo.5:11)

Ademais, ninguém diz a uma pessoa que, se ela aceitar e receber, neste momento, a Jesus Cristo como seu Único porque Todo-Suficiente Salvador e Senhor, tê-lo-á somente no futuro. Então, porque se diz que ao receber a Jesus a pessoa já o tem no presente, e não somente no porvir, mas só terá a Vida Eterna no futuro, e não no presente, se ambos, Jesus Cristo e Vida Eterna são a mesma coisa?

Para quem permanece ainda na dúvida de que Jesus Cristo é a Vida Eterna, e vice-versa, eis a inarredável conclusão do Apóstolo João: “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é Verdadeiro; e nós estamos naquele que é Verdadeiro, isto é, em seu Filho JESUS CRISTO. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.” (id.5:20)

Raciocinemos, pois: O VERDADEIRO, referido por João, é JESUS CRISTO; e nós já conhecemos aquele que é VERDADEIRO, ou seja, a JESUS CRISTO; e nós ESTAMOS naquele que é VERDADEIRO, isto é, em JESUS CRISTO; e JESUS CRISTO É A VIDA ETERNA... Ora, se ESTAMOS em Jesus Cristo, que é a Vida Eterna, então já ESTAMOS na Vida Eterna!

Com efeito, vejamos agora a Vida Eterna na Epístola que o Apóstolo Paulo escreveu a Tito e a todos nós, cristãos de toda parte e de todos os tempos.

Primeiramente, Paulo nos apresenta Deus como nosso Salvador (1:3; 2:10; 3:4), dizendo que “a Graça de Deus se manifestou, trazendo Salvação a todos os homens.” (2:11), e que isto ocorreu “quando apareceu a Bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu Amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua Misericórdia, NOS SALVOU mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que Ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua Graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da VIDA ETERNA.” (3:4-6)

Depois, Paulo nos apresenta Jesus Cristo como o nosso Salvador (1:4; 2:13; 3:6), “ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da Glória do nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.” (2:12-14)

E agora, contrariando a todos os adeptos da doutrina da salvação perrengue, da salvação perecível, o Apóstolo desmantela qualquer pensamento absurdo de que a Vida Eterna nos será dada somente no porvir: “Na esperança da VIDA ETERNA, a qual Deus, que não pode mentir, PROMETEU ANTES DOS TEMPOS ETERNOS.” (1:2)

Ora, podemos ver, nitidamente, que a Promessa da Vida Eterna não nos foi feita por Deus no presente, tampouco num passado humanamente compreensível; nem será feita no futuro, quando estivermos na Glória, mas foi feita bem lá atrás, lá onde a nossa mente finita não alcança: ANTES DOS TEMPOS ETERNOS!

E esta Promessa é corroborada pelo Apóstolo João: “E esta é a Promessa que Ele nos fez: A VIDA ETERNA.” (1Jo.2:25). E esta Bendita Promessa, conforme vimos, já foi plenamente cumprida na Pessoa de Jesus Cristo, porque ELE É A VIDA ETERNA (id.1:2)!

Promessa de Vida Eterna antes dos Tempos Eternos... Qual mente humana poderá explicar este mistério? Ora, se Deus é Eterno (Is.40:28; Lm.5:19; Ha.1:12; Rm.16:26), então já temos a Vida Eterna antes dos Tempos Eternos, na Eternidade, e por toda a Eternidade. Aleluia!

Uma pergunta pertinente: Acaso alguém esperaria, no aeroporto, pela chegada do avião que o levará ao seu destino, estando já dentro dele? Então, uma vez que já temos a Vida Eterna, e que já estamos na Vida Eterna, esperemos, pois, tão somente o momento inefável de entrarmos no gozo pleno desta Vida, em sua Bem-Aventurança Eterna!

E o nosso amado Apóstolo Paulo ama mesmo a Eternidade de Cristo Jesus! Vejamos o que ele diz mais: “... o Poder de Deus, QUE NOS SALVOU, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a Graça que nos foi dada em Cristo Jesus ANTES DOS TEMPOS ETERNOS.” (2Tm.1:8,9). “Ora, ÀQUELE QUE É PODEROSO PARA VOS CONFIRMAR, segundo o meu Evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio DESDE OS TEMPOS ETERNOS.” (Rm.16:25)

Concluo este prazeroso estudo dizendo que, com base nos Textos analisados, quem nega a Vida Eterna – Vida Eterna eternamente inamissível –, que nos foi prometida por Deus antes dos Tempos Eternos (Tt.1:2), que já nos foi dada por Deus (1Jo.5:11), e que nos é garantida por Deus (Jo.10:28-30), nega, indubitavelmente, ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, que é a própria Vida Eterna (1Jo.1:1,2; 5:20); nega, também, que Deus o Pai deu ao Filho Jesus Cristo “autoridade sobre toda a carne, para que dê a Vida Eterna a todos aqueles que lhe tens dado.” (Jo.17:2); e nega, ainda, que o Senhor Jesus Cristo é Todo-Poderoso para garantir que os verdadeiros crentes nEle, que já receberam dEle a Vida Eterna, JAMAIS PERECERÃO: “Eu lhes dou a VIDA ETERNA, E JAMAIS PERECERÃO; e ninguém as arrebatará da minha Mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da Mão de meu Pai. EU E O PAI SOMOS UM.” (id.10:28-30). Palavras do Senhor Jesus Cristo. Amém.

Eu disse que quem nega a Vida Eterna nega igualmente a Jesus Cristo, consoante sobejamente explanado; e eis o que acontecerá ao que nega a Jesus: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. MAS QUALQUER QUE ME NEGAR diante dos homens, TAMBÉM EU O NEGAREI DIANTE DE MEU PAI, que está nos céus.” (Mt.10:32,33)

Destarte, aos medrosos e tímidos com relação à Salvação Eterna (Ap.21:8), faço aqui o meu imprescindível pedido, que outro não é senão o pedido da Palavra de Deus: “ENTREGA o teu caminho ao Senhor; CONFIA NELE, E ELE TUDO FARÁ. E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. DESCANSA NO SENHOR, E ESPERA NELE.” (Sl.37:5-7)

O Profeta Miquéias confiou no Senhor, e esperou no Deus da sua Salvação: “Eu, porém, CONFIAREI NO SENHOR; ESPERAREI NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO. O meu Deus me ouvirá.” (Mq.7:7)

Então, caro leitor, com o seu caminho inteiramente entregue ao Senhor, confiante tão somente no Senhor, descansando plenamente no Senhor, e esperando unicamente no Senhor, você poderá entoar, com todo o gozo de sua alma, este belíssimo Hino de Segurança Absoluta dos Salvos: “... Abrigo Eterno tenho no Salvador, / Ele esconde a minha vida em seu Poder; / Eu recear não posso do malfeitor / Que procura pertinaz me enfraquecer, / Confiado, então, nessa proteção, / Sigo a Cristo e quero ser fiel / Na minha vida, cheio de gratidão; / Sim, a meu Senhor e Rei Emanuel. / No Poder de Cristo, o Mestre, / Minha vida salva está! / Do perigo que cercá-la, / Ele poderá livrá-la; / Seu Poder Eterno sempre a susterá.” (Título: REFÚGIO VERDADEIRO, Hino nº 324 do Cantor Cristão, Hinário das Igrejas Batistas da Convenção Batista Brasileira).

Lázaro Justo Jacinto