A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula
Publicado em 29 de janeiro de 2012 por Maria Geni de Almeida Fortunato
Maria Geni de Almeida Fortunato (Profa. da Universidade Estácio de Sá)
1 INTRODUÇÃO
A escola, como qualquer outro setor da sociedade, precisa aprender a conviver e interagir com as novas tecnologias de informação e comunicação, de modo eficiente, a fim de que possa cumprir o seu principal objetivo: promover o desenvolvimento dos alunos, num ambiente de aprendizagem capaz de prepará-los para enfrentar os desafios dos novos tempos.
Para cumprir tal missão, necessita de professores que tenham competência para atuar na sala de aula utilizando-se de tecnologias de comunicação e informação. Afinal, vive-se numa era tecnologicamente desenvolvida, com infinitas possibilidades de atrair a atenção dos alunos, a fim de que se interessem pela construção de novos saberes, em nova dinâmica educacional.
A seguir, será apresentada uma síntese de um projeto voltado para o uso de tecnologias na exploração do conteúdo da disciplina: Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento (Curso de Pedagogia).
2 PERCURSOS EM CONSTRUÇÃO...
2.1 Tecnologia
Para desenvolvimento do tópico Alfabetização e Novas Tecnologias, foi proposto aos alunos do 5º período do curso Pedagogia um Projeto voltado para elaboração de atividades fazendo uso da Internet, o qual ainda está em fase de desenvolvimento. Sendo usados, na fase inicial, recursos disponíveis na Internet (sites, blogs, vídeos, etc.), e no segundo momento, será feita apresentação pelo datashow (com seus recursos auxiliares).
2.2 Estratégia
Inicialmente, foi sugerido que cada grupo fizesse uma pesquisa de sites interessantes sobre o assunto (Alfabetização) e que fosse útil na elaboração de material, ou na organização de uma aula para ser trabalhada com crianças na fase de aquisição da leitura e da escrita. A seguir, cada líder do grupo ficou responsável pela socialização, através do e-mail da turma, dos sites entre os grupos e a professora, que também fez a referida pesquisa. (Veja-se, no anexo 1, relação de Sites sugeridos em sala de aula).
Feito isso, foi discutido coletivamente, em sala de aula, um roteiro do projeto, com seus principais tópicos (Identificação; Introdução; Objetivos; Justificativa; Referencial Teórico; Procedimentos Metodológicos; Cronograma; Considerações Finais e Referências). No final do semestre letivo, cada grupo deverá entregar o material digitado de acordo com as normas da ABNT e também fazer uma apresentação da pesquisa, com recursos interativos e multimídia. No decorrer das aulas do semestre, sempre no final de cada aula ficam reservados alguns minutos para trocas de informações, esclarecimento de dúvidas e providências.
Acredita-se que com uso dessa estratégia os alunos possam exercitar a exploração dos recursos oferecidos pela Internet e descobrir que existem muitas possibilidades para serem exploradas e trabalhadas com as crianças em classe de alfabetização. Além disso, as futuras pedagogas/professoras poderão, também, aprimorar a pesquisa do referencial teórico que sustenta a prática pedagógica. Assim, cria-se uma nova possibilidade de construção de novos materiais didáticos, com o auxílio dos recursos digitais, facilitando a alfabetização de crianças, que desde cedo interagem com novas mídias, de maneira natural.
Uma das aulas foi realizada no laboratório de Informática, onde os grupos desenvolveram uma pré-atividade, explorando algumas possibilidades no site http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/. Todos ficaram encantados com os recursos disponíveis, tais como vídeos, jogos variados, montagem de tirinhas e outros.
Para motivar a participação dos alunos, nada melhor do que provocá-los com desafios e questionamentos que exijam, para sua solução, pesquisas online, de modo colaborativo, dando possibilidade de que eles demonstrem suas habilidades no uso dos recursos tecnológicos disponíveis.
O papel do professor, como mediador, é de fundamental importância, pois ele representa o interlocutor nessa dimensão colaborativa de aprendizagem ancorada pela interatividade. Dessa forma, colabora, interage, questiona, esclarece as dúvidas e supervisiona o ritmo de trabalho a fim de que os objetivos sejam atingidos.
De acordo com LÉVY (1999),
a função do docente não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios. Sua competência deve deslocar-se para o lado do incentivo para aprender a pensar. O docente torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos dos quais se encarregou. Sua atividade terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados.
Então, fica bem explícita a necessidade do professor como articulador da aprendizagem e agente dinamizador e orientador da construção de conhecimentos, por parte do aluno, e de sua própria autoaprendizagem contínua, na medida em que age de forma dialógica e colaborativa.
3 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Diante da atual realidade educacional, o professor precisa acreditar em sua capacidade de (re)aprender para atuar de forma competente, criativa e transformadora, tendo em vista atender às novas demandas da sociedade em rede.
Quem trabalha em cursos de Licenciatura precisa estimular seus alunos a fim de que eles se apropriem, o quanto antes, das novas tecnologias de informação e comunicação a fim de que sejam usadas, em sala de aula como ferramentas pedagógicas.
Portanto, considera-se primordial o investimento em novos cursos e meios de aprimoramento profissional, de forma continuada, pois somente assim poderá superar os desafios para continuar sendo PROFESSOR.
REFERÊNCIAS:
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. Acesso em 12/10/2011.
http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/ Acesso em 11/08/2011.
http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/ Acesso em 12/10/2011.
www.saladeaulainterativa.pro.br. Acesso em 10/10/2011.
ANEXO 1
SITES E BLOGS INTERESSANTES PARA PROFESSORES E PEDAGOGOS
http://revistaescola.abril.com.br/jogos/
http://senninha.globo.com/
http://www.educacional.com.br/ed_infantil_new/ed_infantil.asp
www.educarede.org.br/educa
http://www.brincandonarede.com.br
http://psicolucia.blogspot.com/
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com
http://www.unicefkids.org.br
http://www.qdivertido.com.br/desenhos.php
http://www.colorirgratis.com/
http://www.colorirdesenhos.com.br/
http://www.monica.com.br/diversao/games/cruzadas/welcome.htm
http://www.cruzadinhas.com.br/
http://www.a77.com.br/alfabetizacao /
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com
http://www.guiademidia.com.br/sitesparacriancas.htm
https://picasaweb.google.com/atividadesescolares/REDAOPARACRIANAS
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/inicial_exercicio.html
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-cerca-pontos-linhas-colunas-599529.shtml
Sites sobre Jogos educativos
http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/sitio-do-pica-pau-amarelo/
Turma da Mônica - www.monica.com.br
Júnior - www.junior.te.pt
Ecokids - www.ecokids.com.br
Sítio dos miúdos - www.sitiodosmiudos.pt
Smartkids - www.smartkids.com.br
Divertudo - www.divertudo.com.br
Estadinho - www.estadinho.com.br
Site do Senninha - www.senninha.com.br
Duende - www.duende.com.br
Rede Escola - www.redescola.com.br/kids
Trem Encantado - www.tremencantado.hpg.ig.com.br
Iguinho - www.iguinho.com.br
Crianças uol - www.criancas.uol.com.br
Guri - www.guri.com
Kidleitura - www.kidleitura.com
http://www.educacional.com.br/jogoseducativos/