Maria Geni de Almeida Fortunato (Profa. da Universidade Estácio de Sá)

1 INTRODUÇÃO

 

A escola, como qualquer outro setor da sociedade, precisa aprender a conviver e interagir com as novas tecnologias de informação e comunicação, de modo eficiente, a fim de que possa cumprir o seu principal objetivo: promover o desenvolvimento dos alunos, num ambiente de aprendizagem capaz de prepará-los para enfrentar os desafios dos novos tempos.

            Para cumprir tal missão, necessita de professores que tenham competência para atuar na sala de aula utilizando-se de tecnologias de comunicação e informação. Afinal, vive-se numa era tecnologicamente desenvolvida, com infinitas possibilidades de atrair a atenção dos alunos, a fim de que se interessem pela construção de novos saberes, em nova dinâmica educacional.

             A seguir, será apresentada uma síntese de um projeto voltado para o uso de tecnologias na exploração do conteúdo da disciplina: Metodologia e Prática de Alfabetização e Letramento (Curso de Pedagogia).

 

 

2 PERCURSOS EM CONSTRUÇÃO...

 

2.1 Tecnologia

 

            Para desenvolvimento do tópico Alfabetização e Novas Tecnologias, foi proposto aos alunos do 5º período do curso Pedagogia um Projeto voltado para elaboração de atividades fazendo uso da Internet, o qual ainda está em fase de desenvolvimento. Sendo usados, na fase inicial, recursos disponíveis na Internet (sites, blogs, vídeos, etc.), e no segundo momento, será feita apresentação pelo datashow (com seus recursos auxiliares).

 

2.2 Estratégia

 

Inicialmente, foi sugerido que cada grupo fizesse uma pesquisa de sites interessantes sobre o assunto (Alfabetização) e que fosse útil na elaboração de material, ou na organização de uma aula para ser trabalhada com crianças na fase de aquisição da leitura e da escrita. A seguir, cada líder do grupo ficou responsável pela socialização, através do e-mail da turma, dos sites entre os grupos e a professora, que também fez a referida pesquisa. (Veja-se, no anexo 1, relação de Sites sugeridos em sala de aula).

Feito isso, foi discutido coletivamente, em sala de aula, um roteiro do projeto, com seus principais tópicos (Identificação; Introdução; Objetivos; Justificativa; Referencial Teórico; Procedimentos Metodológicos; Cronograma; Considerações Finais e Referências). No final do semestre letivo, cada grupo deverá entregar o material digitado de acordo com as normas da ABNT e também fazer uma apresentação da pesquisa, com recursos interativos e multimídia. No decorrer das aulas do semestre, sempre no final de cada aula ficam reservados alguns minutos para trocas de informações, esclarecimento de dúvidas e providências.

Acredita-se que com uso dessa estratégia os alunos possam exercitar a exploração dos recursos oferecidos pela Internet e descobrir que existem muitas possibilidades para serem exploradas e trabalhadas com as crianças em classe de alfabetização. Além disso, as futuras pedagogas/professoras poderão, também, aprimorar a pesquisa do referencial teórico que sustenta a prática pedagógica.  Assim, cria-se uma nova possibilidade de construção de novos materiais didáticos, com o auxílio dos recursos digitais, facilitando a alfabetização de crianças, que desde cedo interagem com novas mídias, de maneira natural.  

Uma das aulas foi realizada no laboratório de Informática, onde os grupos desenvolveram uma pré-atividade, explorando algumas possibilidades no site http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/. Todos ficaram encantados com os recursos disponíveis, tais como vídeos, jogos variados, montagem de tirinhas e outros.

            Para motivar a participação dos alunos, nada melhor do que provocá-los com desafios e questionamentos que exijam, para sua solução, pesquisas online, de modo colaborativo, dando possibilidade de que eles demonstrem suas habilidades no uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

            O papel do professor, como mediador, é de fundamental importância, pois ele representa o interlocutor nessa dimensão colaborativa de aprendizagem ancorada pela interatividade. Dessa forma, colabora, interage, questiona, esclarece as dúvidas e supervisiona o ritmo de trabalho a fim de que os objetivos sejam atingidos.

 

            De acordo com LÉVY (1999),

 

a função do docente não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios. Sua competência deve deslocar-se para o lado do incentivo para aprender a pensar. O docente torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos dos quais se encarregou. Sua atividade terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados.

 

            Então, fica bem explícita a necessidade do professor como articulador da aprendizagem e agente dinamizador e orientador da construção de conhecimentos, por parte do aluno, e de sua própria autoaprendizagem contínua, na medida em que age de forma dialógica e colaborativa.

 

 

3 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

 

Diante da atual realidade educacional, o professor precisa acreditar em sua capacidade de (re)aprender para atuar de forma competente, criativa e transformadora, tendo em vista atender às novas demandas da sociedade em rede.

Quem trabalha em cursos de Licenciatura precisa estimular seus alunos a fim de que eles se apropriem, o quanto antes, das novas tecnologias de informação e comunicação a fim de que sejam usadas, em sala de aula como ferramentas pedagógicas.

Portanto, considera-se primordial o investimento em novos cursos e meios de aprimoramento profissional, de forma continuada, pois somente assim poderá superar os desafios para continuar sendo PROFESSOR.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:


LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. Acesso em 12/10/2011.

http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/ Acesso em 11/08/2011.

http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/ Acesso em 12/10/2011.

www.saladeaulainterativa.pro.br.  Acesso em 10/10/2011.

 

 

ANEXO 1

 

SITES E BLOGS INTERESSANTES PARA PROFESSORES E PEDAGOGOS

http://revistaescola.abril.com.br/jogos/

http://senninha.globo.com/

http://www.educacional.com.br/ed_infantil_new/ed_infantil.asp

www.educarede.org.br/educa

http://www.brincandonarede.com.br

http://psicolucia.blogspot.com/

http://www.atividadeseducativas.com.br

http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com

http://www.unicefkids.org.br

http://www.qdivertido.com.br/desenhos.php

http://www.colorirgratis.com/

http://www.colorirdesenhos.com.br/

http://www.monica.com.br/diversao/games/cruzadas/welcome.htm

http://www.cruzadinhas.com.br/

http://www.a77.com.br/alfabetizacao /

http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com

http://www.guiademidia.com.br/sitesparacriancas.htm

https://picasaweb.google.com/atividadesescolares/REDAOPARACRIANAS

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/inicial_exercicio.html

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-cerca-pontos-linhas-colunas-599529.shtml

 

Sites sobre Jogos educativos

 

http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/

http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/sitio-do-pica-pau-amarelo/
Turma da Mônica - www.monica.com.br
Júnior - www.junior.te.pt
Ecokids - www.ecokids.com.br
Sítio dos miúdos - www.sitiodosmiudos.pt
Smartkids - www.smartkids.com.br
Divertudo - www.divertudo.com.br
Estadinho - www.estadinho.com.br
Site do Senninha - www.senninha.com.br
Duende - www.duende.com.br
Rede Escola - www.redescola.com.br/kids
Trem Encantado - www.tremencantado.hpg.ig.com.br
Iguinho - www.iguinho.com.br
Crianças uol - www.criancas.uol.com.br
Guri - www.guri.com
Kidleitura - www.kidleitura.com

http://www.educacional.com.br/jogoseducativos/