A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para Construção de novos Conhecimento na Escola.

        No atual contexto socioeconômico e cultural os recursos tecnológicos fazem parte do universo cotidiano das pessoas. Porém, na escola essa nova realidade tem se constituído um desafio. Conviver com a presença dos novos recursos tecnológicos no ambiente escolar tem provocado inquietação na maioria dos educadores e exigindo novas estratégias para mediação do conhecimento.

        Nesse novo contexto, a coibição do uso dos recursos tecnológicos digitais, como o celular entre outros e as redes sociais na Escola, não tem gerado resultado satisfatório. Fazendo-se, portanto, necessário transformar o que hoje se constitui um problema, em recurso mediador do ensino e da aprendizagem.        Nessa perspectiva, aponta-se como proposta a realização de atividades interdisciplinar para a exploração de temas culturais e transversais com a utilização das tecnologias da informação e comunicação, TICS, fazendo uso dessas novas tecnologias não apenas como ferramentas de busca e processamento de informações, mas com os fins de colaboração e comunicação, os transformando nos recursos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de modo a levar o aluno a aprender a aprender.

   Essa ação pedagógica contribui para a superação dos déficits de aprendizagens dos alunos em leitura e escrita, compreensão de textos entre outros conteúdos, do desinteresse com relação aos estudos dos conteúdos curriculares e o uso inadequado dos recursos digitais e mídias sociais. Implementa o uso do computador e internet e demais recursos tecnológicos ao desenvolvimento do currículo escolar.

Vale ressaltar que no decorrer do processo, é notável a empolgação dos alunos na realização das atividades de estudos, uma vez que esses recursos fazem parte do seu universo cotidiano , ainda, à medida que eles estão se envolvendo nas ações, questionando a sua realidade, expressando as suas ideias, interagindo com os outros e tendo contato com a informação estão construindo novos saberes.