A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E AS OBRAS DA COPA DO MUNDO DE 2014 EM NATAL/RN

 José Jadson dos Santos Silva[1]

[email protected]

 

RESUMO

Este trabalho objetiva analisar as obras de mobilidade urbana de Natal e São Gonçalo do Amarante/RN, desenvolvidos para realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, utilizando imagens nas práticas de ensino do PIBID/Geografia/UFRN, que contribuirão para as diversas transformações da paisagem urbana das cidades. Percebe a importância que um evento como a copa do mundo pode trazer para (re) construção e (re) estruturação da paisagem, destacando-se as várias dimensões que se envolvem nesse processo social, político, econômico e cultural e destacando a importância do ensino de geografia para compreensão dessa realidade, a exemplo das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN, da modernização das Av. Prudente de Morais e Eng. Roberto Freire, do Porto de Natal e a construção do estádio Arena das Dunas.

Palavras-chave: Práticas de Ensino. Obras de Mobilidade Urbana. Ensino de Geografia.

ABSTRACT

This paper aims to analyze the works of urban mobility Christmas and São Gonçalo do Amarante / RN, developed due to the completion of the World Cup Soccer 2014, using images in teaching practices of PIBID / Geography / UFRN, which will contribute to the various transformations of the urban landscape of cities. Notes the importance that an event like the World Cup can bring to (re) construction and (re) structuring of the territory, highlighting the various dimensions that are involved in this process (social, political, economic and cultural) and noting the importance of teaching geography to understand this reality, like the works of the new airport of São Gonçalo do Amarante / RN, the modernization of avenues Prudente de Morais and Engineer Roberto Freire, the Port of Natal and the construction of the stadium Arena das Dunas.

Keywords: Teaching Practices. Works Urban Mobility. Teaching Geography

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais o ensino de Geografia se tornou algo de interesse para muitos profissionais da área de ensino, em meio ao processo de globalização e a constante transformação do espaço geográfico. Essa época de grandes transformações e em que tudo estar ligado a internet, nos leva (re) pensar as formas de ensinar a Geografia.

Para Lana (2002, p.12) o ensino é um processo que contém componentes fundamentais e entre eles há de se destacar os objetivos, os conteúdos e os métodos. O ensino de Geografia está cada vez mais em constante discussão, e o PIBID/Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no semestre 2013.2, teve como tema central de discussão os grandes eventos no Brasil, dando-nos a possibilidade de trabalhar diversos conceitos geográficos e desenvolver as mais variadas temáticas com os alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental, turma E, da Escola Estadual Des. Floriano Cavalcanti em Natal/RN, seguindo o planejamento realizado pelos bolsistas.

O Brasil irá sediar no ano de 2014 a Copa do Mundo de Futebol FIFA, evento que pode proporcionar o desenvolvimento para o nosso país, principalmente no setor de infraestrutura.

Nesta aula trabalhamos com a cidade de Natal e São Gonçalo do Amarente/RN e a preparação para sediar a Copa do mundo de 2014, objetivando mostrar a transformação do espaço a partir da realização desse evento.

Em função desse evento, o Estado está passando por algumas obras de mobilidade urbana, tendo um total de quatro obras que estão sendo executadas e uma que irá começar em 2014. Conforme o Portal da Copa, estão sendo executados em Natal: o Arena das Dunas, a Avenida Prudente de Morais, o Porto de Passageiros e Descargas e,  em São Gonçalo do Amarante/RN, o Aeroporto. Por fim, a obra da Avenida Engenheiro Roberto Freire, que segundo informações do governo, irá começar no próximo ano.

Ressaltamos que procuramos trabalhar com a realidade dos alunos, considerando seus conhecimentos. Mostrando que grandes eventos esportivos ocorrem em um determinado tempo e espaço. Para Santos em seu livro “Natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção", no capitulo seis “tempo (os eventos) e o espaço” traz a discussão sobre os eventos que ocorrem em um determinado tempo e em um lugar especifico. Ele diz que:

“Os eventos acontecem em um dado instante, no tempo e no espaço. Vejo que seja de grande relevância fazer com que os alunos trabalhem com o seu dia a dia, como muitos teóricos afirmam que é importante trabalhar com a realidade dos alunos” (pág.93, 2006).

Procuramos trazer esta relação entre o tempo, espaço e a transformação do espaço geográfico, a partir da relação de obras de mobilidade urbana que estão sendo construídas em prol da Copa do Mundo de 2014 na cidade de Natal/RN. Nosso objetivo maior foi fazer com que os alunos observassem como a cidade e a paisagem urbana está se transformando e que eles estão vivenciando este processo.

2. ANALISANDO AS OBRAS DE MOBILILIDADE E SUA LOCALIZAÇÃO EM NATAL/RN

 

As obras de mobilidade urbana estão espalhadas pela cidade de Natal/RN, principalmente na zona sul da capital potiguar. Mostramos para os alunos em um primeiro momento onde estavam localizadas as principais obras de infraestrutura urbana de Natal/RN. Eles puderam ter uma noção espacial das obras em mapas, embora tenham observado, por exemplo, as mudanças motivadas pela construção do estádio de futebol Arena das Dunas.

O Arena das Dunas está localizado na zona sul, no bairro de Lagoa Nova, entre a BR 101 e a Avenida Prudente de Morais, uma importante via de circulação de veículos da cidade de Natal que encontra-se em obra de ampliação.

 O Porto da cidade de Natal, localiza-se na ribeira, bairro  histórico dessa cidade.  Como justificativa para construção do Porto, o Portal Copa Transparente  afirmou que nestes últimos anos, a cidade de Natal vem se destacando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste  com acréscimo no número de embarcações e turistas, o que obriga a construção de instalações adequadas para recepção e atendimento dessas pessoas, prevendo espaços para todos os órgãos federais e estaduais ligados às operações portuárias.   Diante disso, surge a necessidade de se construir um Terminal Marítimo de Passageiros, para que o Porto de Natal possa atender, de maneira adequada, ao embarque e desembarque de passageiros.  Este Terminal ocupará uma área total de aproximadamente 5.060 m², onde atualmente se encontram o armazém n° 04, o antigo frigorífico, os escritórios que são utilizados para aluguel, além da casa de geração de força do Armazém Frigorífico.   Os serviços previstos na obra são a demolição do armazém n° 04, dos escritórios e da casa de geração de força do Armazém Frigorífico. Serão recuperadas as instalações físicas do antigo frigorífico; prolongamento do berço 01 em 27 metros, passando a ter um comprimento total de 236 metros; i recuperação estrutural da viga do paramento do cais do berço 01; a construção de retroárea equivalente ao prolongamento do berço, totalizando 990 m²; a construção de um dolfin de amarração, distante 20 metros do berço 01, interligado por uma passarela; e a construção de prédio com dois pavimentos e um mirante.      

O Aeroporto de Passageiros e Descargas da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN está sendo construído na região metropolitana de Natal/RN. Segundo os dados do site da INFRAERO, ele ocupa uma área de 15 milhões de metros quadrados, ficando distantes 40 km de Natal. Foi escolhida como a mais adequada para receber o futuro sítio aeroportuário, pois era a que possuía a maior extensão territorial. Estudos iniciados em 1993, pelo então Ministério da Aeronáutica, apontavam a necessidade da separação da aviação militar da civil no Rio Grande do Norte. O novo aeroporto será dotado de duas pistas de pousos/decolagens, medindo 3.000x60m, possibilitando a operação das grandes aeronaves de passageiros e cargas.

 Por fim, a obra da Avenida Engenheiro Roberto Freire, que ainda continua em processo burocrático pelo governo do Estado. Segundo informações disponíveis no site do governo do estado do Rio Grande do Norte, a reestruturação da citada avenida ocorrerá ao longo de 4,0 km da via, desde o viaduto de Ponta Negra até as imediações da Av. Praia de Tibau (onde está localizada a Feirinha de Artesanato). Das seis pistas atuais, a avenida passará a doze, sendo seis em cada sentido, em alguns trechos, além da construção de 3 túneis com segregação de vias locais e vias expressas.

Esta primeira parte tinha como objetivo fazer com que os alunos compreendessem onde as obras de mobilidade da cidade de Natal/RN estão localizadas, uma vez que muitos já têm capacidade de entender os mapas da cidade de Natal/RN.

3. O USO DE IMAGENS E O PROCESSO DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM URBANA A PARTIR DAS IMAGENS DE OBRAS DE MOBILIDADE URBANA EM NATAL/RN

Sabemos que o espaço encontra-se em constantes transformações e que o ser humano é o responsável por grande parte destas mudanças. No inicio das discussões perguntamos para se eles conheciam as obras de mobilidade urbanas que estavam sendo construídas para a Copa do Mundo de 2014, todos respondam que sim.  Depois de identificar em um mapa onde estavam localizadas as mencionadas obras, começamos a trabalhar o conceito de paisagem, de paisagem urbana, e por fim mostramos o que seria a transformação da paisagem urbana, isso é claro, levando em consideração as obras de mobilidade urbana da cidade de Natal/RN, que estão sendo construídas em prol da Copa do Mundo de Futebol.

Depois de localizarmos espacialmente no mapa e de mostrarmos os conceitos geográficos, começamos a apresentar imagens dessas obras, principal foco de estudo para tentar mostrar a dinâmica da paisagem urbana. Santos traz a discussão sobre o espaço e sua transformação, e diz que:

“O espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe sua própria realidade; por isso a sociedade não pode operar fora dele. Consequentimente, para estudar o espaço, cumpre apreender sua relação com a sociedade, pois é esta que dita a compreensão dos efeitos”. (...) (Santos, 1985, p.49).

            O mais importante conceito trabalhado foi a paisagem, o que para muito é algo difícil de  compreende-se, principalmente quando se colocar a transformação da paisagem urbana. Segundo Santos (1997, p. 61),, a paisagem pode ser definida como tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem.

Isso deixa claro que é o homem o grande responsável por transformar e alterar o espaço geográfico. Com as imagens procuramos mostrar como era a paisagem antes e como ficará depois da conclusão obras de mobilidade.

Mascarenhas (2001, p.2) [...] o equipamento esportivo mais presente é o campo de futebol. Seja ele pavimento com gramado, terra batida ou cimento, este é cenário da atividade física do brasileiro de forma geral.

Vale ressaltar que estas obras de mobilidade urbanas são construídas para que a dinâmica da cidade melhore. As imagens mostradas em sala de aula tinham o objetivo de fazer com que os alunos analisassem de forma crítica esta transformação da paisagem urbana da cidade de Natal/RN. Matos em seu trabalho publica no site CDOF, diz que:

“Os equipamentos compõem também importante centralidade física e simbólica e tendem a penetrar no imaginário, nos mapas mentais das pessoas, estabelecendo um diálogo durável com a sociedade e também com o seu entorno, além de constituir uma grande referência para a área”. (Matos, 2010, pág.3).

As imagens seguiam uma lógica, onde procuramos mostrar as obras de mobilidade urbana de Natal/RN. Primeiramente, colocamos as imagens do estádio que foi demolido para construção do Arena das Dunas, posteriormente, sua demolição,  o processo de construção da obra e a sua maquete (imagem ilustrativa).

Nesta imagem procuramos mostrar como era a paisagem urbana original, antes da demolição. Depois, apresentamos uma imagem que mostrava o processo de demolição do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão) e do Ginásio Humberto Nesi (Machadinho). Em seguida, apresentamos imagens do início da construção do Arena das Dunas, andamento da obras e por fim, como a obra ficará quando estiver pronta.

a obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN, região metropolitana da grande Natal. De início apresentamos uma imagem que mostrava com era o espaço onde teria início às obras de construção do aeroporto.  A seguir, mostramos o processo de limpeza do terreno, início das obras de construção, andamento das obras e como deverá ficar o aeroporto.

Depois, partimos para as obras da Avenida Prudente de Morais, onde procuramos mostrar como a avenida é como ela deverá ficar nas proximidades do Arena das Dunas.

E por fim, apresentamos aos alunos a imagem de uma das maiores obras de mobilidade urbana para a cidade de Natal/RN, que é a Av. Eng. Roberto Freire. Esta obra não foi iniciada ainda, porém, após sua conclusão, irá ajudar a transformar a paisagem urbana da cidade, tendo em vista as modificações que ocorrerão em seu entorno.

 Apresentamos duas fotos, a primeira como é a Avenida Engenheiro Roberto Freire, nos dias atuais, e a segunda representa como a avenida irá ficar após a sua ampliação.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Procuramos mostrar de maneira simples através da projeção de imagens, a partir da realidade dos alunos, como ocorre a transformação do espaço geográfico, proporcionando um melhor entendimento do assunto. Utilizamos como metodologia uma aula expositiva dialogada, com a apresentação de conceitos fundamentais da Geografia, objetivando a compreensão da transformação da paisagem urbana. Para isso, nos valemos de imagens que retratavam como ocorrerá essa alteração na paisagem urbana na cidade de São Gonçalo do Amarante e de Natal/RN, com a realização da Copa do Mundo de 2014.

Objetivando medir a compreensão sobre assunto, utilizamos de uma atividade eles deveriam desenhar, em uma cartolina, o mapa que tínhamos passado para eles e construir um painel das obras que estão espalhadas pela região metropolitana de Natal/RN, tendo por finalidade uma visão mais crítica sobre a ocupação do espaço e necessidade de infra-estruturar da cidade, levando em consideração que as obras que estão sendo construídas objetivam garantir maior mobilidade para os turistas e para os habitantes da cidade. 

5. REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino / Lana de Souza

Cavalcanti. [Goiânia]: Alternativa, 2002.

COPA TRANSPARENTE. Porto de Natal/RN. Disponível: http://www.copatransparente.gov.br/acoes/terminal-maritimo-de-passageiros-do-porto-de-natal, acessada em 29 de outubro de 2013, ás 13h: 18min.

INFRAERO. Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Disponível. http://www.infraero.gov.br/index.php/aeroportos/rio-grande-do-norte/aeroporto-sao-goncalo-do-amarante.html, acessado em 29 de outubro de 2013, ás 32min.

JORNAL DE HOJE. Obra do prolongamento da Avenida Prudente de Morais segue sem prazo para conclusão. Disponível: http://jornaldehoje.com.br/obra-do-prolongamento-da-avenida-prudente-de-morais-segue-sem-prazo-para-conclusao/, acessada em 29 de outubro de 2013, ás 13h: 06min.

MATOS, Marcelo da Cunha. EM BUSCA POR UMA GEOGRAFIA DOS ESPORTES: O FENÔMENO ESPORTIVO COMO TRANSFORMADOR DO ESPAÇO. Consultor CDOF, s/v, s/n, p.1-3, 2010. Disponível: http://www.cdof.com.br/geografia3.htm, acessada em 29 de outubro de 2013, ás 14h: 09min.

MASCARENHAS, Gilmar. A bola nas redes e o enredo do lugar: uma geografia do futebol e de seu advento no Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, 2001.

____________________. Construindo a Cidade Moderna: a introdução dos esportes na vida urbana do Rio de Janeiro. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, CPDOC (Fundação Getúlio Vargas). Número 23, p, 17-39, junho de 1999.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.

______________. A natureza do espaço. 4° ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

______________. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 4° ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

PORTAL GEO. Paisagem Natural e Transformada. Disponível: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/observandoEspaco.asp?area=3. Acessada em 29 de outubro de 2013, ás 08h: 12min.

PORTAL DO GOVERNO DO RN. Governo conclui licitação para obra na Avenida Engenheiro Roberto Freire. Disponível: http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/governo-conclui-licitacao-para-obra-na-avenida-engenheiro-roberto-freire/16396/, acessado em 29 de outubro de 2013, ás 13h: 41min.



[1] Aluno do curso de Geografia Licenciatura Plana da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Natal-RN, cursando o 5º período - [email protected].