A SINGULARIDADE DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA

[1] Melina Pimentel Ferreira Lima

[2] Suellen Lima Sales 

RESUMO

Discutir e implementar são fatores necessários à educação e a nossa contemporaneidade, visto as demandas e as  indispensabilidades presentes ao meio social e educacional do qual fazemos parte. Sobre este seio, o psicopedagogo propõe-se a contribuir e engrandecer o processo educativo no espaço escolar. O presente estudo, portanto, objetiva desde  levantar a importância na atuação referente a instituição educacional como também contribuir para os processos onde ocorrem a aprendizagem e tudo que envolve este processo.

Palavras-chave: Escola, psicopedagogia, aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

A importância de se discutir acerca da temática psicopedagógica é pertinente não somente para a mesma, como a área da educação em integra.

As propostas educacionais estão conflitantes com o meio em que as encontra, devido ao arcabouço que a escola abarca, as mudanças e os desafios muitas vezes ultrapassam a compreensão específica e mais aprofundada dos professores, que embora observem a existência de disparidades são tem o conhecimento técnico de como trata-las de maneira mais objetiva.

Frente a esta realidade é fundamental a existência de um profissional que atente  as novas necessidades do complexo processo de aprendizagem escolar tento um visão mais ampla ,global do problema e buscando soluções pertinente a cada caso de maneira devida a demanda do individuo e suas necessidades.

O psicopedagogo é um profissional interdisciplinar que através de seu aporte teórico ,propõe-se a prevenir e trabalhar os problemas que surgem, impedindo ou dificultando que a aprendizagem aconteça.

Dessa forma, discutir e desenvolver embasamento sobre a temática, refletindo sobre a relevância do psicopedagogo na instituição escolar é um passo a perpetuar, disseminar e contribuir com a regularização da profissão do psicopedagogo, com a melhora da educação e com a presente função do mesmo nas escolas, destacando a necessidade desse profissional no novo cenário educacional que se perpetua e que continuará se destacando e conquistando seus espaços, buscando uma possível solidificação desse profissional cada vez mais visado e solicitado na esfera educacional. Seu papel recai tanto de forma preventiva quanto terapêutica nos problemas que envolvem o desenvolvimento cognitivo do individuo, olhando-o  e intervindo de maneira global.

 

 

2.  A LUZ DA PSICOPEDAGOGIA

 

Os estudos sobre psicopedagogia se fundaram sobre o momento  em que os problemas com a aprendizagem eram visto como orgânicos, de relação médica.

Para Visca ( 1987 p.33) :

a psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas  eram estudadas entre a medicina e a psicologia.Com o decorrer do  tempo, o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.

 

A psicopedagogia surgiu no momento histórico em que se procurava justificativas para o fracasso escolar, onde muitos dos problemas eram tratados com patológicos. Kiguel apud BOSSA (2000, p.20) relata que “ os fatores etiológicos utilizados para explicar índices alarmantes do fracasso escolar envolviam quase que exclusivamente fatores individuais como desnutrição, problemas neurológicos, psicológicos, etc.”

Devido a essa ausência  de conhecimento na área de aprendizagem ,no Brasil, particularmente na década de 70, foi amplamente difundido o rótulo  de Disfunção cerebral mínima (DCM), para as crianças que apresentavam,como sintoma proeminente, distúrbios de escolaridade (KIGUEL apud BOSSA ,2000, p.22) 

A psicopedagogia no Brasil sofreu influências de varias literaturas estrangeiras, oriundas da Europa e da Argentina. A partir da década de 60, a categoria profissional dos psicopedagogos começa a expandir-se  e organizar-se buscando, inicialmente, as causas do fracasso escolar, através da sondagem de aspectos do  desenvolvimento físico e psicológico do aprendiz. (SCOZ, 1994, p. 23)

Sobre as diversas definições a psicopedagogia procura compreender e contribuir aos processos de aprendizagem, como ela acontece, em suas diversas formas e em vários espaços, por isso a mesma tem sua área de atuação encontrada em clínicas, hospitais, empresas e escolas, com enfoque na aprendizagem humana, porém, com viés diferente, preventivo e terapêutico, de acordo com o lócus e a problemática do espaço e sujeito.

 

(...) o objeto  de estudo da Psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques : preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia  o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. (...) O enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, análise,elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem ( GOLBERT apud BOSSA,1994, p. 20).

Para intervir e tratar dos problemas que envolvem a aprendizagem seja eles internos ou externos o psicopedagogo deve contar com conhecimentos profundos do cérebro  humano  e como de dá seu funcionamento.

(...) a Psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e esta condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las (BOSSA, 2000, p.21).

 

 

O psicopedagogo deve ainda ser um profissional dotado de conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo avaliativo de diagnóstico é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas do conhecimento. Nesse contexto ressalta-se que a psicopedagogia compreende uma área de estudo interdisciplinar.

 

 

 

3. O PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

 

A escola em nosso tempo engloba questões diversas como novas configurações familiares, a correria dos centros urbanos, conflitos sociais, as diversidades, mudanças de paradigmas, de valores dentre outros.  O campo escolar é um espaço de divergências, onde engloba consigo as mudanças, os questionamentos, as diferenças, as queixas e com elas as especificidades de cada aluno contemplando este seio de pluralidade.

Muitos são os desafios que a escola hoje enfrenta, instituições e estudantes tornaram-se vítimas face ao desenvolvimento e os avanços, trazendo à tona   muitos problemas  antes desconhecidos para a nossa realidade. Contudo, sabe-se que, em educação, como qualquer outra ciência, não existem respostas prontas, mas estudos e reflexões diante a realidade imposta que apontam um possível caminho.

 A psicopedagogia surge então com o intuito de construir uma educação significativa em meio à complexidade real.

A psicopedagogia é um campo que se encontra em meio a esta pluralidade, perpassando pelo conhecimento da psicologia e da área de saúde, tendo como base a educação. Viés a  esta formação e sabendo dos impasses e confrontos que a realidade escolar se encontra, é ímpar  a atuação do psicopedagogo no espaço escolar.

O psicopedagogo apresenta um olhar holístico frente  a realidade e as situações, encarregando-se de analisar e contribuir com um todo no processo de aprendizagem, fundamentando  com o seu aporte teórico os impasses presentes na instituição escolar.

Diferente dos movimentos educacionais anteriores que se preocupavam em compreender a falta de sucesso das crianças na escola, buscando as respostas apenas nos alunos, atualmente sabe-se que o problema não é somente patológico e sim  de caráter social . Antigamente a culpa de não aprender era só do aluno, hoje temos a visão mais ampla de que todos aprendem, porém, em ritmos individuais, sabe-se ainda que condições sociais  podem influenciar a aquisição do conhecimento, como podemos observar no fator família dentro da aprendizagem.

O conhecimento sobre a existência dessas deficiências e das dificuldades está cada vez mais acessível ao meio social, o processo de inclusão e os direitos individuais alcançam cada dia mais a acessibilidade das pessoas, com isso ampliasse o olhar do social para o institucional, popularizando e informando sobre a missão do profissional que atua entre estes caminhos e sua importante contribuição para que muitas das conquistas no âmbito educacional sejam efetivadas e refletidas no social e  familiar.

Sendo assim não há como negar a necessidade da atuação profissional de um psicopedagogo no modelo educacional contemporâneo, evidenciando a sua formação  e a sua importância para com a educação e a sociedade.

O psicopedagogo no espaço escolar irá perpassar pelos problemas que impedem aos alunos de aprender, os conflitos e as dificuldades, sejam elas orgânicas, afetivas e sociais, onde Rubinstein retrata (1992, p. 103) "cujo principal objetivo é a investigação sobre a origem da dificuldade de, bem como a compreensão de seu processamento,considerando todas as variáveis que intervêm neste processo", contribuindo também nos caminhos de ensinagem do professor, possibilitando que muitos dos problemas relacionados a aprendizagem sejam “ resolvidos” no próprio espaço escolar.

A formação do profissional permite que o mesmo possa contribuir em todas as instâncias onde a aprendizagem perpassa na escola e perceba os conflitos, os motivos pelos quais prejudicam e impedem o sucesso escolar. Diversas são as causas pelas quais um aluno não acompanha o rendimento esperado, qual comumente falamos,” a criança não aprende”.

È preciso sobre isto, investigar e levantar as possíveis causas que comprometem o aprendizado da criança. Problemas emocionais, de relacionamento, em situações externas, problemas orgânicos e de ensinagem são alguns dos fatores que podem dificultar o desenvolvimento da criança, tendo o psicopedagogo a função de investigar, tanto o sujeito quando o coletivo, o espaço ao qual lhe é constituído,para contribuir no avanço,superação e desenvolvimento do sujeito.

“ cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo de aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações  metodológicas de acordo com as características e particularidades e no caráter assistencial,o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático .“BOSSA ( 1994,p.23)

A atuação do psicopedagogo circunda também sobre o fracasso escolar, não puramente orgânico, tendo o profissional uma visão ampla e sistêmica da aprendizagem e dos sujeitos a ela, conhecendo os alunos, a prática pedagógica e as dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, contribuindo na melhora e no rendimento do processo, tanto docente quanto discente, e instituição. O trabalho de estudo, preventivo e assistencialista faz com que os problemas sejam previamente definidos e mais rapidamente diagnosticados e tratados, objetivando instrumentalizar a criança e o profissional como um todo.  

O processo tem ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem,   em todos os níveis educativos. É preciso investigar o caminho de aprendizagem do indivíduo e seu modo de aprender, localizando as áreas de competências e limitações visando entender as origens das dificuldades  ou distúrbios de aprendizagem apresentados e qual o melhor meio de atuar no desenvolvimento desse indivíduo.

O estudo Psicopedagógico no espaço escolar parte da observação da realidade,do espaço e dos sujeitos que a constituem, levando sempre em consideração o espaço externo do individuo, para sobre isto diagnosticar e trabalhar em cima do (s) sintoma.

A Psicopedagogia na escola transforma a ação individual em grupal, analisa os sintomas, considerando a gama de relações  que existem em uma instituição, e propõe projetos  de atuação que apontem para uma mudança global, sem deixar de atender os casos concretos que aparecem como sintoma.( BARBOSA,2001,p.25)

Como se trata de escola e a mesma se constitui como um espaço de várias contingências,é fundamental a formação psicopedagógica para que o profissional possa analisar  o sintoma nas suas diversas faces,as possibilidades e os caminhos pelos quais irá  proceder no desenvolvimento do trabalho de intervenção.

 

Ao se tratar de aprendizagem, vários fatores são a ela atribuídos, tanto fatores institucionais, sociais, orgânicos, afetivos e econômicos. Essa complexidade de questões influenciam no processo de aquisição de conhecimento do sujeito, sendo necessário ao profissional compreender as relações estabelecidas a este circulo, das quais podem ser motivo de queixas,ininterrupções  e desencadeamento no processo escolar.

A Psicopedagogia propõe ao espaço escolar e ao aluno o resgate do prazer em aprender, frente às dificuldades presentes reabre-se caminho as novas conquistas,potencializando o aluno a retomar os valores da aprendizagem e a conquista de mundo. O Psicopedagogo, ao fazer uma nova leitura da realidade e dos fenômenos que se encontra lança sobre o espaço novos olhares e outras possibilidades, proporcionando a instituição e aos participantes a aprendizagem significativa e a minimização do fracasso escolar.

É de fundamental importância instrumentalizar

o professor para lidar com essa questão, tornando acessíveis os conhecimentos necessários para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem. (SCOZ, 1991, p. 3).           

                

Dentre a tantas atribuições, o suporte ao professor se insere no trabalho psicopedagógico escolar,levando em consideração que os problemas de aprendizagem podem ter como causas o professor.Por esta tamanha responsabilidade é viável um outro olhar, direcionado a raiz do problema, tornando mais edificante o trabalho do professor, o espaço escolar e o alunado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

Contudo podemos  constatar que é de suma significância para a evolução no campo educacional a discussão e a inserção sobre a necessidade da atuação do psicopedagogo no espaço escolar, tendo em vista os caminhos diversos nos quais a escola dos dias de hoje envereda e explora,sendo que  este profissional irá agregar atribuições que o professor não dará conta. Por se tratar de uma atuação que acontecerá de maneira específica no problema, na queixa escolar, porém, englobando o mesmo a um caráter social, no qual o aluno será incluído no grupo de forma que os outros o respeitem e contribuam para o seu desenvolvimento, partindo da reflexão de que a aprendizagem se dá de maneiras e ritmos diversos em todos os indivíduos e de que por ser um atendimento psicopedagógico institucional a visão de totalidade do espaço escolar é ímpar.

Agregar-se  e contribuir a demanda de novos conflitos e novas  necessidades do meio social,em especifico,da escola é função de um outra figura no espaço institucional, com novos olhares e demais contribuições ,cujas é cabível a figura do psicopedagogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRAFICAS

 

BARBOSA, L. M. S. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.

BOSSA, Nadia . A psicopedagogia no Brasil,contribuições a partir da prática.Porto Alegre: Ed. Artes Médicas ,1994.

_____________. A psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RUBINSTEIN, Edith. In SCOZ et al. Psicopedagogia: Contextualização, Formação e Atuação Profissional. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1992.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e a realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

____. Psicopedagogia: Contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica : epistemologia convergente. Porto Alegre : Artes médicas ,1987.



[1]  Psicopedagoga clínica, institucional e Hospitalar; Pedagoga; [email protected]

 [2] Psicopedagoga clínica,institucional e Hospitalar; Pedagoga ; [email protected]