Cuidar do corpo faz bem e melhora a nossa qualidade de vida. Caminhar, por exemplo, é muito gratificante e nos faz seguir sempre em frente. A gente começa e quando olha para traz percebe por quantos lugares passamos. Da caminhada vem como evolução natural o trote e depois a corrida e, assim, buscamos ter uma vida mais saudável. Por vezes, durante a prática do exercício enfrentamos o sol quente ou a chuva, as ladeiras que tanto exigem de nós ou ainda o nosso próprio desânimo e a preguiça. Mas, no fim, lutamos contra tudo isso e completamos nosso desafio. Enfim, de um jeito ou de outro queremos chegar até o final. Infelizmente, alguns acabam ficando pelo caminho.

Cuidar da alma exige também muito esforço e cada um tem o seu ritmo. Alguns caminham com muita dificuldade enquanto outros seguem a passos firmes. Outros já trotam com entusiasmo e ainda há aqueles já correm em busca da melhor condição espiritual. Estes têm pressa para estar de bem com Deus e consigo mesmo. Neste esforço, é gratificante também perceber que aqueles momentos mais agudos e complicados ficaram para trás e hoje são apenas memórias e vitórias. Superados ficaram os trechos de lama e barro, com pedras, espinhos, arbustos, frio, calor e outros obstáculos que pareciam insuperáveis. Na lembrança também estão aqueles que estiveram nos incentivando a prosseguir quando achávamos que não teríamos mais força para superar os momentos críticos.

Quem entende que é preciso se cuidar não para nunca. Mesmo terminando uma prova e passando pelo portal da vitória, sabe que apenas uma etapa foi concluída. Nesta hora, vale uma pequena pausa e depois seguir para uma nova etapa. Estar bem consigo mesmo também significa uma melhor condição de ajudar o outro.

Quem caminha, trota ou corre sente sempre muita realização após a conclusão da atividade. Do esforço ficam muitas vezes o desgaste e até as pequenas lesões. Chegar até o fim da estrada não é só prazer. Às vezes também pode doer. O percurso também é algo que por vezes podemos escolher, mas, na maioria das vezes não temos o total controle dos caminhos que teremos pela frente. Nesta hora vai fazer diferença nossa atitude de fé para enfrentar o que vier.

Chegamos ao final de mais uma etapa e vale refletir como foi o nosso percurso ao longo deste período. Se estamos agora lendo este artigo e celebrando nosso final de ano, é porque de alguma forma chegamos. Em qual condição é uma resposta que está no coração de cada um. Para alguns, talvez de forma mais suave, para outros com muito suor e lágrimas e, talvez, achando que não chegaria até aqui.
Foi Deus quem organizou o nosso percurso ao longo deste ano e certamente irá fazê-lo no próximo. Por vezes questionamos as razões de ter passado por caminhos tão difíceis se outros mais suaves estavam a nossa disposição. Não entendemos, mas ELE certamente tem suas razões que passam sempre pelo Seu desejo de nosso crescimento e felicidade.

Como foram as suas provas ao longo deste ano? Quais foram os percursos e como você os enfrentou? Quais foram os esforços nestas etapas? Quais foram as maiores dificuldades e quem foram aqueles que passaram por você dando-lhe o incentivo que faltava? É hora de refletir sobre isso e agradecer a Deus pelas vitórias e pela chegada. Lembre-se também daqueles que cruzaram o seu caminho e agradeça.

Eu desejo que você entenda que desde o nosso nascimento estamos em uma jornada que passa por várias etapas. Ensina o filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella que quem nasce pronto é o fogão, a casa o carro ou a geladeira e que depois vai se gastando, envelhecendo. Nós na verdade, como pessoas e filhos amados de Deus, "estamos nos fazendo" a cada dia, pois não nascemos prontos. Isso quer dizer que hoje somos a nossa mais nova versão. O tempo, que pode ser medido pelo segundo, minuto, hora, dia, mês ou ano, por exemplo, é apenas uma maneira de organizarmos nossa vida e de refletirmos como estamos nela seguindo. Se chegamos até aqui significa dizer que podemos ir ainda mais longe.

Agradeça a Deus por tudo e parabéns pela sua vitória. Servir nos encontros da sua comunidade em algum momento pode ter sido difícil. Só Deus sabe como foi complicado aceitar aquele pedido ou tarefa do seu coordenador. Foi preciso muita força interior para atender ao convite para um encontro beneficente naquela noite fria de inverno. Sem falar do quanto custou aquele perdão após uma ofensa recebida. Mas foi feito, e isso é o que importa. Isso não significa dizer que a nossa jornada seja sempre um martírio. Claro que não. Estes exemplos significam apenas que, como qualquer ser humano, passamos por momentos de mais e menos força e entusiasmo. Importante é que de um jeito ou de outro, CHEGAMOS.

Celebrada a vitória, prepare-se para as provas que virão no próximo ano. Tenha desde já a disposição que continuar firme. Se você caminha, deseje apertar o passo um pouco mais em direção às coisas de Deus. Se já está neste nível, trote e assim estará com aqueles que têm mais pressa para estarem crescendo na fé. Enfim, se desejar, opte pela corrida, que significa que a alma pede mais e mais da presença e do coração do Senhor. Cada um tem o seu ritmo. Importante é olhar para frente e perseverar. Esse é o desejo de Deus enquanto peregrinos aqui formos.

"Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o quê importa é prosseguir decididamente" (Fl 3, 16)

Fiquem com Deus e espero encontrá-lo pelo caminho no próximo ano.

Sérgio Freitas