O presente Trabalho Acadêmico pretende relatar a importância da família cristã na criação e formação de seus filhos, no bairro do Nordeste de Amaralina. Relatando os problemas do bairro. Reconhecendo que a família como a primeira instituição em que o ser humano esta inserido, ela tem a possibilidade de educar e formar essa criança. E para aquelas pessoas que professam a fé cristã é de suma importância atentar para a educação dos seus filhos segundo os princípios da Palavra de Deus. Varias famílias abriram mão de educarem os seus filhos com os princípios éticos e morais que são ensinados nas Igrejas Católicas e Evangélicas e que devem nortear o ser humano. Entretanto existe um grupo de pessoas que optaram em continuar a educar seus filhos com os princípios ensinados por Jesus Cristo. Essas pessoas estão nas Igrejas Católicas e Evangélicas no Nordeste de Amaralina.




1- ORIGEM DA FAMÍLIA

A Biblia, revela claramente que Deus é o criador do homem e da mulher. Embora exista alguns grupos que acreditam em outra teoria, para os cristãos essa questão está definida, pois acreditam que Deus é o criador de todas as coisas.

"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Genesis.1:27)


Deus além de criar o homem e a mulher, Ele explicita que é necessário deixar pai e mãe, para assim formar uma família.

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Genesis 2:24), acredita-se que esse seja o versículo da palavra de Deus que revela a origem da família.


É possível também perceber que, para ser formar uma família, torna-se necessário a participação de dois elementos chaves: o Homem e a Mulher. Não importa o costume ou a cultura, para Deus a família é composta primeiramente de um homem para exercer o papel de marido e posteriormente o papel de pai, e uma mulher para exercer o papel de esposa e posteriormente o papel de mãe.

Família é uma idéia de Deus. Seu eterno propósito sempre foi encher a terra de filhos semelhantes a Jesus e para realizar esse propósito Deus criou o homem e a mulher ordenando-lhes que se unissem e gerassem filhos. Foi assim quer Deus planejou, desejou e sonhou. Assim a família é a base para a realização deste propósito. ( DENA e DAVIDSON. Revista Geração de Davi, ano 1 . Edição 5ª., 2010)
Os autores, deixa explicito que, sempre houve em Deus um propósito definido ao criar a família, ainda que, alguns queiram refutar essa verdade, não existe explicação lógica capaz de provar o contrario. Percebemos claramente que, a origem da família está no próprio Deus.

Apesar de nossa crença criacionista, no decorrer dos séculos, mais principalmente no século atual, vãs filosofias, falsos ensinos e teoria humanas têm procurado lançar duvida sobre o relato bíblico da criação. Entre essas destaca-se a teoria evolucionista, concebida e largamente difundida pelo naturalista inglês Charles Darwin, que viveu entre 1809 e 1889. Não obstante Darwin, antes morrer, tenha abandonado essa teoria, ainda hoje ela é muito aceita, principalmente nos meios acadêmicos. (OLIVEIRA, 1987 p 154)

As famílias, que servem a Deus precisam atentar para a necessidade de esclarecer desde cedo para os seus filhos à origem correta da família, porque as crianças estarão expostas a outros ensinos contrários a fé cristã.



1.1 MEMBROS DA FAMÍLIA

Como toda e qualquer instituição a família é composta por indivíduos. Os indivíduos que compõem a família são chamados de "membros".


Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa,(Salmos 128:1-3)


De acordo com o salmo registrado acima, é possível compreender que a composição dos membros de uma família são: Pai, Mãe e filho(s). É natural que esses membros vivam debaixo do mesmo teto ou casa, e sujeitos ao governo do pai e da mãe. Sabemos também que existe o sentimento de família para com aqueles que possuímos laços consangüíneos, como os: Avós, Tios e Primos, a esses chamamos de parentes.
1.1.2 A Família na Atualidade

Vários fatores aconteceram ao longo dos anos que proporcionaram algumas mudanças na família. O numero de filhos que um casal planeja ter não é mais o mesmo. A sua composição também sofreu alterações, a família na atualidade não é mais vista como no século passado.

As turbulências econômicas e sócias ocorridas nas ultimas décadas têm repercutido sobre a vida da família. Os padrões familiares têm-se alterado, então em decorrência de uma serie de fatores interconexos, tais como: movimento de industrialização e urbanização; o aumento da diversidade cultural; um maior distanciamento entre ricos e pobres; o envelhecimento da sociedade; o movimento de igualdade e justiça para as mulheres, homossexuais masculinos e femininos, ou pessoas negras. Passou-se então, a optar por famílias menores. [...]
Com todas estas modificações, o modelo idealizado dos anos 1950, de uma família branca, de classe media intacta, chefiada por um pai provedor e cuidada por uma mãe dona de casa, esta desaparecendo. No seu lugar, tem surgido a "família pós-moderna". (MOREIRA e CARVALHO 2008, p.199)



Essas transformações econômicas e sociais têm alterado o padrão de vida da família, as mães estão trabalhando fora do ambiente familiar, nas empresas, indústrias, bancos e no serviço publico, para assim cooperarem na composição da renda familiar.

A luta pelos direitos civis possibilitou varias conquistas. As camadas sociais que historicamente sofriam com a discriminação social, entre elas os homossexuais quer sejam masculinos ou femininos obtiveram varias conquistas.

Atualmente casais homossexuais, conquistaram o reconhecimento de "união estável". Isso possibilitou o direito de adotar crianças, e serem considerados como uma família. Hoje já é possível se verificar famílias com a seguinte composição: dois homens ou duas mulheres que vivam juntos como casal, adotando e criando crianças como seus legítimos filhos.

Diante dessas transformações, MOREIRA e CARVALHO, afirmam que no lugar da família composta tradicionalmente por: Pai, Mãe e filho(s), têm surgido a "família pós-moderna" com outra composição, pai,(homem) pai(homem) e filho(a) ou mãe(mulher) , mãe(mulher) e filho(a).

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.(Romanos 12:2)

Acreditamos que, devido às transformações que a sociedade esta experimentando, especialmente na composição da família, torna-se necessário que os cristãos, atentem para o ensino da Palavra de Deus. O padrão do mundo secular não pode influenciar a vida cristã.

Sabemos que o cristão, esforça-se para obedecer os ensinos extraídos das Sagradas Escrituras, e a sua meta principal é cumprir em sua vida a vontade de Deus. Por isso acredita-se que as alterações que a família experimenta na atualidade não deve alterar a concepção cristã desta instituição.












2- EDUCAÇÃO FAMILIAR

Segundo os princípios da Palavra de Deus, a educação da criança é responsabilidade da família. E quando essa tarefa é cumprida com êxito, o resultado será que mais tarde, ao crescer essa criança, se tornará uma pessoa adulta de bom um caráter.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." ( Provérbios , 22:6)


Todos os ensinos que ele recebeu, no inicio de sua vida, lhe dará a base para se manter firme, no caminho correto, no caminho do bem, com a fundamentação necessária para não se desviar do caminho.

Estes, pois, é os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; Para que tema ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados". )


Os pais além de ensinarem a criança, sua responsabilidade diante de Deus, é preciso educá-los nas regras corretas de comportamento, para melhor relacionar-se com a sociedade em que esta inserida. O resultado desta pratica é que os filhos deveram reproduzir esses ensinamentos aos seus próprios filhos. Desta maneira a sociedade seria formada por pessoas que aprenderam no ambiente familiar a temer a Deus, a buscarem o seu sustento através do trabalho honesto, a amarem e respeitarem o próximo, e viverem em harmonia.

Para CURY, "A educação pós-moderna é da era dos computadores, da internet, dos recursos multimídia. Embora ela tenha trazido vantagens visíveis, são gritantes as suas falhas" (CURY, 2007, p 26).

Essa afirmação de Cury, esta totalmente de acordo com a real situação dos dias atuais, muitos pais tem terceirizado a educação dos seus filhos, eles cercam as crianças com, computadores e outros equipamentos eletrônicos, desejando que essas ferramentas realizem ou cumpram com a tarefa que só o ser humano é capaz de desenvolver. A falta de tempo para que os pais possam dedicar aos filhos, levam que os mesmos cerquem as crianças com essas ferramentas com o objetivo de mante-las ocupadas e quietas ou de até para justificar a sua ausência. A verdade é que esses recursos expõem as crianças num ambiente, frio e sem calor humano levando-as a viverem isoladas da sociedade.

A família cristã pode utilizar os recursos disponíveis nos dias atuais, entretanto deve-se ter o cuidado de não esquecer os princípios da Palavra de Deus. A Bíblia deve ser a bussola que deve direcionar a educação e formação da criança.

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." ( Efésios 6:4).

Mais uma vez a Bíblia deixa claro que, de fato a responsabilidade de educar os filhos é: do pai e da mãe, sendo que ambos devem desenvolver seu papel, sem anular ou desfazer o papel do outro. Por isso estamos nos referindo aos pais, sabendo que existe pai e mãe.

O interesse e o empenho em educar o filho devem ir alem da informação. É preciso que as informações sobre educação, desenvolvimento, drogas sexualidade e relacionamento integrais saiam dos livros e entrem na rotina familiar. E, em geral não é fácil levar a teoria para a prática. A maior dificuldade surge quando conflitos internos dos pais interferem nas ações educativas, e isso não depende da idade dos filhos. (TIBA, Içami, 2007, p 26).


Os pais como agentes principais de formação dos seus filhos, precisam buscar o desenvolvimento intelectual dos mesmos, mas também é preciso orientá-los sobre os assuntos ou situações que eles irão se deparar no dia a dia como: sexo, drogas e o comportamento em relação a sociedade. Sabemos que esses assuntos são abordados nos estabelecimentos de ensino, entretanto, a família precisa orientar seus membros, para evitar que as duvidas que por ventura venham permear a mente dos filhos, não sejam esclarecidas por pessoas inexperientes ou mal intencionadas, e as orientem da maneira errada, fugindo dos princípios em que a família é fundamentada.

Muitas crianças tomam conhecimento sobre o sexo, através de: filmes, novelas, ou conversas entre, amigos e colegas da escola ou de vizinhos. Se a família a orientou sobre tal assunto, e esclareceu qual deve ser a posição do cristão sobre o sexo, ela terá subsídios para resistir a outro ensino e não será vitima do sexo antes do casamento. Mas se os pais não trataram desse assunto e não a fundamentou, a tendência é que aprenda sobre o sexo segundo os costumes seculares, e não segundo a orientação bíblica.

As drogas também devem ser objeto de abordagem no ambiente familiar, os noticiários de nosso país provam que a cada dia indivíduos experimentam o uso de substâncias entorpecentes ainda na pré-adolescência. Muitos pensam que esse mal não irá alcançar a sua família e não dão a devida atenção. O resulto é que seus filhos estarão expostos a situações em que receberão convites para experimentar ou comercializar alguma droga, e como esse assunto não era tradado ou discutido no ambiente familiar esse indivíduo não terá subsídios para resistir a tal proposta.

Também os pais não podem permitir que situações de conflitos ou brigas que por ventura possa acontecer no âmbito conjugal venham interferir no processo educacional ou de formação dos seus filhos.

É preciso que esses assuntos sejam abordados com muita clareza e sem preconceitos pelos pais para que a criança possa adquirir informações que lhe garanta compreensão correta desses assuntos.

Nossa geração quis dar o melhor para as crianças e os jovens. Sonhamos grande s sonhos para eles. Procuramos dar os melhores brinquedos, roupas, passeios e escolas. Não queríamos que eles andassem na chuva, se machucassem nas ruas, se ferissem com os brinquedos caseiros e vivessem as dificuldades pelas quais passamos.
Colocamos uma televisão na sala. Alguns pais com mais recursos, colocaram uma televisão e um computador no quarto de cada filho. Outros encheram seus filhos de atividades matriculando-os em cursos de inglês, computação, musica.
Tiveram uma excelente intenção, só não sabiam que as crianças precisavam ter infâncias, que necessitavam inventar, correr riscos, frutar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida, (CURY, 2003, p.28)


Para Augusto Cury, vários pais pensam que, cercando os filhos de roupas de grifes famosas, brinquedos caros, estavam assim, dando o seu melhor para as crianças. Porem essas crianças crescem sem relacionamentos, buscam na televisão e no computador a sua felicidade. Elas foram privadas do prazer de brincar, correr, se machucar e desfrutar de sua infância.

Quando os pais participam das atividades recreativas de seus filhos eles, demonstram com esse gesto a importância que a criança tem. O melhor que um pai ou uma mãe pode dar para seu filho é o tempo e os fundamentos da fé cristã. Através do relacionamento entre pais e filhos, será possível proporcionar a essa criança a possibilidade de crescer, relacionando-se com seus familiares, e não com um computador ou televisão.

2.1 ? O papel do pai

Cada uma das partes envolvidas na educação e formação da criança deve cumprir o seu papel, acredito que vale a pena ressaltar que todos os papeis são importantes, e que, portanto não existe um melhor que o outro. Com as mudanças que a família sofreu ao longo dos anos, o pai não é mais o único provedor da família, e, portanto ele deve assumir também o papel de educador, que, historicamente esse papel era desenvolvido exclusivamente pela mãe.


Apesar da mãe ser a principal responsável pela educação dos filhos, a orientação dos filhos não é mais exclusivo das mulheres, computando-se também a responsabilidade paterna.


Para que o pai possa desenvolver bem o seu papel é preciso que ele busque organizar o seu tempo. É necessário que o mesmo compreenda que essa tarefa deve ser a tarefa mais importante de sua vida.


"Papai quero ficar com você". Esta declaração de meu filho de três anos de idade foi feita três vezes antes que eu levantasse os olhos do que fazia. Eu o havia mandado para a cama diversas vezes. Toda vez, ele dizia simplesmente: " Papai, quero ficar com voce". Daí, para conseguir minha atenção havia feito uma dúzia de perguntas. Quando parei de escrever, ele perguntou: " Papai por que parou de escrever?" ou " o que você esta pensando agora, papai?" Quando comecei a escrever de novo, ele indagou: " O que você esta escrevendo agora papai?"

Finalmente, quando viu que meus verdadeiros pensamentos o ignoravam e que eu estava meio aborrecido com suas interrupções, desceu lentamente do banquinho em se encontrava a meu lado e disse baixinho: "Acho que vou deitar agora papai."Foi então que percebi. Meu filho estava dizendo, à sua moda: "Papai, tire um pouquinho de tempo para mim. Por favor, papai, converse comigo"(DRESCHER1991)

Observando esses relatos do DRESCHER, é possível perceber o quanto é necessário que o pai preste atenção em seu filho. É impossível ele cumprir seu papel se não pode ouvir o que o seu filho tem a dizer.

Nos dias de hoje existem varias situações que roubam o nosso tempo. São as atividades na igreja, no trabalho, nos estudos, os compromissos sociais ou situações outras que possam justificar a falta de tempo, tantas atividades afastam o pai do(s) seu(s) filho(s).


"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos." (Dt. 6:6-8, ALMEIDA, Corrigida e Revisada)

Nesse processo de cumprir o seu papel na educação da criança, é necessário que em primeiro lugar o pai ensine os princípios da palavra de Deus.
Nossa casa precisa ser o melhor lugar do mundo para eles. Para isso, temos de trazer o viver da igreja de volta ao lar. Quando nossa casa for como igreja, nossos filhos voltarão a sentir-se bem nos demais ambientes da igreja. (FELICIO, Tony.Revista Impacto. Ano 12 Edição 65.Sorocaba, 2010 pg 11)
É preciso primar pelo culto domestico, onde será possível a criança aprender na pratica a respeitar a Palavra de Deus, a orar, adorar e louvar ao Senhor. O ambiente familiar deve assemelhar-se ao da igreja, onde o amor, o carinho, e o aprendizado da palavra seja sempre uma realidade.

Para Cury, é importante que as crianças e os jovens aprendam a lidar com situações ou conflitos do dia a dia, que fogem dos problemas matemáticos. É preciso ser treinado, no campo emocional para que possam aprender a resolver os problemas ou situações de sofrimento que irão enfrentar na vida.

As crianças e os jovens aprendem a lidar com fatos lógicos, mas não sabem lidar com fracassos e falhas. Aprendem a resolver problemas matemáticos, mas não sabem resolver seus conflitos existenciais. São treinados para fazer cálculos e acertá-los, mas a vida é cheia de contradições, as questões emocionais não podem ser calculadas, nem têm conta exata.Os jovens são preparados para lidar com a decepção? Não! Eles são treinados apenas para o sucesso. O sofrimento nos constrói ou nos destrói. Devemos usar o sofrimento para construir a sabedoria. (CURY, 2003).

Torna-se indispensável ensinar aos filhos a utilizar, o sofrimento ou a decepção como ferramenta de construção de sabedoria. Não podemos prepará-los apenas para o sucesso, caso isso ocorra no primeiro momento em que a criança ou o jovem se deparar com uma situação de sofrimento esse indivíduo corre o risco de ser destruído por esse problema.
Torna-se imprescindível que o pai, entenda que o seu papel vai alem do sustento e do abrigo. Ele precisa gastar tempo com o filho para treinar o seu emocional, aproveitando-se das situações cotidianas que surjam no âmbito familiar, ou do convívio social para extrair aprendizados e assim cumprir o seu papel de educar e preparar melhor o seu filho.

2.2 O Papel da mãe

Sempre que se pensa em educação no âmbito familiar lembra-se automaticamente da mãe. Alguns acham que a mãe é melhor que o pai ou vice-versa.

Pai não melhor que mãe nem vice-versa. São apenas diferentes. E essas diferenças ampliam as possibilidades educativas, trazendo retornos relacionais mais ricos. Quanto maiores forem as diferenças, mas distintos serão os comportamentos dos filhos em relação ao pai e à mãe para a mesma situação.
São diferenças que se completam, já que sem um homem, a mulher não pode ser mãe. O homem sem uma mulher, não conseguira ser pai. (TIBA, 2007)


Para TIBA, mãe e pai são diferentes sim, entretanto essas diferenças se completam, haja vista que um precisa do outro para desenvolver o seu papel.

Maria sabia ler e provavelmente lia muito, em especial a Torá ( os livros de Moises) e o Livro de Salmos. Ao lado das sinagogas sempre havia uma escola onde os escribas ensinavam. Deve ter freqüentado essa escola e, a julgar pelo Magnicant, devia ter uma excelente capacidade de memorização, síntese e organização de idéias.
Suas qualidades intelectuais eram tão exuberantes que provavelmente ensinou o próprio filho a ler e a escrever. ( CURY, 2007)

Para Cury, Maria desenvolveu um papel muito importante na educação do seu filho, alem de provavelmente ter ensinado o seu filho a ler, ela meditava nos ensinos dos livros do Pentateuco e nos Salmos. É percebível mais uma vez, a importância da Palavra de Deus, no processo de educação da criança. A família cristã não pode abrir mão de utilizar a Bíblia como uma ferramenta no processo de educação dos filhos.

O escritor também explicita o nível intelectual e de memorização de Maria, essas qualidades foram importantíssimas no processo educacional do seu filho. Maria serve como modelo a ser seguido no processo de uma mãe em cumprir seu papel na educação da criança.

?Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti" ( Almeida, Bíblia Sagrada,Corrigida e Revisada Fiel, 1994 2Timoteo 1:5)

O Apostolo Paulo nesse texto revela a importância da mãe na educação religiosa do filho. A base da fé de Timóteo foi construída em sua família. Essa fé teve origem em sua avó, depois em sua mãe e por fim na vida do Timóteo, que foi um cooperador do ministério do Apostolo Paulo.

Pode-se perceber que a educação desta família alcançou mais de uma geração.

Mônica, por meio de sua intercessão orante, logrou no final de sua vida gozar de um marido convertido e de um filho convertido e servo do Senhor.
Será o mesmo Agostinho em suas Confissões que nos conta as angústias que sua mãe sofria por ver seu filho desviado da Verdade.
Uma vez em direção espiritual, nos narra Agostinho, sua mãe perguntava a um bispo o que deveria fazer, pois seu filho já se havia desviado de Deus. O bispo respondeu: "Deixe-o ficar onde está. Limite-se a rezar por ele a Deus... Vai em paz e continua a viver assim, porque é impossível que pereça o filho de tantas lágrimas." (Cf. Conf. III, 12.)
Foi realmente o fruto da perseverança, da paciência e da fé de Mônica que nos leva a crer que de tanto chorar e rezar a Deus pela sua família, especialmente por seu filho, é que levou Agostinho, por graça de Deus, a se converte e tornar-se um grande servo na messe do Senhor .

Mesmo quando o filho toma um caminho contrario a fé cristã, A mãe deve com paciência perseverar em oração, acreditando que Deus vai realizar o milagre na vida de seu filho. Não adianta a mãe educar o filho nos princípios cristãos sem investir tempo em oração e lagrimas pelo seu filho em todos os momentos de sua vida. Mesmo na idade adulta, a mãe deve continuar como intercessora. Essa determinação não deve ser apenas pelos filhos, mas também pelo marido, ao perceber que o mesmo esteja com a fé abalada. Concordo com MATOS quando o mesmo afirma que é impossível que um filho pereça quando a mãe desenvolve completamente sua responsabilidade, na criação e educação do filho, ainda que o mesmo esteja na pratica do pecado expressando falta de temor a Deus, em função das tantas lagrimas e oração o milagre da conversão por certo ira acontecer.


2.3 O papel do filho

Todos na família devem desempenhar o seu papel, os filhos quando ainda criança na mais terna idade, não terá condições plenas de desenvolver responsabilidades, entretanto ao alcançar maturidade suficiente apartir de certa idade a mesma assumira o cuidado em relação aos seus brinquedos ou pertences.

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." ( Efésios 6:1-3)


É preciso que os filhos obedeçam a seus pais, respeitem e honre-os para que a promessa do Senhor os alcance, nesse quesito está inserido a sua responsabilidade em realizar as tarefas no lar que seus pais solicitarem.

IÇAMI diz que," não cabe ao filho decidir se estuda ou não. Ele tem de estudar e pronto". (IÇAMI, 2007 p. 194).

O filho precisa compreender que estudar é o seu "trabalho", ainda que não tenha vontade, ou enfrente dificuldade o mesmo precisa cumprir corretamente o seu papel.

2.4 A Educação Sexual

Os pais precisam atentar para tratar com os filhos sobre esse tema. Uma área tão importante como essa, a família cristã não pode permitir que seus filhos sejam orientados na área sexual por pessoas que não entendam o valor sagrado do sexo para Deus.

A vontade de Deus é vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominados pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. (1Tes. 4:3-5 NVI).

A orientação bíblica é que os cristãos precisam se abster da imoralidade sexual, e entendendo que é preciso dominar seus desejos.

Muitos pais consideram a educação sexual como um verdadeiro problema. Alguns sentem-se pouco inquietos a respeito de as escolas ensinarem sexo porque sabem que sexo é mais do que simples fato. Existe um lado espiritual e sagrado que dificilmente podemos esperar que as escolas ensinem. Valores precisam ser ensinados. Entretanto, sabendo que a educação sexual é necessária e que a responsabilidade recai principalmente sobre os pais, muitos continuam a sentir-se incompetentes por acharem que não sabem o suficiente, culpados por acharem que falam pouco, e temerosos de usarem uma abordagem errada. (DRESCHER, John M. 1991 )

Para DRESCHER, ainda que a escola ensine sobre sexo, é no ambiente familiar que a criança deve aprender, sobre o assunto. Os pais devem transmitir os valores espirituais e sagrados sobre o sexo, caso sintam-se incapazes para tratarem do assunto, devem buscar ajuda em livros e ou ao líder espiritual, afim de adquirir o conhecimento necessário para utilizarem uma abordagem correta para que a criança aprenda corretamente sobre o sexo e compreenda o fundo espiritual do assunto.

A conversa deve acontecer sempre que surgir uma oportunidade. Diante da televisão, por exemplo. É comum a criança correr pela sala enquanto os pais assistem a um anovela, até que aparece uma cena de sexo e ela pára diante da imagem. É a hora de mãe o pai dizerem que aquilo é natural entre gente grande; não podem simplesmente mudarem de canal.

Segundo TIBA, é não existe um tempo ou idade exata para educar a criança sobre o sexo, e sim deve-se aproveitar as oportunidade que serão criadas no dia a dia. Caso surjam perguntas compreendo que é preciso responder com naturalidade sem esconder, reprimir ou fugir da situação.

Deus ama o sexo. Ele o inventou. Nós fomos feitos para nos deliciarmos na atração que sentimos pelo nosso marido ou esposa. A capacidade de expressar amor através da união dos nossos corpos é um presente daquele que é puro amor. A intenção dele é que aproveitemos esse presente ao máximo dentro do compromisso amoroso do casamento, onde não existe nada a esconder ou proteger do outro.


Para o cristão o sexo só deve ser praticado no casamento. É importantíssimo que os filhos sejam orientados com muita clareza ao ponto de compreender que essa dádiva concedida pelo criador, e deve ser desfrutada em abundancia com o cônjuge.


2.5 Formando Cidadãos para melhor Servir a Sociedade.

"Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade."(Sl 127:4)

De maneira alguma o guerreiro vai lançar a sua flecha, ele vai procurar o alvo e com precisão lançar a sua flecha. Assim também devem ser os pais com os filhos. A educação família vai apontar para os filhos os caminhos corretos a serem seguidos.

Pais e Professores não devem educar os filhos para uma função messiânica, para salvar o mundo,[...]. Devem educá-los pelo menos para contribuir com a sociedade, para ajudá-la, protegê-la preservá-la.
A educação mais inteligente é a que gera compromissos sociais, a mais insana é a que gera parasitas sociais. (CURY, Augusto2007)

Os filhos devem ir alem dos pais, eles vivem em sociedade e precisam servir a esta da melhor maneira possível.



3- COMPARTILHANDO A EDUCAÇÃO

Embora os pais sejam os respondeis pela educação dos filhos na atual conjuntura da sociedade eles contam com a participação das avós, da baba e com a escola/ creche, para cumprirem a sua missão.


3.1 avós

O Apostolo Paulo destaca a importância da avó de Timóteo na fundamentação de sua fé, a família não pode de maneira alguma deixar de educar seus filhos sem observar os princípios da fé cristã.

"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." ( 2Tm 1:15)

Os avos servem também como um referencial de fé para os netos, entretanto, os pais não podem entregar a missão de educar seus filhos para outras pessoas.

Os pais precisam deixar muito claro o que desejam que pais e sogros façam com os netos. É comum deixarem tudo por conta dos "velhos", sem especificações, e ao voltar, passam a criticar suas atitudes ? sem perceber que é natural que os avós ajam diferentemente deles.
As maiores interferência surgem quando os avós discordam da educação que os pais dão às crianças, tentando às vezes corrigi-la se os consideram rígidos ou frouxos demais. Mesmo que os avós não concordem, eles devem ter consciência de que os principais educadores são os pai e que a coerência de atitudes das duas gerações beneficiará as crianças. Os pais, por outro lado, devem levar em cona a experiência de seus próprios pais e o fato de observarem a família de uma perspectiva diferente, dando espaço para uma dialogo e eventuais criticas construtivas.

Acredita-se que seja possível sim existir essa parceria ou compartilhamento na educação dos filhos, os avós por já estarem aposentados ou sem alguma atividade laborativa, podem dispor de mais tempo, e assim ajudarem na criação e educação dos netos. Mas como disse o autor é preciso haver respeito nessa parceria, os avós precisam entender que os netos não são seus filhos. E, portanto a responsabilidade de criá-los e educá-los são dos pais. Segundo, Moreira e Carvalho

As avós cuidam das crianças devido a necessidade de colabora com as (os) filhas (os) e em situações extremas acolhem definitivamente os netos, seja por irresponsabilidade, seja por incapacidade dos pais de assumi-los (...) Funções afetivas, de cuidado,educativas e até mesmo de mantenedoras dos netos. (MOREIRA e CARVALHO,2008 p.61 )


As avós na maioria das vezes tem sido um braço muito importante para os filhos e filhas na educação dos netos. Essa ajuda é solicitada quando os pais não têm recursos para pagar a uma pessoa para olhar e cuidar dos filhos, ai surge a pessoa da avó que impulsionada pelo amor maternal não se furta em contribuir com a família que esta passando por essa necessidade.

Há situações que por irresponsabilidade ou até falecimento, elas assumem por completo a criação e educação desses netos, servindo de modelo na questão religiosa bem como na área laboral.


3.2 As Babas

A família que dispõe de certo poder aquisitivo opta pela contratação de uma profissional conhecida como "Babá".

Se a mãe e pai trabalham, precisam contar com a ajuda de terceiros para cuidar do filho e zelar por ele, mesmo que durma quase o dia todo. Quando começar a engatinhar, andar e descobrir o mundo, esses cuidados tonam mais importantes. Aquele que toma cona da criança pode ou não ser uma pessoa positiva para a sua educação. É importante avaliar se tem condições de educar, pois passam muito tempo juntos.

A necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar obriga a família tomar essa decisão, contratar uma babá. É preciso observar que não deve ser qualquer pessoa, pois a mesma ira influenciar sim, a educação da criança.

3.3 Escola/Creche.

Nos dias atuais, é comum os pais matricularem seus filhos nas Creches ou Escolas, e elas cumprem o papel de trazer conhecimentos didáticos para as crianças, por isso é importante que os pais acompanhem de perto todo esse processo.

Nos de hoje, as crianças vão para a escola com 2 anos mais ou menos. Há escolas, porém, que as recebem ainda mais novas. É raro hoje encontrar uma criança de 2 a 3 anos de idade que ainda não a freqüenta (...) Realmente, a escola é um espaço importante de convívio para os pequenos, onde eles devem receber estímulos adequados bem como os cuidados que ainda requerem pela pouca idade que têm.

Tornar-se necessário também que, os pais conheçam quais os estímulos que seus filhos estão recebendo nesse novo espaço de convívio e se esses conhecimentos estão de acordo com o que, a família ensina para seus filhos, entendemos que a escola coopera com a formação da personalidade da criança.


A rigor, a educação escolar é diferente da familiar. Não como uma substituir a outra, pois ambas são complementares. Não se pode delegar à escola parte da educação família, pois esta é única e exclusiva, voltada à formação do caráter e aos padrões de comportamentos familiares. A escola nunca dever absorver a educação família. Pois seu objetivo é preparar profissionalmente seus alunos, cuidando, portanto, da convivência grupal e social.

Os pais não podem pensar que, cumprindo a sua responsabilidade de educar seus filhos no ambiente familiar, os mesmo não precisarão da escola.

A escola é o local onde, a criança recebe ensinos didáticos, abarcando diversas matérias como: português inglês, matemática, geografia, historia, biologia, química e outras matérias do conhecimento, buscando o desenvolvimento intelectual do indivíduo, preparando-o para no momento oportuno escolher e desenvolver uma profissão para garantir o seu sustento, além de aprender a viver em grupo e socialmente.

A família é responsável para ensinar os valores morais, os pais irão trabalhar para formar o caráter dos seus filhos, de acordo com seus costumes e cultura. Se a família delega essa tarefa para outras pessoas ou outra instituição a criança crescera sem a influência dos pais.

Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o SENHOR. O pecado desses jovens era muito grande à vista do SENHOR, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do SENHOR. E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio faraó? Por que vocês zombam de meu sacrifício e da oferta que determinei para a deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas por Israel, o meu povo? (1Sm.2:12,17,27,29)

A Bíblia, não esconde as historias dos seus personagens, a exemplo disso vemos o que ocorreu com os filhos do Sacerdote Eli. A família não conseguiu educar corretamente seus filhos para servir a sociedade, os jovens praticavam ações contrarias a vontade de Deus, tinham o oficio sacerdotal, entretanto zombavam e abusavam da função. Os pais não podem ser complacentes com as praticas pecaminosas dos filhos, é preciso ser fiel a Deus e aos seus mandamentos.








4- O BAIRRO: NORDESTE DE AMARALINA
4.1 PANORAMA HISTÓRICO
A população do Bairro do Nordeste de Amaralina é majoritariamente formada por afro-descendente, oriundas do Recôncavo Baiano. Esse bairro formou-se a nordeste do bairro de Amaralina, daí o nome Nordeste de Amaralina.


Amaralina era conhecida por ser o final de linha dos bondes, que dali retornavam para a cidade. Ali também se encontrava o quiosque redondo das baianas, coberto de palha de coqueiro, no meio da praça, onde todos os passageiros desciam dos bondes e paravam para comer um gostoso acarajé.Por trás dessa praia, subindo um pequeno morro, encontrava-se o Nordeste de Amaralina habitado, principalmente por pessoas simples, vinda do interior e do recôncavo baiano para tentar a vida em Salvador, e muitos desses eram pescadores.

Essa população conta com o privilegio de estar localizada próxima a praia de Amaralina, o que possibilitou a esses moradores desenvolverem atividades de pesca e também a venda de acarajé, para a sua subsistência. Mesmo tendo acesso a essa atividade laboral, o Nordeste foi formado por uma população de baixa renda.

A Capoeira também teve um destaque cultural muito importante, pois o Mestre Bimba morou no Nordeste de Amaralina, onde fundou e trabalhou em sua Academia por muitos anos, desenvolvendo o seu projeto na criação da Capoeira Regional.


O Nordeste de Amaralina forma junto com os bairros de Santa Cruz e Vale das Pedrinhas um grande aglomerado de casas de famílias de classe baixa. Situado próximo à praia de Amaralina, o bairro que teve sua ocupação iniciada há mais de cem anos desenvolveu-se, em grande parte, como uma invasão, vindo a tornar-se um bairro extremamente populoso. Culturalmente o nordeste de Amaralina é uma das referências para a arte da Capoeira, foi nele que mestre Bimba, criador da Capoeira regional, viveu parte da sua vida e manteve a sua academia a sua academia.

Outra marca cultural do bairro, é o grande número músicos e compositores, esse fator possibilitou o surgimento de vários grupos musicais, entre eles: Samba Boqueirão, Samba Charme, Samba Reggae, Samba Encantos Juninos, Samba Vila, Partideiros do Samba, Samba Elite, Banda Impacto Sonoro Maná Brasil, Tamborada Gospel, e Ministério Quero Voar.

Vários compositores tiveram suas musicas gravadas por vários Blocos Carnavalestico como: Olodum, Muzenza, Ilé Ayé. Alem dos blocos varias estrelas da Musica Baiana também gravaram musicas dos compositores do Nordeste de Amaralina, entre elas pode-se cita: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margarete Menezes e outros.



4.2 Principais Problemas
Como todo bairro populoso o Nordeste de Amaralina enfrenta diversos problemas.
O bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, concentra o maior índice de acidentes no mundo com escorpiões. Segundo uma pesquisa, de cada 100 moradores do local, seis já foram picados. A grande quantidade de escorpiões no local foi tema de uma pesquisa feita por biólogos.
No bairro praticamente não há sapo, macaco e aves, inimigos naturais do escorpião. Além disso, as ruas são tomadas por lixo e entulho, ambiente propício para a proliferação do escorpião.

A criação das invasões, a ocupação sem planejamento e a ausência do poder público no sentido de disciplinar o uso da terra, gerou diversas situações que culminou com a realidade atual do bairro, falta de saneamento, básico, baixa escolaridade da população, e um grande número pessoas de sem ocupação. Todos esses fatores resultaram em uma ambiente propício para a proliferação de insetos peçonhentos como o escorpião e no recrudescimento da violência.

A população é predominantemente afro-descendente e jovem. De acordo com os dados do IBGE, 88% da população da Região Nordeste de Amaralina é parda ou negra, 49% das pessoas têm menos de 25 anos e apenas 9% da população tem acima de 55 anos. A faixa mais populosa se concentra entre os 10 e 19 anos. O problema da moradia se associa à baixa escolaridade da população. Apenas 38%dos moradores estão na escola, sendo que 61% ainda não completou o Ensino Fundamental, correspondente a oito anos de estudo e 24% sequer terminou as series iniciai O estudo revela mais um paradoxo: o número de instituições de ensino, públicas e comunitárias,disponível à população em idade escolar é insuficiente, embora sejam altas as taxas de evasão de quem conseguiu uma vaga para estudar. Isto revela que o problema da universalização da educação passa não apenas pela oferta, mas pela possibilidade de diálogo com a realidade local, sendo capaz de atrair e fixar esse público na escola.
Para, SOUZA, a população é jovem, e com pouca escolaridade, com esse nível de conhecimento tão baixo, fica explicito as dificuldades que essa população encontra para ser inserida no mercado de trabalho. As instituições de ensino não são suficientes para atender a necessidade dos moradores, e as mesmas não possui mecanismos eficazes para manter os alunos em sala de aula.
Muitos são os problemas, mas segundo SOUZA, o principal problema do Bairro é a violência, e as principais vitimas são os jovens e adolescentes afro-descendente, que são cooptados pelo trafico de drogas e mortos pela policia ou por membros de gangues rivais.
Muitos estudantes que moram em áreas distantes onde fica localizada a sua escola , são impedidos de trafegarem por traficantes. Essa proibição também colabora para a evasão escolar.
Segundo policiais da Delegacia de Tóxico e Entorpecentes, a linha de frente do bando é formada por jovens ente 15 e 17 anos, que usam revólver calibre 38, pistolas ponto 40 e 45 (uso restrito das Forças Armadas), rifles, metralhadoras ponto 45, submetralhadoras 9mm, carabina (espingarda) calibre 12, bananas de dinamite e até fuzil calibre 762.

A cada dia, moradores do Bairro ficam chocados e sobressaltados com as cenas de violências em que estão expostas ou inseridas. É lamentável assistir essas cenas, onde jovens e adolescentes são utilizados como "soldados" do trafico de drogas. Esses jovens perdem a toda a sua juventude praticando vários tipos de crimes.

"Meu coração está partido e não sei se vou conseguir juntar os pedaços. A bandidagem e o tráfico estão crescendo e destruindo nossas vidas". O desabafo é de Adileia Santana, 38 anos, viúva do soldado da PM José Cláudio de Jesus Souza, morto durante troca de tiros com traficantes no Nordeste de Amaralina.

O arsenal utilizado por essas quadrilhas é de grosso calibre. Assemelha-se a um arsenal de guerra. Essa tem sido a estratégia dos chefes das gangs, equipar os "soldados" com esse poderio de armas, para que os mesmos sintam-se empoderados com os armamentos, e façam frente ás investidas das policias civil e militar. Não é mais novidade a troca de tiros entrem policiais e traficantes. As esposas dos policias lotados na 40º. Companhia da Policia Militar bem como dos Agentes de Policia Civil l da 28ª. Delegacia de Policia que trabalham no Nordeste de Amaralina vivem preocupadas, com a integridade física dos seus maridos. Ao longo dos anos vários policias foram vitimas da troca de tiros com os bandidos, sendo que alguns já perderam até a vida no confronto contra os traficantes. As famílias sabem a hora em que eles vão trabalhar, mas não sabem a hora ou se vão retornar do trabalho.
O Nordeste de Amaralina (complexo populacional com 2.040 m² e que engloba o Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz, com 100 mil habitantes) vive o paradoxo de abrigar um povo guerreiro e com forte apelo artístico-cultural, mas vítima da ausência do poder público ? com políticas sociais ineficazes e ineficientes. Neste quadro, agrava-se o problema do crime organizado na região. Passam os anos, e o complexo enfrenta dura realidade: moradores acuados por bandidos armados, que andam pelas ruas matando rivais e demonstram poder para manter espaço no tráfico de drogas.(...) Resta à comunidade "de bem, 99% dos moradores", como diz a delegada Jussara Souza (titular da 28ª CP), o estigma de morar em área discriminada, inclusive pelo mercado de trabalho, que estaria sonegando vagas a quem declara ali residir. Empresas de entrega em domicílio recusam pedidos à noite, assim como taxistas, que dispensam clientes. ( ALCANTARA, Deodato 2009)


Segundo ALCANTARA, o bairro hoje é um complexo populacional formado por sub-distritos, e que possui 100 mil habitantes, com um forte apelo artístico cultural. Mesmo com esse potencial o poder publico está ausente.
Para ele 99% dos moradores são pessoas de bem, porem são estigmatizadas pelo mercado de trabalho, e por prestadores de serviços, por morarem no Nordeste de Amaralina. Muitas empresas se negam a contratar adultos e jovens que moram no Bairro.
E quase impossível existir uma família que mora na localidade que nunca teve um parente, um amigo ou vizinho vitimado por um ato de violência. Varias mães são sofridas e enlutadas pela morte dos filhos causadas por policias ou traficantes de drogas.

4.3 Igrejas Cristãs

Atualmente varias denominações de igrejas cristãs, estão localizadas no Nordeste de Amaralina, entretanto citarei apenas as igrejas históricas são elas: Católicas- Igreja São Jose de Amaralina, Igreja do Cristo Redentor, Igreja de Santo André e Capela de São Pedro Nolasco. Evangélicas: Igreja Batista de Amaralina, Igreja Assembléia de Deus, Igreja Cristã do Brasil, e Igreja Batista Lírio dos Vales do Nordeste.

Nessas igrejas são desenvolvidos trabalhos na área social, e na área de família buscando orientar os pais no sentido de educarem os seus filhos nos princípios Cristãos, ensinado-os a amarem e respeitarem ao próximo como a si mesmo


4.3.1 O Trabalho Social das Igrejas Cristãs

O trabalho social das igrejas cristãs no bairro teve seu inicio na década de 60 através de missionárias católicas vindas da Itália, onde implantaram igrejas, escolas e centros comunitários. Dentre todas as missionárias destaca-se a Irmã Ana Sironi mulher de fibra que realizou um maravilhosos trabalho na comunidade.

Missionária leiga veio para Salvador em 1965 atendendo a chamado do Arcebispo da época, Dom Eugenio de Araújo Sales que convocada missionários (as) leigas para trabalharem nas Paróquias de Salvador, devido a escassez de sacerdotes.Chegou acompanhada de mais 02 missionárias italianas, Ana Maria De Giorgio, Carla Vitare, tendo se instalado no Bairro precisamente no Sitio Caruano. Após uma cirurgia cardíaca difícil, foi informada pelos médicos de que teria poucos anos de vida, por isto resolveu dedicar-se a missão além fronteira. Aqui trabalhou arduamente por 25 anos, participando de todas as iniciativas que fossem para o bem do povo do Nordeste, Chapada, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e seu entorno .Com a participação do povo, construiu a Igreja São José de Amaralina, Santo André, Cristo Redentor, assim com os Centros Comunitários instalados no Santo André e Cristo Redentor.Para ajudar no desenvolvimento psicológico e afetivo das nossas crianças criou com ajuda de amigas estrangeiras as Escola Santo André e Cristo Redentor, atualmente conveniada com a Prefeitura de Salvador.

Ana Sironi foi a principal responsável pela implantação da primeira escola comunitária, do Nordeste de Amaralina, não satisfeita com esse feito, continuou sua jornada missionária no entorno do bairro, o que culminou na organização das igrejas, São Jose, Santo André e Cristo Redentor. Em reconhecimento ao seu belo trabalho a comunidade batizou à Praça do Vale das Pedrinhas, como "Praça Ana Sironi.
A Igreja Batista de Amaralina localiza-se no Centro do Nordeste de Amaralina, um dos bairros mais populosos de Salvador. Tem como objetivo impactar a vida tanto espiritual como social dos habitantes dessa localidade, levando palavras de conforto, ensino e também obras sociais possibilitando assim, o crescimento da igreja, do bairro e de seus moradores.A Igreja Batista de Amaralina está na contagem regressiva para a comemoração dos seus 50 anos, no âmbito social de um dos bairros mais carentes e ao mesmo tempo eminentes da nossa cidade. Há 49 anos o pastor Geraldo Santana Souza (in memorian) começou projetos sociais de grande relevância para o Nordeste, com projetos de melhoria urbanística, parceria com um dos postos de saúde existente na localidade e também a capacitação profissional dos moradores.

Através do trabalho missionário do então evangelista Geraldo Santana Souza, nasceu também nos anos 60 a Igreja Batista de Amaralina. Essa igreja também se destacou no trabalho social no bairro, muitos moradores aprenderam uma profissão nos cursos de qualificação profissional oferecidos nas dependências da igreja. Através do trabalho do já Pastor Geraldo muitas ações e conquistas sociais foram alcançadas pelos moradores, a exemplo da pavimentação da Avenida Vale das Pedrinha.
A Italiana Ana Sirone foi uma grande colaboradora desse trabalho, a freira católica desenvolvia suas atividades nas paróquias Santo André e Cristo Redentor e sempre esteve ao lado do Pr. Geraldo Santana Souza nas lutas do bairro.A questão religiosa jamais os impediu que ambos labutassem por questões sociais. Na associação do bairro, estávamos comprometidos com o crescimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Portanto a freira Ana Sirone e o Pr. Geraldo Santana Souza foram responsáveis por muitas conquistas de urbanização do Nordeste de Amaralina e nada nem ninguém os impediu. Com eles, aprendi a trabalhar pó essa comunidade.

As Igrejas Cristãs, localizadas no bairro tem um legado de serviços prestados aos moradores. A população local sempre pode contar com o carinho e amor dos seguidores do Senhor Jesus. Os lideres dessas igrejas não permitiram que a questão religiosa fosse um entrave na sua busca de melhorar a qualidade de vida da população, os benefícios alcançados todos podiam usufruir, independente da confissão religiosa. O Pastor Geraldo e a Missionária Ana Sirone, provaram que é possível sim caminhar juntos para alcançar um objetivo em comum.
Existem dezenas de entidades sem fins lucrativos voltados para o Trabalho Social que, atuam no Bairro como: Associação de Moradores, Creches Comunitárias, Escolas Comunitárias,Igrejas Católicas e Evangélicas, Centros Comunitários, Grupos Culturais, Associações Sociais.
No Nordeste existem cerca de 60 organizações não-governamentais. A população oferece voluntariamente atividades culturais que preenchem o tempo dos jovens e promovem inserção social.

As ONGs desenvolvem várias ações nas localidades onde estão inseridas, entre elas é possível destacar: Atendimentos Médicos, Cursos de Qualificação Profissional, Prática de Esportes, em diversas modalidades (boxe, capoeira, judô, caratê, natação, jiu jitsu, futebol, voleibol, e basquete), Cursinhos pré-vestibular, Curso de dança e Balé, Distribuição de Cestas-Básicas, e Distribuição de Sopas. Todas as ações são voltadas para o publico de baixa renda, objetivando a inserção no mercado de trabalho, a melhora na qualidade de vida, ocupação para crianças e adolescentes em idade de riscos, contribuindo assim para o aumento da auto-estima, desta população discriminada e marginalizada pela sociedade.
Esse, grande número de ONGs desenvolvendo esses serviços, despertou no Governo do Estado o desejo de implantar no bairro um Projeto Social que fosse capaz desenvolver varias ações com: crianças,adolescentes, jovens ,adultos e o pessoal da terceira idade. Inicialmente essa ação, serviria como Projeto Piloto, para que fosse implantado também em outras localidades no Estado que enfrentam os mesmos problemas com violência.


lideranças sociais do bairro, pois as ações a serem desenvolvidas, foram construídas com a participação de todos. Foi possível aproveitar sem preconceitos as ações desenvolvidas e bem sucedidas pelas ONGs, valorizando as experiências desses, professores que, já desenvolviam a ação antes da Acontece nesta sexta-feira (23), o lançamento oficial do Programa de Desenvolvimento Integrado da Região Nordeste de Amaralina (Viva Nordeste). A solenidade acontece às 9h, na Casa de Serviços Viva Nordeste, no Alto da Alegria, s/n, Beco da Cultura, onde funcionava a Escola Estadual Pedro Tenório de Albuquerque.Idealizado pela Secretaria de Trabalho e Ação Social do Estado da Bahia (Setras), o programa representa uma soma de esforços articulados para melhorar a qualidade de vida da comunidade do Nordeste de Amaralina e adjacências através de políticas básicas de inclusão social. O programa busca mudanças nas condições de educação, saúde e habitação, nas relações sociais comunitárias e nos padrões econômico-financeiros e sociais das famílias.

O Projeto Viva Nordeste tem se consolidado como o maior programa social, desenvolvido no Nordeste de Amaralina, através do Governo Estadual. A iniciativa contou com o apoio das entidades sociais na implementação do Projeto.
Entre varias entidades que firmaram parceria com o Governo do Estado, destaca-se a AESA- Associação Educacional Social Ágape, por ter assinado e renovado essa parceria por mais de uma vez. A entidade foi fundada no ano de 2002 por membros da Igreja Batista Lírio dos Vales no Nordeste, para ajudar o cumprimento da missão social da Igreja. Muitos membros da Igreja relatavam com tristeza a situação de risco em que varias crianças e jovens estavam submetidos. Muitos desses membros perderam parentes, vizinhos ou amigos vitimados pela violência e trafico de drogas, essa inquietação motivou a Igreja a desenvolver esses projetos através de uma Associação.
Em cada rosto estava estampado o orgulho de demonstrar o que aprendem nas aulas do Programa de Iniciação Esportiva e Inclusão Social do Nordeste de Amaralina, que atende a 3.000 pessoas e é realizado em parceria entre a Associação Educacional Social Ágape - AESA - e o Governo do Estado, por meio da Sudesb. Na tarde desta quarta-feira (19/5), crianças, adolescentes, adultos e idosos se reuniram na sede da Aesa para mostrar o que vêm aprendendo nas aulas de vôlei, ginástica, capoeira, boxe, natação, karatê, jiu-jitsu, futebol de campo e de praia.
Utilizando-se do salão de reunião da Igreja Batista Lirio dos Vales do Nordeste, a AESA, desenvolve varias atividades como: Curso de Qualificação, Reforço Escolar, Creche ,Orientação Jurídica, Seminários sobre: O Papel da Família, Violência, O Mundo das drogas, Distribuição de Sopas e Praticas Esportivas.

A mãe dos garotos, Iara Moreira, também participa das aulas do projeto, praticando boxe. "É um excelente trabalho. Além de oferecer as atividades esportivas para toda família, eles acompanham o rendimento das crianças na escola. O professor de capoeira, antes de começar a aula, faz a roda e pergunta às crianças como estão indo na escola, e também faz reuniões com os pais". (...)
O programa, além de oferecer atividades esportivas, para a população carente, tem contribuindo para geração do primeiro emprego. De acordo com o presidente da Aesa, Antônio Carlos de Jesus Silva, são 21 pessoas trabalhando no projeto, recebendo salário, entre professores, instrutores, mestres e agentes. "Este projeto deu visibilidade ao bairro e vem dando oportunidade ao esporte amador. Isso eleva a auto estima dos moradores, que não podem pagar para praticar esporte. Fazer natação em uma piscina com professores qualificados é muito enriquecedor. Além disso, muitos que estão trabalhando conosco assinaram a carteira (de trabalho) pela primeira vez".

Essa parceria tem trazido bons resultados para diversas famílias do bairro, todas as faixas etárias estão contempladas e incluídas nesse programa. Mães e pais estão otimistas em relação ao futuro de seus filhos, ao praticar o esporte com que se identifica, o jovem se esforça para conseguir um bom desenvolvimento. Aliado a essa pratica esportiva, os monitores e professores de todas as modalidades, observa também o desempenho escolar desses alunos.
O Pastor Antônio Carlos, conseguiu envolver todos os membros (jovens e adultos) da Igreja Batista Lírio dos Vales do Nordeste, no enfrentamento daquele que se constituiu no principal problema do Bairro, o trafico de drogas. Alem de conseguir retirar crianças, adolescentes e jovens da situação de risco em que se encontravam, foi possível também gerar emprego e renda na medida em que vários profissionais do Bairro foram contratados em função da parceria com o Governo do Estado.
A Igreja Católica Santo André, liderada pelo Padre Renato, juntamente com a Igreja Batista Nacional Lírio dos Vales, liderada pelo Pastor Juarez, também desenvolvem em conjunto um trabalho pioneiro na localidade conhecida como "Invasão da Nova Republica", reconhecida como reduto dos traficantes de drogas. Varias famílias estão agradecidas a Deus por esse trabalho, começou com distribuição de alimentos, em seguida palestras com vários temas, curso de qualificação, e oferta de vagas em Centros de Recuperação de dependentes químicos.
Alem dessas e outras ações, as igrejas mantém em parceria com a Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador, creches e escolas, voltadas para a população de baixa renda.
Outra frente de trabalho tem sido desenvolvida com os fies dessas igrejas. Os Padres e os Pastores orientam os fies a participarem de: Encontros de Famílias e Seminário para Casais, onde os mesmos são orientados a cumprirem sua principal responsabilidade diante de Deus, formar homens e mulheres com os valores cristãos e que vivam de maneira diferente da maioria dos moradores do Nordeste de Amaralina.
Essa tem sido a maneira que a igreja cristã na localidade tem desenvolvido o seu trabalho, para enfrentar e mudar o quadro de violência no Nordeste de Amaralina.

4.4 A Economia do Bairro

Como um Bairro populoso o Nordeste de Amaralina, possui uma economia muito forte, os moradores dispõem de centenas de pontos comerciais, onde é possível adquirir diversos produtos e serviços. Entre os pontos comercias pode-se destacar: Mercados (mercadinhos) Lojas de Roupas, Farmácias, Açougues, Lojas de Materiais de Construção, Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, Barbearias, Padarias, Pizzarias, Bobonieres, Mercearias, Lanchonetes, Pastelarias, Baianas de Acarajé, Armarinhos, Bares, Restaurantes, Bancas de Jornal e Revistas.

Na aérea de serviços destacamos; Agência de Correios, Casas Lotéricas, Salões de Beleza, Oficinas Mecânicas, Serralheria, Marcenarias, pontos de taxi, Caixas Eletrônicos e Pet Shops.

Além de todos os pontos comerciais e de serviços, no Bairro também funciona uma feira (Feirinha do Nordeste) que acontece aos domingos, onde são comercializados: frutas, verduras, farinha e outras mercadorias, todas elas oriundas de produtores do Recôncavo Baiano e por cidades da Região Metropolitana de Salvador.
Fruto da ação das entidades sócias que, ao longo dos anos tem buscado conscientizar os comerciantes no sentido de contratarem a mão de obra local, muitos moradores já estão trabalhando no comercio local.
Toda essa economia possibilita a geração de emprego e renda, e tem conseguido atrair investimentos de empresários do ramo de alimentos. Entretanto a economia local não é capaz de absorver toda a mão de obra disponível no bairro.










5- PESQUISA DE CAMPO

5.1 PERCURSO METODOLÓGICO

Participaram deste trabalho famílias baseadas no bairro do Nordeste de Amaralina todas elas membros de uma Igreja Crista a localizadas no bairro, sendo elas: Igrejas Católicas, Igreja Batista de Amaralina, Assembléia de Deus. A pesquisa foi realizada entre os dias: 20 de junho a 13 de julho de 2010. Foram ouvidas 10 famílias que professam a fé em Cristo, e que moram no Nordeste de Amaralina, e que congregam em uma dessas igrejas.
O questionário foi aplicado da seguinte forma: os pais responderam o questionário e foram entrevistados individualmente e sem a presença do(s) Filho(s), bem como os filhos responderam de forma individual. Desta maneira evitou-se a influencia dos pais nas respostas dos filhos.
Os dias e horários da entrevista foram previamente agendados de acordo a disponibilidade dos cooperadores ou entrevistados. Sendo que a maioria foi realizada nas casas dos entrevistados.
Ficou também ajustado que, para resguardar a integridade e privacidade dos colaboradores os nomes dos participantes serão mudados para fictícios.






5.2 Tabelas da Pesquisa.
Tabela 1 - Respostas dos Esposos do primeiro grupo de perguntas.
Nome Igreja Tempo de conversão Freq. outra denominação É líder Idade Cor/Raça
Manoel Adventista 25 anos Não Não 35 anos Negro
Martins Paróquia de Santo Andre 40 anos Não Não 50 anos Negro
Diogo Batista de Amaralina 8 anos Sim Sim 28 anos Branco
Jorge Batista de Amaralina 10 anos Não Não 41 anos Moreno
Antonio Batista de Amaralina 07 Não Não 35 anos Moreno
Roberto Assembléia de Deus 05 anos Sim Não 35 anos Negro
João Assembléia de Deus 35 anos Sim Sim 45 anos Negro
Davi Assembléia de Deus 40 anos Não Não 40 anos Negro
Samuel São Jose 27 anos Não Não 35 anos Negro
Paulo Batista de Amaralina 5 anos Não Não 25 anos Negro
Fonte: elaboração própria, pesquisa de campo 2010
Considerações da Tabela 1:
Do total dos entrevistados 70% se consideram negros 20% se consideram morenos e apenas 1% afirmou ser branco. Desse universo 80% Congregam em Igrejas Evangélicas e 20% em Igrejas Católicas, á media dos homens do tempo de conversão é de 22 anos. O que permiti avaliar que esse grupo já caminha a algum tempo na fé cristã.
Em relação à participação dos homens na liderança da igreja em que congregam apenas 30% afirmaram que são lideres, desse universo apenas 10% considera-se negro, revelando a realidade dos moradores do bairro que na sua maioria é afrodescendente, porem poucos ocupam lugar de destaque. A faixa etária dos indivíduos entrevistados é de 25 a 50 anos de idade.
Do ponto de vista da fidelidade apuramos que: os católicos nunca pertenceram à outra denominação. Entretanto dos que são considerados evangélicos 30% já pertenceram à outra denominação. Muitos afirmaram que trocaram de igrejas por fatores pessoais, outros por não concordarem com postura da direção da igreja, e outros mudaram para atender a expectativa dos filhos.
Tabela 2 :
Resposta do Esposo do segundo grupo de perguntas.
Nome Escolaridade Disciplina Conversas com filhos Renda
Salarial Profissão Já usou drogas
Manoel Ensino Médio Não Bíblia,drogas,
Filmes 2,5 Sm Pedreiro Sim
Martins 4ª.Ensino Fundamental Sim Não 1,0 Sm Aposentado Não
Diogo Graduado Não Futebol, estudo 8.0 Sm Func.Publico Sim
Jorge Ensino Médio Sim Atualidade, Bíblia, Futebol 2,0 Sm Porteiro Não
Antonio Ensino Médio Sim Bíblia, Filmes 4,0 Sm Motorista Não
Roberto Ensino Médio Sim Bíblia, Estudos 1.5 Sm Porteiro Não
João Primário Sim Não 1,0 Sm. Zelador Não
Davi Ensino Médio Sim Bíblia, sexo,dogas 3,0 Sm Funci.Publico Não
Samuel Graduado Sim Estudos, Bíblia, violência 10,0 Sm Operador Petroquímico Não
Paulo Ensino Fundamental Não Bíblia, Drogas 1,0 Sm Servente Sim

Considerações da Tabela 2:
Em relação ao nível de escolaridade 20% dos entrevistados possui nível superior, 50% possuem o nível médio ou o antigo 2º. (segundo) Grau, e dos 30% restantes o nível de escolaridade é o do ensino fundamental, sendo que desse universo 75% obtém apenas o ensino primário, ou seja, estudaram até a 4ª. Serie o que atualmente equivale ao 5º. Ano.
Quanto à disciplina dos filhos 70% responderam que assumem sim essa tarefa, e 30% deixam essa responsabilidade a cargo da esposas.
No quesito renda salarial 20% percebem mais de 7(sete) salários mínimos, 40% recebem, entre (2) dois a 4 (quatro) salários mínimos e 40 % auferem renda de 1(um) a 1,5 ( um e meio) Salário mínimo por mês.
O que podemos observar é que, os homens que possuem o nível superior de escolaridade têm um rendimento mensal maior em relação aos outros.
Em relação a pergunta se os pais conversam com os filhos 90% responderam que sim, conversam com seus filhos, e 10% disse que não, dos assuntos que eles conversam 90% afirmaram que conversam sobre assuntos relacionados a Bíblia.
Quanto ao uso de drogas, 30% responderam que sim já fizeram uso de alguma substancia proibida.







Tabela 3- Respostas das Esposas em relação ao primeiro grupo de perguntas.

Nome Igreja Tempo de conversão Freq. outra denominação É líder Idade Cor/Raça
Isabel Adventista 36 anos Sim Não 36 anos Morena
Mariana Paróquia de Santo Andre 45 anos Não Não 50 anos Negra
Maria Batista de Amaralina 15 anos Sim Não 27 anos Morena
Angélica Batista de Amaralina 16 anos Sim Não 39 anos Sarara
Creuza Batista de Amaralina 15 anos Sim Não 35 anos Morena
Margarida Assembléia de Deus 05 anos Sim Não 35 anos Negra
Jovelina Assembléia de Deus 40 anos Sim Não 46 anos Branca
Luiza Assembléia de Deus 30 anos Não Não 38 anos Morena
Josenilda São Jose 27 anos Não Não 35 anos Morena
Heloisa Batista de Amaralina 6 anos Não Não 25 anos Branca
Fonte: elaboração própria, pesquisa de campo 2010

Considerações da Tabela 3 :
Do total das esposas entrevistadas 50% se consideram morenas. 20% afirmaram que são negras 20% disseram que são brancas e apenas 10% afirmaram ser Sarara.
80% dessas mulheres congregam em Igrejas conhecidas como Evangélicas, e 20% em Igrejas Católicas. Desse universo 60% afirmaram que já freqüentaram outra Igreja e 40% disseram que não, e que sempre fizeram parte da mesma Igreja.
Em relação ao exercício de liderança na Igreja 100% das mulheres entrevistadas afirmaram que não são lideres. A faixa etária das entrevistadas é de 25 a 50 anos de idade.

Tabela 4: Respostas das Esposas em relação ao segundo grupo de perguntas :

Nome Escolaridade Disciplina Conversas com filhos Renda
Salarial Profissão Já usou drogas
Isabel Ensino Médio Sim Bíblia,drogas, 00,00 Dona de casa Não
Mariana Ensino Médio Sim Não 1,0Sm Trab. Domestica Não
Maria Ensino Medio Sim Bíblia e Drogas 2.0Sm Tec. Enfermagem Não
Angélica Ensino Médio Sim Bíblia, sexo 2,0 Sm Comerciaria Não
Creuza Ensino Médio Sim Bíblia, Filmes 00, Sm Dona de casa Não
Margarida Ensino Médio Sim Bíblia, Estudos 1,0 Sm Trab. Domestica Não
Jovelina Ensino Fundamental Sim Biblia Atualidade 1,0 Sm. Trab. Domesticas Não
Luiza Ensino Médio Sim sexo,drogas 1,5 Sm Aposentada Não
Josenilda Ensino Médio Sim Estudos, Bíblia, violência 0,0 Sm Dona de casa Não
Heloisa Ensino Médio Sim Bíblia, Drogas 0,0 Sm Dona de casa Não
Fonte: elaboração própria, pesquisa de campo 2010
Considerações da Tabela 4:
Com relação ao quesito escolaridade 90% das entrevistadas possuem o ensino médio completo, e 10% só estudaram até o ensino fundamental.
Quanto à disciplina 100% das entrevistadas reconheceram que assumem sim essa responsabilidade para com os filhos.
Das mulheres entrevistadas 90% afirmaram que conversam sim com os filhos sobre vários assuntos. Sendo que desse universo de assuntos a Bíblia ocupa o centro das conversas em seguida temos as drogas e o sexo.
Em relação a renda salarial 40% das entrevistadas afirmaram que não possuem renda, e 60% informaram que sim trabalham e que possuem renda, desse universo 33% percebem (2,0 S.M) dois salários mínimos, 16,67% percebem (1,½ S.M ) um salário mínimo e meio, e 50% auferem uma renda mensal de apenas (1,0 S.M.) Um Salário Mínimo.
Sobre o uso de drogas, 100% das entrevistas informaram que nunca usaram drogas, esse dado reflete que a maior parte de indivíduos, envolvidos com o uso de drogas a sua maioria são do sexo masculino.

Tabela 5: Respostas dos filhos/filhas em relação ao primeiro grupo de perguntas:
Na tabela abaixo mudamos um pouco o foco das perguntas, para poder alcançar um publico, não adulto. Com o objetivo de não inibir as respostas dos (as) entrevistados (as) optamos por não identificar os seus nomes. Foram entrevistados dez adolescentes sendo que 50% são rapazes e 50% são moças, sendo que estão cursando entre o 9º. Ano ( antiga 8ª. serie) ao 2º. (segundo) ano do Ensino Médio.



Sexo Idade Já ofereceram drogas Já usou drogas Conversa
Mais com Já participou de retiros Profissão deseja
Masculino 15 anos Sim Não Mãe Sim Analista de sistema
Feminino 15 anos Sim Não Mãe Sim Médica
Feminino 16 anos Sim Não Pai Sim Professora
Feminino 15 anos Sim Não Pai e mãe Sim Bailarina
Masculino 15 anos Sim Não Mãe Sim Juiz
Masculino 16 anos Sim Não Mãe Sim Delegado
Masculino 15 anos Sim Não Mãe Sim Medico
Feminino 17 anos Sim Não Pai Sim Promotora
Feminino 14 anos Sim Não Pai e mãe Não Promotora
Masculino 14 anos Não Não Pai e mãe Sim Padre
Fonte: elaboração própria, pesquisa de campo 2010

Considerações da Tabela 5 :
Do total de entrevistados 50% tem 15 anos de idade, 20% possui 16 anos de idade, 10% têm 14 anos e 20% estão com 17 anos.
Em relação ao oferecimento de drogas 100% dos jovens afirmaram que em algum momento de sua vida foi convidado a usar drogas sim.
Quanto ao uso de drogas 100% afirmaram que nunca usaram.
Em relação com quem mais conversam 50% responderam que conversam mais com a mãe, 30% afirmaram que conversam com o pai e a mãe sem distinção, e 20% do total dos jovens entrevistas informaram que conversam com o pai.
100% dos entrevistados afirmaram que já participaram de retiros de suas igrejas.
Concernente á profissão apenas 10% dos entrevistados responderam que deseja ser padre, 20% desejam ser promotoras de Justiça, 20% querem ser médicos(as), 10% Delegado de Policia Federal, 10% Professora, 10% Bailarina, 10% Analista de Sistemas, e 10% juiz.

5.2.1 Resultados da Pesquisa de Campo
Esses dados acima revelam o quanto tem sido benéfico para esses jovens a influencia das famílias e das igrejas para as suas vidas, que embora residam em um bairro marcado pela violência e onde as oportunidades são difíceis e o trafico de drogas tem cooptados vários jovens nesta faixa etária, esse grupo tem conseguido vencer essas propostas. Os pais assumiram suas responsabilidades, educando suas crianças conforme os ensinos da palavra do Senhor. Também foi possível perceber o carinho o respeito e o amor que os cônjuges têm um pelo outro, os mesmos explicitaram que a igreja onde congregam tem sido uma parceira na medida em que ,orientação através de cursos, palestras e seminário na área de família.
Acreditamos que, os resultados da pesquisa de campo revelam a importância não só da família cristã na criação e formação dos seus filhos, mas também a relevância da igreja em ser atuante na localidade em que está inserida. É no exercício do seu trabalho que a igreja consegue alcançar mais fies para o Reino de Deus, e mudar toda uma conjuntura negativa para uma nova perspectiva de vida para a comunidade. A igreja pode precisa abrir as portas do templo ( ou prédio) para cumprir sua missão, é se aproximando dos mais necessitados que ela vai imitar os passos do Mestre dos Mestres, o Senhor Jesus, e possibilitar que os cansados e oprimidos venham até o Cristo. " Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt. 11:28)


5.3 Testemunhos.
Buscando enriquecer esse trabalho, estou transcrevendo abaixo o testemunho de dois moradores do bairro Nordeste de Amaralina. Os nome das pessoas foram substituídos para resguardar a privacidade.

Primeiro Testemunho.
" Meu nome é Ambrósio, sou o caçula de 4 irmãos, tenho hoje 39 anos, há 20 anos atrás através de falsas amizades, tive envolvimentos com o uso de drogas.
Foi um tempo horrível, minha família sofreu muito, cheguei ao ponto de vender coisas da minha casa para manter o vicio. Com o passar do tempo tornei-me vendedor de drogas, pois só assim conseguiria usar as drogas sem custo.
Por minha causa meus pais tinham varias brigas, mas minha mãe já era uma mulher evangélica e de muita fé, ela orava por mim e por toda a minha família, inclusive meu pai que bebia e era viciado em jogo (baralho).
Para encurta a historia foram 5 anos de agonia.
A parte boa da vida é que a uns 8 anos atrás meu pai se converteu através de uma reunião que o vizinho fazia em sua casa, e passou a freqüentar a igreja batista Foi uma mudança total, ele me pediu perdão, e fazia questão de aos domingos quando estava de folga, me chamar para almoçar junto com ele.
Eu tinha vergonha por ser já grande e muitas vezes estar sobre o efeito de drogas.
Mas no ano de 2005, eles começaram a realizar uma reunião lá em casa, eram meus pais , alguns irmãos da igreja e dois ou três vizinhos, eu não gostava der participar e me trancava no quarto, no final da reunião eles me chamavam para orar por mim. Teve um dia que abri os olhos e vi minha mãe e meu pai abraçados chorando muito, essa cena ficou gravada em minha mente.
Depois de tantas reuniões eu continuava inflexível, ate que uma dia eles cantaram um que me chamou muito a atenção (foi na cruz). Nesse dia eu sair do quarto e sentei-me no sofá da sala, e no final todos me abraçaram, o vzinho me convidou para um churrasco em sua casa, foi muito legal, as pessoas apertaram minha mão ou me abraçavam com tanta alegria que eu pensei esse povo é diferente.
Depois de duas semanas eu recebi Cristo como Senhor e salvador de minha vida, hoje sou casado tenho uma filha linda, voltei a estudar ,trabalho desejo criar minha filha conforme estou aprendendo na igreja.

Segundo Testemunho.
Meu testemunho talvez não cause muito espanto, pois acredito que não tenha tanta emoção, em relação aos que estou acostumado a ouvir.
Meu nome é Silas, sou casado, e tenho dois filhos, meus pais são evangélicos e fui criado em um ambiente cristão onde acredito que fui muito feliz.
Sempre participei da igreja, e nunca tive contato com drogas ou bebidas alcoólicas. Minha família enfrentava dificuldades financeira mas nunca abriu mão de minha educação, embora sempre estudei em escola publica, tive uma boa base escolar, estudei no colégio Satiro Dias e na escola Polivalente de Amaralina, quanto fiz o concurso pára a Escola técnica Federal da Bahia.
Atualmente, trabalho em uma empresa do Polo Petroquimico de Camaçari, vivo em paz com minha família, e sempre servindo a Deus.
Desejo criar meus filhos da mesma maneira que fui criado, no temor do Senhor, para que os mesmos façam a mesma coisa com os meus netos.





6- CONSIDERAÇÕES FINAIS

"Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciaram primeiras as boas novas a Abraão: "Por meio de você todas as nações serão abençoadas"(Gálatas 3:8 NVI)
Apresentaremos as considerações finais, primeiramente reconhecendo que, o desejo de Deus é abençoar todas as famílias da terra, através do Seu filho Jesus Cristo, observando a Historia do povo de Deus, percebemos que família tem sempre exercido um papel preponderante. No primeiro livro das Sagradas Escrituras (Genesis) ele começa a Historia da humanidade formando o primeiro casal, e os responsabilizado em relação à procriação ou a multiplicação dos filhos. Quando mais a frente (Genesis 6:5-8) à humanidade se corrompe, Deus escolha entre os habitantes daquela época um homem que vivia de maneira diferente com sua família, em meio todo o caos aquela família temia a Deus, amava os seus preceitos e criava seus filhos obedecendo a vontade do criador.
Atualmente a família cristã, enfrenta os mesmos desafios, como criar e educar seus filhos, em meio a tantas mudanças na sociedade, onde valores como: amar ao próximo como a si mesmo, respeito ao idoso, honestidade, bondade, caridade estão esquecidos.
O que tem atraído as pessoas são as coisas ou situações que lhes proporcionem, prazer, e para alcançar esse objetivo as drogas tem surgido como um atalho.
Os governantes, através de suas assessorias, difundem campanhas em todos os meios de comunicação, fiscalizam as fronteiras com mais rigor, vez por outra surge até quem defenda a legalização das drogas como forma de resolver o problema.
O trafico de drogas movimenta quantias altíssimas de dinheiro e a cada dia cooptam mais pessoas para suas fileiras, quer sejam como consumidores ou como trabalhadores do mercado de entorpecentes.
Os prejuízos causados pelo trafico de drogas são incalculáveis, a rede publica de saúde não tem condições de tratar de maneira adequada o dependente químico. A prisão dos usuários, também não tem conseguido mantê-los distante das drogas.
Até as escolas não são poupadas, os traficantes investem maçicamente no sentido de alcançar mais consumidores para os seus produtos. Alunos que se portam contrário ao uso das drogas, são zombados e ridicularizados diante dos colegas. Os professores e diretores dessas instituições de ensino, também se tornaram reféns dessa situação.
Enquanto a sociedade debate a maneira correta de enfrentar a situação, milhares de seres humanos estão com suas vidas destruídas. As drogas têm conseguido arrastar uma multidão de pessoas, sendo elas crianças, adolescentes, jovens e adultos para a; prostituição, a pratica de roubos, assaltos, homicídio e assassinatos. Varias famílias tem sido vitimada pelo poder destruidor das drogas.
Esse mal tem alcançados todas as camadas sociais do mundo inteiro, hoje é comum assistir nos grandes tele-jornais da televisão brasileira e internacional, noticias de pessoas famosas que estão enfrentando problemas com o uso de substancias entorpecente. Embora esses artistas tenham um bom poder aquisitivo e como conseqüência, acesso ás melhores clinicas de tratamento para o dependente químico, tem sido comum a regressão do quadro.
Acredita-se que, a temática tem sido errada, o problema pode ser resolvido de outra maneira. A família precisa voltar-se para os princípios da Palavra de Deus.
As famílias cristãs baseadas no Nordeste de Amaralina, bairro da cidade de Salvador, marcado pela violência em função do trafico de drogas tem logrado êxito na educação e formação dos seus filhos.
Um grande número de famílias, não praticantes da Religião Cristã, estão criando seus filhos, sem limites, e sem compromisso com Deus, e como conseqüência estão sofrendo ao verem seus jovens, cooptados pelo trafico de drogas, sendo verdadeiros escravos da violência que campeia o Nordeste de Amaralina.
As moças passam a ser vista como objeto sexual, onde o traficante usa e abusa do seu corpo, na maoria das vezes essas meninas tornam-se mães precocemente, sem qualquer estrutura, quer, física, psicológica ou financeira para desempenhar o papel maternal. Frutos dessa situação nascem crianças fora do contexto familiar, e que na maioria das vezes a perspectiva de vida desse recém-nascido será semelhante aos de seus genitores.
Os rapazes se tornam soldados do tráfico e os responsáveis pelo enfrentamento armado contra a polícia e como "vapores" na venda de drogas, muitos desses jovens morrem entre 15 e 25 anos de idade.
Entretanto na contra mão dessas historias, existe um grupo de famílias, onde os pais têm assumido suas responsabilidades de acordo a Palavra de Deus e tem conseguido um futuro melhor para seus filhos.
A educação dos seus filhos, não esta em segundo plano, a formação do caráter das crianças está sendo pautada nos ensinos da Palavra de Deus. A Religião Cristã que tem sido a pratica de fé dessas famílias, tem sido o divisor de águas. É comum ouvir relatos e testemunhos de moradores enaltecendo o proceder dos adolescentes e jovens que estão envolvidos na Igreja Católica e, ou a Igreja Evangélica.
Os chefes do trafico de drogas no Bairro, respeitam as famílias cristãs, e dão ordem aos seus comandados, para não os importunarem. Os Pastores e os Padres, envolvidos no trabalho social também são respeitados e tem livre acesso em todas as ruas ou localidade para desenvolverem suas atividades.
Os filhos das famílias cristãs têm crescido com uma perspectiva diferente, os adolescentes sonham com um futuro melhor, o numero de jovens que ingressam nas faculdades tem crescido gradativamente. Esses resultados confirmam que através do evangelho é possível as famílias, construírem um futuro melhor para as crianças.
A pesquisa realizada com as famílias cristãs que residem no Nordeste de Amaralina permite inferir que o modelo de educação adotado pelos pais tem sido o principal motivo no alcance dos resultados satisfatórios.
Concluímos essa pesquisa percebendo que , ao assumir a sua responsabilidade na educação e formação dos seus filhos, a família cristã sendo ela Católica ou Evangélica estará contribuindo com Deus para fazer do Nordeste de Amaralina um Bairro melhor e mais justo, onde a mídia poderá divulgar noticias com manchetes enaltecendo as principais riquezas que o Nordeste de Amaralina possui a sua gente, que é um povo alegre, trabalhador, inteligente, e sobre tudo um povo que está descobrindo a cada dia o quanto é bom para as famílias conhecerem e seguirem a Jesus, aquele que veio ao mundo, através de uma família, não para condenar e sim perdoar os pecados dos homens e conduzi-los salvos a Deus.

"Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo" (1Timoteo 2:3-6 NVI)










REFERENCIAS

ARAUJO, Rosivaldo de Geraldo Santana Souza. Uma historia de superação.Salvador; Obra Santa,2010
CURY, Augusto. Maria A maior educadora da Historia: Os dez princípios que Maria utilizou para educar o menino Jesus; uma visão da Psicologia, Psiquiatria e Pedagogia sobre a mulher mais famosa e desconhecida da Historia. São Paulo: Editora Planeta do Brasil,2007.
CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante,2003
DENA, Junior e DAVIDSON, Toni. Família Um Projeto Celestial. Revista Geração de Davi.Maringa, ano 2 Edição 5, 2010
DRESCHER, John M. Agora É a hora de Amar Seu Filho.3. Ed.São Paulo: Mundo Cristão, 1991
FELICIO,Toni. Reconstruindo os Elos. Revista Impacto.Americana, ano 12 Edição 65, 2010
TIBA, Içami. Quem ama educa: formando cidadãos Éticos.São Paulo; integrare Editora, 2007
LEE, Nicky e LEE, Sila. O livro do casamento: como construir um relacionamento para a vida toda.Curitiba: encontro Publicações,2006.
LEITE, Ariane Viera. Os modelos educativos das mães evangélicas com maridos não crentes.UCSAL,2007

MOREIRA, Lucia e CARVALHO, Ana M. C. Família e Educação: Olhares da Psicologia.São Paulo: Paulinas 2008.
MATOS, Alexandre Jose de.<http://www.santarita-oar.org.br/base.php?page=post_035_monica> (17/08/2010)
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de. As Grandes Doutrinas Da Biblia.Rio de Janeiro, CPAD, 1987
SOUZA,Tatiane dos Santos <www.cult.ufba.br/enecult2007/TatianedosSantosSouza.pdf> (16/07/2010

WENDEL, Bruno e MENEZES, Bruno 2009 < http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=43485&mdl=27>
(acessado em 30/07/2010)