A perspectiva multicultural na abordagem da dinâmica pedagógica constitui uma preocupação recente e crescente a nível internacional.

“A perspectiva multicultural liberal ou humanista enfatiza um currículo baseado nas ideias de tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas”. (SILVA, 2010, p.88)

“O multiculturalismo representa um importante instrumento de luta política”. (SILVA, 2010, P.86)

Referências Bibliográficas

CANDAU, V.M; ANHORN, Carmem Tereza Gabriel. A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ed. -1. reimp – Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

HTTP://www.google.com.br/search/imagens-sobre-o-multiculturalismo.

Seminário elaborado pelos graduandos do 4PED1/11N, sob a orientação do Profo. Dr. Mauro Gomes da disciplina Tópicos Integradores II.

 

Equipe Organizadora

Alexandre Saldanha da Silva

Danuzia Nascimento Alves

Evandro Levi Mitome da Costa

Maria Deuzirene Carvalho

Michel Eloi de Moraes

Ozinei dos Santos Chaves

 

A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária

O objetivo deste seminário é discutir a complexidade da problemática das relações entre escola e cultura a partir das ideias de Vera Maria Candau e Carmem Tereza Gabriel Anhorn.

 

UNICEL – Faculdade Literatus

Manaus- AM

2013

 

Introdução

Perspectiva multicultural = Relação entre escola e cultura.

Educação intercultural/ gênese/EUA/razões pedagógicas/ motivos sociais, políticos, ideológicos e culturais.

Perspectiva multicultural/anos 80 e 90 = nova consciência/ “democracia racial”.

PCNS = temas transversais = pluralidade cultural.

 

1.      O PVNC: um terreno fértil para se pensar a questão multicultural

O pré-vestibular de negros e carentes posiciona-se como movimento de conscientização, articulação, apoio e de combate ao racismo e à discrição do acesso da população pobre à universidade.

2.      Multiculturalismo e modelo de Banks

Prática pedagógica e o multiculturalismo para a didática e a luta contra a discriminação e o racismo são os focos da proposta de Banks.

Visão de Banks = finalidades = educação multicultural = habilidades, atitudes e conhecimentos para atuar no contexto de sua própria cultura e na interação com outras culturas.

Paradigmas que explicam o fracasso escolar dos estudantes oriundos das camadas populares ou determinados grupos étnicos, como os negros são: da privação cultural, ou seja, o fracasso está motivado pela cultura que foram socializados e a questão das linguagens, valores e estilos de comportamentos diferentes, que têm de ser compreendidos na sua originalidade.

Centro da questão: o que precisa ser mudado não é a cultura do aluno, mas a cultura da escola.

Estratégias utilizadas para se transformar o currículo na perspectiva multicultural:introdução no contexto escolar de comemorações, eventos relativos a diversas culturas; afetar o currículo formal acrescentando conteúdos em diferentes disciplinas, sem afetar sua estrutura básica; restruturação do currículo permitindo que os alunos trabalhem conceitos, temas, fatos, provenientes de diferentes tradições culturais e desenvolver projetos e atividades que suponham envolvimento direto e compromisso com diferentes grupos culturais.

3.      Didática e multiculturalismo: entre tensões e desafios

Para Banks a educação multicultural deve entendida como um conceito complexo e multidimensional. Nesse sentido, propõe um modelo para o seu desenvolvimento na escola baseado em cinco dimensões inter-relacionadas;

a) Integração dos conteúdos: está relacionada à utilização de exemplos, dados e informações referidas a diferentes culturas para ilustrar conceito-chave, princípios, generalidades e teorias das diferentes matérias e disciplinas;

b) Processo de construção do conhecimento: processo que ajuda os alunos a entender, investigar os pressupostos culturais que influenciam as formas pelas quais o conhecimento é construído;

c) Reduzir o preconceito: postura racial e étnica destinada a um sentimento e um relacionamento mais positivo com outras culturas;

d) “Uma pedagogia da equidade”: estratégias de diversificação para a facilitação da aprendizagem dos alunos de diferentes grupos raciais, étnicos e de classes sociais;

e) “Empoderamento” de diferentes grupos: processo de reconstrução da cultura e da organização escolar no sentido de proporcionar experiências de igualdade educacional.