Neste trabalho analisamos duas obras de autores distintos: “ O menino ” de Lygia Fagundes Telles e “ Conversa de bois “ de Guimarães Rosa. Os dois contos tem como personagens principais crianças. Embora o enredo e a classe social dos personagens seja diferente, ambas as crianças têm sua vida transformada pela dor causada pela traição materna. E também ambos os personagens possuem a mesma faixa etária em torno de 8 anos de idade.

            A influência materna é observada no conto “ O menino “, onde fica claro o amor e a admiração que a criança tem pela mãe. Neste conto a admiração que a criança tem pela mãe é tão grande que ele a vê como a melhor mãe do mundo e deseja se casar com uma mulher igualzinha a mãe.

l      O menino “ de Lygia Fagundes Telles emociona, pois, tamanho é o conflito que se passa com os sentimentos da criança que vê em sua mãe a perfeição. E em instantes toda aquela imagem que o menino fazia da mãe se desfaz, a dor é tão intensa que a criança se sente impotente e não consegue revelar a verdade ao pai. Resumindo toda a sua dor em um abraço.

No segundo conto “ Conversa de bois “, o que chama a atenção é a presença da dor desde o início do conto. Sendo a dor tão forte que até os animais tomam conhecimento dela. Tiãozinho sofre ao ver sua mãe colocar outro homem dentro de casa com seu pai já muito doente e como se isso não bastasse com a morte do pai é obrigado a carregar o corpo de seu pai em meio a rapaduras. Durante todo o percurso a criança sofre maus tratos do amante da mãe e nada pode fazer para revidar. Os animais sentem o sofrimento da criança e tramam a morte do amante da mãe do menino

 

Características Psicológicas de crianças de 8 anos

l      A sua personalidade é mais expressiva, os seus gestos, são mais seus.

l      Procura viver, no entanto, segundo as normas dos demais

l      Sente-se mais identificada com a família e necessita dela - porque esta exerce, sobre ela, uma influência preponderante.

l      É sensível aos desacordos e antagonismos entre os membros familiares

 

As necessidades que a criança apresenta para seu desenvolvimento

Necessita, por isso, que as relações recíprocas com as outras pessoas se encontrem em equilíbrio.
Conservar um clima de confiança fácil e mútua entre pais e filhos, que lhe dê segurança e equilíbrio.

            A mãe continua a desempenhar um papel muito importante na sua vida, embora o pai receba uma dose cada vez maior de afeto, se responde à criança de modo a adaptar-se a ela.

Com base em nossas pesquisas concluimos que o universo familiar é de grande importância na formação de uma criança. E a mãe tem um papel fundamental para o desenvolvimento dessas crianças, pois , as crianças têm na mãe um exemplo e qualquer alteração na relação existente entre mãe e filho pode provocar um trauma na criança. É nessa faixa de idade a criança precisa muito dos pais e principalmente da mãe para se estabelecer como cidadão.