A PRÁTICA DO ATLETISMO NO 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS DE VALENÇA

 

 

BRUNO DE PAULA MATTOS

 

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física do Centro Universitário Geraldo Di Biase, como parte dos requisitos necessários a obtenção da condição de Licenciadoem Educação Física, sendo submetida a aprovação da Banca Examinadora composta pelos seguintes membros:

 

 

__________________________________________________                         Orientador: Professor Marcelo Dantas de Britto

 

___________________________________________________

Professor: Sandro Gonzaga de Aredês

 

__________________________________________________

Professor: Paulo Henrique Fernandes de Freitas

 

__________________________________

Grau

RESUMO

 

O presente trabalho teve como objetivo verificar a utilização do atletismo como conteúdo nas aulas de Educação Física no segundo segmento do ensino fundamental nas escolas de Valença. Com base numa amostra coletada em escolas da rede Municipal, Estadual e Particular, foi utilizando questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram entrevistados 14 professores de Educação Física. Os dados coletados demonstram que 100% dos professores indicam ser importante a prática do atletismo nas aulas de Educação Física, contudo, 64% não ministram aulas de atletismo. Os meios de ensino indicam que 60% utilizam somente aulas práticas enquanto 40% utilizam aulas práticas e teóricas, utilizando atividades lúdicas, recreativas e fundamentos técnicos. O uso do Datashow e slides foi citado por 60% dos professores que ministram aulas teóricas, e 40% utilizam métodos mais convencionais como pesquisa, livros e reportagens. Todos professores entrevistados tanto os que aplicam o atletismo, e os que não aplicam, reclamam da falta de: espaço físico, materiais e pouco interesse dos alunos dificultando seu trabalho. Constatou-se que a maioria dos professores não utiliza o atletismo como conteúdo das aulas de Educação Física, isto se deve as dificuldades quanto a  infra-estrutura.

Palavras-chave: Educação Física, atletismo, professores.    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

1-INTRODUÇÃO_______________________________________________5

2-METODOLOGIA_____________________________________________8

2.1 TIPO DE PESQUISA__________________________________________8

2.2 AMOSTRA__________________________________________________8

2.3 PROCEDIMENTO DE PESQUISA_______________________________8

2.4 ÉTICA DA PESQUISA_________________________________________9

2.5 TRATAMENTO ESTATÍSTICO_________________________________ 9

3-RESULTADOS E DISCUSSÃO__________________________________10

4-CONCLUSÃO_________________________________________________20

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________22

6- ANEXOS_____________________________________________________24

6.1 QUESTIONÁRIO______________________________________________24

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1-INTRODUÇÃO

 

O atletismo é tão antigo quanto o homem, desde a idade primitiva já se usava movimentos básicos para se locomover de um lugar para o outro, fugir e usar essas habilidades para sua caça. Com o passar do tempo o homem foi usando essas habilidades e foram adaptadas, e aprimoradas até chegar aos dias atuais e usá-las em competições de atletismo (MIANI, 2009). Segundo Godoy (1996), os gregos ensinavam atividades físicas como à dança, andar, lidar com animais voltados para uma prática saudável para o corpo e visando também o elemento da socialização.

O atletismo é base para quase todos os esporte, pois é uma modalidade que usa vários movimentos em situações diversas. Um exemplo é na própria escola onde as crianças no recreio fazem movimentos como saltar, correr, arremessar. Com as aulas de Educação Física o professor pode usar de forma lúdica o atletismo como introdução da modalidade fazendo com que essas crianças tenham um aperfeiçoamento destes movimentos. Esta metodologia pode ser grande responsável pela melhoria das capacidades motoras citadas, e também pela manutenção da saúde contribuindo para uma melhoria das capacidades funcionais básicas (HILDEBRANDT, 2003).

De acordo com o estudo de Coiceiro, Garcia, Melo & Morand (2011) foi verificado que 97% dos entrevistados indicaram ser importante a prática do atletismo nas aulas de Educação Física, contudo, 70% ministram aulas de atletismo. Os meios de ensino indicaram, 71% de atividades lúdicas. Entre os métodos utilizados, 57% utilizam o misto, dentre as dificuldades indicadas em não promover a vivência do atletismo (30% da amostra), 33% é pela falta de material adequado e 34% a falta de espaço físico.

A pesquisa de Ferreira (2010) concluiu que os professores de Educação Física, apesar de terem total liberdade para planejarem suas aulas, encontram dificuldades para implantarem o atletismo na escola. Como também o fato de alguns docentes desconhecerem que, saltar, correr, pular, arremessar, aterrissar, são fundamentos do atletismo.

Matthiesen, Silva & Silva (2006) chegaram à conclusão que o atletismo é pouco difundido nas Escolas e clubes, o autor também cita a visão das crianças sobre o atletismo dizendo que ela apesar das dificuldades de espaço físico e materiais notou-se o entusiasmo por parte das crianças mesmo não conhecendo muito a modalidade.  Mas também cita benefícios importantes como facilitar a aprendizagem do atletismo por parte das crianças.

Noll, Suñé & Oppermann (2008) perceberam que os professores de Educação Física consideram o atletismo um esporte como modalidade base para quase todos os esportes, proporcionando o desenvolvimento das valências físicas; mas ao mesmo tempo o atletismo é pouco praticado na forma sistematizada nas Escolas. 

Os conteúdos da Educação Física estão divididos em três blocos de acordo com o PCN: Esportes, jogos, lutas e dança; atividades rítmicas e expressivas; conhecimento sobre o corpo, o atletismo se enquadra no primeiro bloco citado, pois se referem às informações da parte histórica, a origem e característica dos esportes, lutas e dança como base de jogos pré-desportivos, brincadeiras lúdicas, educativas e infantis (MATTHIESEN, SILVA&SILVA, 2006).

A Educação Física no início era vista apenas como uma disciplina para exercitar o corpo para ter mais saúde, hoje esse conceito mudou com as transformações e conscientização das pessoas. Respeitando os Parâmetros Curriculares Nacionais a Educação Física deve dar a oportunidade de vivência para todos os alunos desenvolverem seus potenciais visando à forma democrática e não seletiva (MATTHIESEN, SILVA&SILVA, 2006).

Segundo Rodrigues, (2003) os professores devem ter uma formação para que possa conhecer e aplicar os conteúdos, e sempre estar estimulando a criatividade dos alunos. Lima & Betti (2002), seguem com o mesmo pensamento que as aulas de Educação Física devem ser ministradas desde as primeiras séries, pois é neste período é que as crianças possuem uma capacidade maior de aprendizado e se desenvolvem melhor.

O atletismo não é muito praticado em um país onde se tem outros esportes de massa como o futebol e o vôlei, principalmente no ambiente escolar. Este estudo pode contribuir para que o atletismo seja mais difundido, não só em época de Olimpíadas e Pan – Americano, período em que este tem mais evidência, e também demostrar a importância para o desenvolvimento motor das crianças. Com isso, iremos colaborar com a singela contribuição, através deste trabalho, desenvolver um material para pesquisas e trabalhos, sobre a incidência da prática do atletismo nas Escolas.

Sendo assim o objetivo deste estudo foi verificar a utilização o atletismo como conteúdo das aulas de Educação Física no 2º segmento do Ensino Fundamentalem Valença. Verificaro interesse dos professores de implantar esta modalidade no conteúdo das aulas, analisar as dificuldades de materiais e espaço físico que possam aparecer no dia-a-dia e identificar às metodologias de ensino utilizadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2-METODOLOGIA

 

2.1 TIPO DE PESQUISA

Foi realizado um estudo de caso do tipo descritivo. Este se preocupou com a verificação do status do atletismo enquanto conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se uma abordagem transversal.

2.2 AMOSTRA

Foram entrevistados 14 professores da rede pública e particular de ensino com faixa etária de25 a51 anos e prática docente com média de 13 anos. Participaram do estudo apenas aqueles profissionais de Educação Física com no mínimo de 2 anos lecionando no 2º segmento do ensino fundamental, o mesmo devendo lecionar aulas de Educação Física regularmente.

2.3 PROCEDIMENTO DE PESQUISA

Os dados foram coletados através de visitaçõesem Escolas Municipais, Estaduais e Particulares no município de Valença. A investigação foi realizada através da utilização do questionário de Melo, Morand, Garcia & Coiceiro (2011), Bonfim (2011) e Ferreira (2010), com perguntas abertas e fechadas.

2.4 ÉTICA DA PESQUISA

O estudo foi realizado de acordo com as orientações da Lei 196/96 CNS, que regulamenta a pesquisa em seres humanos no país.

2.5 TRATAMENTO ESTATÍSTICO

Foi utilizada a estatística descritiva estruturada através da verificação da distribuição de frequência das respostas obtidas nos questionários utilizados na pesquisa. Para tal foi utilizado o programa Excel for Windows.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Gráfico 1: Tempo de formação dos professores entrevistados na pesquisa.

 

Pôde-se observar no gráfico 1, que 50% dos professores entrevistados tem mais de 15 anos de formação, 29% tem de 5 a 15 anos de formação e 21% tem até 5 anos de formação.                            

 

 

 

Gráfico 2: Utilização do atletismo nas aulas de Educação Física Escolar.

 

 

Os professores entrevistados, todos acreditam ser importante à prática da modalidade do atletismo nas Escolas, porém, somente uma parte relata que ensinam o atletismo em suas aulas. Por que os 100% não promove a vivência do atletismo no ambiente escolar? Buscaremos ao longo do estudo esta resposta.

 

Verificou-se no gráfico 2, que, 64% dos entrevistados não ministram aulas de atletismo e 36% ministram aulas de atletismo. Os percentuais do gráfico 2 mostram a realidade atual do esporte no ambito escolar. Para Matthiesen, (2007), Matthiesen et al (2008), Prado; Matthiesen, (2007), o atletismo está em uma fase de esquecimento no conteúdo escolar. Entretanto, Coiceiro (2007) complementa, tendo uma visão mais otimista observando alguns espaços que vem ajudando a divulgar o atletismo, como Vilas Olímpicas e alguns projetos esportivos nas Escolas.

Os estudos de Melo, Morand, Garcia&Coiceiro (2011), 97% dos professores, indicam

ser importante aulas de atletismo , este dado corrobora com a pesquisa realizada dentro de nossos estudos, já os itens que revelaram os resultados referentes ao percentual de professores, que ministram aulas de atletismo e os que não ministram, não corroboraram com os resultados desta pesquisa, pois os dados apresentados pelos dois estudos foram bem distintos.

 

Gráfico 3: Indica os meios de ensino que o professor utiliza.

 

 

No gráfico 3, indica que 60% dos entrevistados utilizam somente aulas práticas de atletismo, 40% aplicam aulas práticas e teóricas e nenhum utiliza  somente aulas teóricas.

Segundo Xavier (1986,p.29), os professores de Educação Física escolar devem ter conhecimento sobre quais recursos mais apropriados deve ser aplicado em suas aulas a cada momento e em situações diversas, pois seu aproveitamento nas aulas de Educação Fìsica torna-se um instrumento pedagógico importante.

De acordo com os estudos de Melo, Morand, Garcia&Coiceiro (2011), 43% utilizam somente aulas práticas de atletismo, 47% utilizam aulas prática e teóricas, 5% somente aulas teóricas e 5% convidando especialistas, não corroborando com este estudo.

 

 

 

 

Gráfico 4: Indica os meios de ensino do atletismo em relação às aulas práticas.

 

 

No gráfico 4, 80% dos professores entrevistados citaram que desenvolvem atividades educativas e fundamentos técnicos, e 20% utilizam somente atividades lúdicas.

Para Oliveira (2006), o atletismo pode ser brincado, jogado, e pode ser reconstruído de forma lúdica confrontando com suas técnicas específicas.                   

Os estudos de Melo, Morand, Garcia&Coiceiro (2011), não corrobora com o presente estudo, pois 71% utilizam atividades lúdicas e 29% educativos e fundamentos técnicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 5: Indica os meios de ensino do atletismo em relação às aulas teóricas.

 

Dos professores entrevistados que ministram aulas teóricas de atletismo, 60% usam o recurso do Datashow e slides para as suas aulas, e 40% usam métodos mais convencionais como livros, reportagens e trabalho de pesquisa.

Ao longo dos anos, muitos recursos didáticos vêm sendo utilizados como o projetor de slides, vídeos, computadores e o Datashow. Cabe ao professor identificar as necessidades dos alunos verificando seus interesses no sentido de utilizar o material de apoio mais adequado para atender os objetivos educacionais (MEC, 2008).

Os estudos de Melo, Morand, Garcia &Coiceiro (2011), dos professores que utilizam  aulas teóricas somente 5% utilizam o recurso do Datashow e slides, 38% utilizam livros, reportagens e pesquisa, 43% não ministram aula teórica e 14% utilizam vídeos e filmes sobre a modalidade, não corroborando com os dados coletados.

O item vídeos e filmes sobre a modalidade, foram englobados dentro do uso do Datashow.

 

 

 

 

Gráfico 6: Indica o método de ensino do jogo esportivo utilizado.

 

 

No gráfico acima, indica que 80% dos professores entrevistados utilizam o método misto em suas aulas, 20% utilizam o método recreativo e nenhum professor utiliza o método global.

Para Xavier (1986), o método misto primeiramente acontece a execução do gesto todo, em seguida o gesto é dividido em partes com o objetivo de corrigir os movimentos. Logo após, volta-se a realizar o gesto por completo. A segunda parte servirá de base no que foi observado no primeiro momento.

Matthiesen (2005) relata que: visando incluir as crianças no universo de movimentos, o profissional de Educação Física deveria buscar por meio de atividades recreativas que englobe conhecimentos gerais sobre as habilidades motoras e conhecimentos específicos, objetivando aproximar as crianças do universo do atletismo.

Corroborando com o estudo de Melo, Morand, Garcia &Coiceiro (2011), que 57% utilizam o método misto, 19% método recreativo e 24% o método global.

 

 

Gráfico 7: Indica se o professor prepara alunos para competições.

 

 

No gráfico 7, 80% dos professores preparam os alunos para competições intercolegiais, e 20% não tem interesse na preparação dos alunos para competição.

Existem aspectos positivos e negativos sobre a preparação dos alunos para competições:

De acordo com Soares e Montagner (2009), a maioria das crianças gostam das atividades que tem o propósito da competitividade, quando bem direcionadas torna-se uma valiosa ferramenta de formação de caráter.

 Já para Leite (2010), o esporte que se reproduz na Escola, não é o com ideais sociais e educativos, e sim uma repetição do esporte rendimento que pode levar poucos ao sucesso e muitos ao fracasso.

Corroborando com o estudo de Ferreira (2010), 66% dos professores preparam alunos para competições e 34% não preparam.

Complementando a resposta, foi perguntado o motivo pelo qual o professor prepara seus alunos para estas competições. Alguns argumentaram que:

”Buscar melhor desempenho nas competições.”

“Tendo em vista que o referido esporte acontece na Escola, o treinamento se baseia no esporte-educação, ou seja, treinam-se os aspectos técnicos e táticos, mas consciente da sua transformação e adaptação de acordo com a realidade dos alunos.” 

“Participação dos alunos, mas visando os resultados.”

“Participação nas competições, visando a vencer para ajudar a Escola na pontuação geral da competição.”

 

As dificuldades de promover a vivência do atletismo nas Escolas.

Em relação ao item, dificuldades em promover o atletismo na escola, os professores que não ministram aulas de atletismo, apontaram a falta de espaço físico, a falta de material adequado, falta de interesse tanto da escola, como do aluno e falta de cursos específicos na região, como os maiores fatores da não promoção do atletismo. Nenhum professor citou a falta de conhecimento específico.

Importante ressaltar que todos os professores entrevistados que ministram aulas de atletismo dizem que também tem grandes dificuldades, pois não tem local físico e materiais adequados, forçando-os a fazer adaptações para que consigam seus objetivos.

Para Krug (2004), os professores de Educação Física se deparam com a falta de infraestrutura das instituições de ensino que não proporciona materiais e espaço físico adequado, fazendo com que o docente tenha dificuldades de desenvolver uma prática pedagógica de qualidade.

Corroborando com Melo, Morand, Garcia e Coiceiro (2011), relatam os mesmos problemas de falta de espaço físico, de materiais, pouco interesse por parte dos alunos e também falta de oferta de cursos específicos.

 

 

 

Categorias (provas)

 

Modalidades

Número de citações

 

Pistas

Corridas

5

Revezamentos

3

Corrida com barreiras

1

Campo

Salto em distância

4

Salto em altura

2

Arremesso de peso

1

Lançamento de disco

0

Outros

0

Tabela 1: Indica as modalidades do atletismo que os professores costumam lecionar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre as modalidades mais aplicadas nas aulas, dentro do grupo de cinco professores que desenvolvem o atletismo, todos citaram as corridas rasas como parte de suas aulas, 3 destes acrescentam o revezamento, 1 desenvolve a corrida com barreiras, 4 salto em distância, 2 salto em altura, 1 arremesso de peso e nenhum aplica lançamento de disco.

 

 

 

 

 

 

Tabela 2: Indica as modalidades mais apreciadas pelos alunos sob o ponto de vista dos professores.

Categorias (provas)

 

Modalidades

Número de citações

Pistas

Corridas

3

Revezamentos

3

Corrida com barreiras

0

Campo

Salto em distância

1

Salto em altura

1

Arremesso de peso

0

Lançamento de disco

0

Outros

0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Das modalidades do atletismo que os alunos mais apreciam nas aulas de Educação Física de acordo com os professores, 3 citaram corridas rasas como a preferida, 3 revezamento, 1 citou salto em distância, 1 salto em altura, nenhum citou arremesso de peso, lançamento de disco e corrida com barreiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4-CONCLUSÃO

 

 

O objetivo do estudo foi verificar se os professores de Educação Física que lecionam no segundo segmento do ensino fundamental na rede pública e particular das Escolas de Valença aplicam o atletismo como conteúdo nas suas aulas, mostrando suas dificuldades e suas metodologias de ensino.

Podemos verificar na pesquisa que a grande maioria acredita ser importante a prática do atletismo na Escola, a maioria não aplicam as aulas de atletismo, pois citam a falta de materiais adequados, espaço físico e o pouco comprometimento dos alunos, mostrando a realidade nas Escolas de Valença. Dos professores que aplicam o atletismo nas aulas também reclamam dos mesmos problemas, mas fazem adaptações utilizando materiais alternativos nas aulas para que os alunos tenham a vivência do atletismo no ambiente escolar.

O estudo pode demostrar a atual situação do atletismo em Valença onde em sua grande maioria os professores aplicam o atletismo como forma de treinamento somente no período dos jogos estudantis. Os professores aplicam mais as corridas como conteúdo em suas aulas, a falta de interesse dos alunos pode estar associado a não vivência com outras modalidades do atletismo, como o arremesso de peso, lançamento de disco, o saltoem altura. Esperamostambém que os professores se estimulem mais usando metodologias de ensino que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, podendo assim transformar a prática desta modalidade mais presente nas aulas de Educação Física nas Escolas de Valença.

Portanto, esperamos a partir deste estudo, novas propostas e planos surgem para melhorar em breve o quadro da prática do atletismo nas Escolas. Recomenda-se que realize mais estudos com diferentes amostras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BOMFIM, A. B.C. O atletismo como conteúdo na Educação Física escolar: um olhar dos docentes no município de Boa Vista, RR. EFDesportes.com, Revista digital, Buenos Aires – Ano 15 –Nº 152 – Janeiro de 2011.

 

COICEIRO, G. A.; GARCIA, F. M.; MELO, R. A.; MORAND, D. G. Atletismo escolar: visão dos professores de Educação Física que atuam em escolas de ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires - Ano 16 - Nº 156 - Maio de 2011. http://www.efdeportes.com/efd156/atletismo-escolar-visao-dos professores.htm.

 

FERREIRA. Atletismo na Escola: Porque não? Banco de dados<online> Disponível em www.artigonal.com.br. Acesso em 18 de Abril 2012.

GODOY, Lauret. Os jogos Olímpicos da Grécia antiga. Editora Nova Alexandria LTDA. 1996.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Reflexões pedagógicas sobre a relação entre Educação, Esporte e a aula de Educação Física. In.: HILDEBRANT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre o ensino do esporte. Ijuí: UNIJUÍ. 113-142.2001.

KRUG, Hugo Norberto. Vale a pena ser professor de Educação Física escolar? EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 122, 2008. http://www.efdeportes.com/efd122/vale-a-pena-ser-professor-de-educacao-fisica-escolar.htm.

LEITE, E. A. O Esporte na escola: sua realidade e possibilidade de mudanças. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 14 - Nº 142 - Março de 2010. http://www.efdeportes.com/efd142/o-esporte-na-escola.htm

LIMA, J.P. BETTI, I.C.R., A importância da inclusão da disciplina educação física em cursos de pedagogia, Revista Corpoconsciência, Faculdade De Educação Física De Santo André, n. 9, p. 42, 2002.

MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, A. C. L.; SILVA, M. F. G. Atletismo se aprende na escola: aplicação na realidade escolar. Rio Claro: UNESP, 2006. Relatório do Núcleo de Ensino.

 

MATTHIESEN, Sara Quenzer et al. Atletismo para crianças e jovens: vivência e conhecimento. Revista Motriz, Rio Claro, v.14, n.3, p.354-360, jul./set. 2008.

MATTHIESEN, Sara Quenzer et al. Atletismo se aprende na escola. São Paulo: Fontoura, 2005.

MIANI, aput DE PAULA, A. R.; PEDROSA, O. P; PINHO,S.T.; SILVA, A. C. A prática do Atletismo nas aulas de Educação Física nas Escolas de ensino fundamental de Porto Velho. 2009.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

NOLL, M; OPPERMANN, R; SUNÉ, F. O desenvolvimento do atletismo nas escolas
de Teutônia, RS: um estudo exploratório.
EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, nº 121, Junho de 2008.

OLIVEIRA, Maria Cecília Mariano. Atletismo Escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

PRADO, Vagner Matias; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de Educação Física. Revista Motriz, Rio Claro, v.13 n.2 p.120-127, abr./jun. 2007

RODRIGUES, David. A Educação Física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Revista da Educação Física/UEM. Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física. V.14. N.01. pg.68-69-72, 2003..

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física – Brasília: MEC/SEF, 1996.

SOARES, F. C.; MONTAGNER, P. C. A Competição Esportiva Escolar como Componente Pedagógico a Ser Refletida e Aplicada nas Aulas de Educação Física, Motriz, Rio Claro, v.15, n.2 (Supl.1), p.S1-S456, abr./jun. 2009.

XAVIER, T.P. Métodos de ensino em Educação Física. São Paulo: Manole, 1986.