"Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como mundo dá. Não fiquem aflitos e nem tenham medo".

"A paz é a ausência de conflitos e perturbações na vida espiritual, moral e social. É adquirida através da comunhão com o Espírito Santo".

O que é paz, diz um sábio compositor que a paz que o mundo conhece não passa de um intervalo entre duas guerras, repentina que com um grito logo se encerra. Eis aí uma diferença entre o eu sabemos sobre a paz quando a entendemos em visão mundana.

Jesus não disse que deixaria uma paz momentânea, mas afirmou que deixaria conosco a sua paz, ou seja, a paz oferecida por Deus.

Esta paz esta registrada em Efésios 2.14 onde o apóstolo Paulo afirma que esta paz vem através da justificação com Deus, com isso conclui que a paz é tida pelo sacrifício de Cristo na cruz do calvário, ele em que nos garante a paz. Paz esta que é muito mais do que um intervalo banal de brigas, trata de estar tranqüilo em meio a dificuldades por saber que em Cristo somos mais que vencedores. É o que esta dentro de nós e não o que acontece exteriormente. Esta paz só tem quem tem também Cristo, portanto, ele passa a representar esta paz, sim, a partir do momento em que entendemos a função da moradia de Cristo em nosso ser, também o reconhecemos como Cristo, a perfeita paz.

Querido aluno, em meio a tribulações, queremos sempre desistir, parece melhor parar de lutar do que enfrentar a situação desanimadora de viver junto a um quadro de total tribulação. Mas a palavra de Deus para você é não desista, pois é possível sim passar por trevas brilhando, sentir dor sorrindo, perder algo importante com felicidade. Pois o mundo pode fazer de tudo do mais cruel e insano, mas nunca poderá controlar o que Deus te entregou. A paz que o homem de Deus possui, é a paz que o faz vencedor, pois o mundo pode desabar, mas no âmago do seu ser, existe a paz que Cristo dá.

Sejas inteligente, não te entregues ao mundo, mas viva a vida exterior sempre refletindo nela os frutos do espírito que o mantém com identidade de Cristão.

Rogério de Jesus Nascimento