A Orientação Educacional: e a importância da afetividade na aquisição de conhecimentos e no contexto escolar 

Resumo: 

Este trabalho tem como finalidade analisar a importância do relacionamento afetivo entre professor/aluno e família/aluno, e como o Orientador pode intervir levando em conta que esse fator é de grande influência na aprendizagem da criança. O professor precisa ter respaldo em relação às atitudes tomadas em sala de aula. Manter-se indiferente ou expressar raiva em relação aos alunos são atitudes que podem causar reações recíprocas neles. Isso gera um ambiente conflituoso que dificultará no processo de ensino-aprendizagem. Se o professor agir de forma que expresse o seu interesse pelo desenvolvimento do estudante, criará um ambiente mais agradável para a aprendizagem podendo ser auxiliado pelo Orientador Educacional. As relações afetivas não podem ser ignoradas, pois estão presentes no desenvolvimento. Fazem parte da natureza humana e podem interferir de forma negativa ou positiva no processo de aprendizagem. No que se refere à afetividade  familiar, essa está mais relacionada à criança, porque se não existir aspectos afetivos no ambiente familiar a criança chega à escola estressada, irritada, fechada evitando que o professor faça qualquer tipo de aproximação ou tente trabalhar algum conteúdo. A escola muitas vezes ignora esta questão, preocupando-se apenas com os conteúdos, técnicas ou até mesmo em cumprir a carga horária da escola, esquecendo-se dos aspectos afetivos e cognitivos. Precisa-se levar em conta as relações conflituosas inerentes ao cotidiano de uma criança, as famílias cada vez mais desestruturadas, onde o egoísmo, a violência e a mesquinhez tem forte presença nas relações sociais, ocasionando baixo autoestima e em consequência disso surge o baixo rendimento escolar. Então, pressupõe-se que o relacionamento afetivo é nada mais que respeito pelas ideias e opiniões do outro, dedicação, troca, vontade de tornar a aprendizagem mais agradável e produtiva.

 

Palavra chave: Afetividade, Aprendizagem, desenvolvimento, construção de um sujeito melhor.

 

INTRODUÇÃO:

 

As discussões científicas a respeito da importância da afetividade no ambiente escolar vêm nestes últimos anos ganhando notoriedade nos ciclos de debate, tanto informal como formal para assuntos ou problemas de cunho escolar. Com isso, percebe-se que o papel da escola vem sendo alterado ao longo dos anos. Atualmente uma das principais funções da escola é ensinar a criança a ler e escrever esquecendo-se que existem meios que podem proporcionar a aprendizagem significativa. Surge daí o interesse em estudar, pesquisar e socializar o conhecimento na área de educação, especificamente, envolvendo o professor que deve estar capacitado para atender seus discentes, tendo em vista que este profissional é a pessoa que despertará o interesse do aluno para o conhecimento historicamente construído ao longo dos séculos e proporcionar um ambiente educacional favorável. Para essa tarefa, faz-se imprescindível a articulação pedagógica de toda a comunidade escolar.

Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem e levar ao conhecimento da comunidade escolar e interessados a potencialidade de tal aspecto, inerente às relações interpessoais, para o desenvolvimento dos estudantes.