A necessidade de aprender


A aprendizagem faz parte vida humana. Estamos sempre aprendendo algo. Este processo se inicia na infância e se estende por toda nossa vida. Assim, nunca seremos completos, plenos em sabedoria a ponto de não termos nada mais a aprender. Já mais teremos respostas para todas as perguntas, pois sempre surgirão novas perguntas, dúvidas que impulsionarão novas buscas. Que bom, não é? Que graça teria chegarmos ao auge do conhecimento e darmos por cessado nosso desejo de aprender.
Enquanto educadores exercemos o papel de ensinar, porém sem deixar de lado a necessidade de aprender. Façamos do nosso exercício pedagógico uma constante vivência de ensino e aprendizagem. Isso certamente nos colocará na posição não de detentores do saber, mas de facilitadores, mediadores, construtores do conhecimento, uma vez que somos ao mesmo tempo sujeitos do processo de ensinar e aprender.
É preciso, portanto, manter viva a chama da aprendizagem assim como também o ardor em ensinar. Uma coisa está ligada a outra, visto que o conhecimento adquirido só terá vida à medida que for construído, à medida que for transmitido. Nessa troca, nessa partilha entre ensino e aprendizagem só há crescimento para as partes envolvidas e crescer, como sabemos, faz parte da natureza humana.
Rejane Lemos