A MISSÃO DE SER SAL E LUZ

        Penso que problemas vão existir sempre.

      Lembro-me, no evangelho, de Jesus que viveu em desacordo com seus familiares em virtude da missão que recebera do Pai e, por causa disso, era diferente no seio familiar. Creio que Ele sofria muito por causa disso mas era uma determinação vinda dos céus e que Ele tinha que executar, porque da sua atitude dependia a salvação de muitos. Poderíamos dizer que Ele era o espelho perfeito, tanto que Ele disse que quem nele acreditasse seria salvo.

       Nós, quando recebemos uma missão, nos tornamos parecidos com Jesus. Somos,também, quase que odiados por nossos pais e irmãos, por causa de sermos diferentes e por não sermos aquilo que eles gostariam que fôssemos. Em verdade não há como conciliar esse nosso modo de pensar, (por que vem do alto) com aquilo que eles esperam de nós, porque são pensamentos terrenos, imperando quase sempre o egoísmo, a inveja e por não sermos submissos, somos sempre discriminados e pensam que até somos um pouco antisocial em virtude de não aderirmos ao que eles pensam e fazem: como festas barulhentas, falar dos outros, se intrometer na vida alheia e assim por diante. Jesus disse: "Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." Lucas 14.26. Isso é fundamental na vida de um discípulo. Note que estou falando de discípulo e não de cristão. Cristão existe muitos, verdadeiros discípulos são poucos.

      É um dilema terrível: por que alguns apóstolos e muitos discípulos esfriaram na sua fé? Porque é dificil conciliar a vida familiar com o, assim chamado, reino de Deus. Muitas coisas são diferentes da vida neste mundo e não são todos da familia que aderem a esse novo viver. O pior que quem está de fora não acha graça nenhuma no modo de viver dos filhos de Deus. Por isso que existe o conflito e até o confronto. Lutar pela vida todos lutam. Até o mendigo que aparentemente, não luta pela vida, busca condições de sobrevivência. Basta observar o modo com que eles vivem. Então, se temos que lutar, por que não lutarmos por uma causa nobre e ainda por cima herdarmos a vida eterna? Está certo, é um pouco mais difícil, eu sei, porque exige atitude: eu me torno um espelho para muitos e, através da confiança nas nossas atitudes, passam a lutar pela vida com mais coragem e determinação e sem perceberem passam a agir em conformidade com as leis de Deus. Tem amor à família, ao trabalho e ao próximo. Este é o verdadeiro discípulo que não esmurece diante das dificuldades em vista do bem comum. Bem lá no fundo, a família não quer que ele desista, mas como existe a tentação, haverá momentos em que pensa em desistir.

    Mas o que fazer depois do fracasso? Resta a alternativa de ser mais um entre os milhares que fracassaram e que passam a viver uma vida totalmente infrutífera, agora, sendo detestado pela família, por não fazer nada. E, todos os dias, sentado a frente da casa, espera que a morte venha buscá-lo restando para a família o consolo de não ter que aturar mais a sua presença indesejável.