É corriqueiro, em nosso tempo, um tempo medíocre e cético, ouvir de pessoas de várias classes, seja baixa, média ou alta, estudadas ou não, religiosas ou irreligiosas, que "Deus é misericordioso e não castiga ninguém", ora, tal forma de pensar é nada mais nada menos que uma ignorância, visto que a imutabilidade de Deus não permite que Ele deixe agir como sempre agiu, assim, da mesma forma que no Antigo Testamento temos os registros das punições e castigos sofridos por vários povos que transgrediram sua Lei, como em Sodoma e Gomorra e mesmo por pessoas individuais, tais como Davi que apesar de ser senão o maior, um dos maiores Profetas do Antigo Testamento, teve como castigo a morte de um filho e a promessa de Deus de que nunca de sua casa se apartaria a espada de seus inimigos . Outro castigo em massa muito bem conhecido foi o Dilúvio que dizimou toda a terra, poupando apenas Noé e sua família por serem justos, e não nos faltaria ainda exemplos no Novo Testamento de que apesar de sua infinita Misericórdia, Deus não deixou e nem deixará de exercer sua também infinita e infalível Justiça, tais podem ser notadas claramente na morte de Judas, que, depois de ter entregue Cristo à morte, vendendo-O por míseras moedas, sofreu um tormento tão profundo que não teve outro fim que não a morte por via do suicídio. Outro exemplo que pode nos dar mais claramente a certeza de que a Justiça divina ainda hoje é exercida, são as palavras sapientíssimas de Cristo Jesus, onde, ao enviar sua Igreja por todo o mundo decreta dizendo que quem não se convertesse por seus ensinamentos, seria condenado. Ora, não pode haver decreto mais infalível e imutável que um decreto divino, e que tem por finalidade ditar a direção a ser seguida por seus filhos, para que por ela cheguem ao feliz termo de suas vidas que é o Céu, a Morada Celeste.

A crença na falsa misericórdia divina é o que leva à esperança da remissão dos pecados sem que por eles tivesse tido qualquer sinal de dor, arrependimento ou emenda de conduta, e assim, na ânsia de viver e desfrutar dos prazeres e deleites oferecidos pelo mundo, em sua maioria pecaminosos, nutrem em si uma falsa idéia da Misericórdia divina, concebendo-a de acordo com seus próprios interesses e desejos, uma misericórdia que não traga qualquer ameaça à má índole, à imoralidade e a perversão dos costumes, uma misericórdia que perdoe tudo e que não cobre e imponha nada, absolutamente nada, muito menos a obediência.
Esta crença em uma falsa misericórdia, como dito acima, nasce na necessidade de justificar os fins pelos meios, ou seja, alcançar o "bem" desejado, ainda que ele seja aparente, de qualquer forma e por qualquer via, mesmo que ilícita. "O importante é ser feliz!". Quem nunca ouviu ou até mesmo disse esta frase?, onde dão à felicidade temporal e passageira um valor que ela não tem, e nem poderia ter. Quantos homicídios, adultérios e infinitas perversidades são praticadas e muitas vezes até por pessoas tidas como honestas e íntegras, em nome da tal "felicidade", mesmo que momentânea. Ah! Se soubéssemos o que de fato é a Felicidade e em quê consiste! Ah! se soubéssemos!, como teríamos uma vida mais agradável e justa.

Muitos dizem, ao modo protestante, que "Cristo nos justificou" e que por isso, vivemos o tempo da bonança e não da sofridão ou do julgo, mas, esquecem ou ignoram, que foi justamente por Cristo nos ter dado sua preciosíssima vida, que devemos mais que nunca nos esforçar para agradá-Lo e obedecer seus Mandamentos, e buscarmos, amparados por sua graça, a justiça, a santidade.

Não teremos um mundo mais justo, como muitos vivem clamando, enquanto não praticarmos a justiça para com Deus, pois, se não somos capazes de ser justos com Àquele que tudo nos deu, como poderemos ser justos e esperar justiça daqueles que muito pouco ou quase nada nos podem oferecer? Como esperar Misericórdia de Deus se com Ele recusamos ser justos e com o próximo misericordiosos? Claro fica, é o que espero, que não devemos nos dar o direito de esperar a Misericórdia de Deus, se não nos dermos o trabalho de para com Ele sermos justos e para com o próximo misericordiosos, afinal de contas, Ele é eterno e assim também é sua Misericórdia e Justiça.

"Se queres um mundo melhor, comeces por mudar a ti mesmo!"