A Literatura na Educação Infantil

Lucinaira Maria Cristo

 Jane F. Senra e Silva

 

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” (Bamberger)

Proporcionar e despertar o gosto, o prazer pela apreciação para leitura significativa de vários gêneros textuais, é uma prática ancestral que privilegia mesmo que inconscientemente a difusão de conhecimentos de um universo de valores sociocultural.De acordo com Bamberguerd (2000) a criança que lê com maior desenvoltura se interessam pela leitura e aprende mais facilmente, neste sentido, a criança interessada em aprender se transforma num leitor capaz. Sendo assim, pode-se dizer que a capacidade de ler está intimamente ligada a motivação. Infelizmente são poucos os pais que se dedicam efetivamente em estimular esta capacidade nos seus filhos. Outro fator que contribui positivamente em relação à leitura é a influência do professor. Nesta perspectiva, cabe ao professor desempenhar um importante papel: o de ensinar a criança a ler e a gostar de ler.

Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, mas com naturalidade, desenvolverá na criança um hábito que poderá acompanhá-la pela vida afora. Para desenvolver um programa de leitura equilibrado, que integre os conteúdos relacionados ao currículo escolar e ofereça certa variedade de livros de literatura como contos, fábulas e poesias, é preciso que o professor observe a idade cronológica da criança e principalmente o estágio de desenvolvimento de leitura em que ela se encontra. Assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis. Frequentar livrarias, feiras de livros e bibliotecas são excelentes sugestões para tornar permanente o hábito de leitura.

A escola enquanto instituição de inserção cultural tem o papel de proporcionar aos alunos momentos de valorização do contexto sociocultural abrindo espaço para a sua inserção nos diverso contexto intercultural e social.

            O processo de apreciação a leitura dentro do ensino aprendizagem é o principal alicerce da vida social, que transmite e amplia culturas e estende a cidadania, constrói saberes e amplia valores e nossa visão de mundo e é constantemente uma fonte para formação e informação da sensibilidade humana.