RESUMO

O presente trabalho vem abordar que a literatura na educação infantil é um processo da alfabetização muito importante na interação da criança com o adulto e com o outro. Através da leitura elas aprendem a socializar os sentimentos e interagir no processo de construção do conhecimento. Esse universo é de suma importância para a criança e cabe aos adultos que lidam com as situações, um olhar mais apurado sobre essas produções culturais.

O estudo realizado tem por objetivo incentivar ás crianças da educação infantil a gostar da leitura, através de um convívio frequente, estimulador e prazeroso com os livros. Neste sentido a proposta principal deste trabalho é descrever a importância da leitura e sua concepção, enfoco os tipos utilizados e suas influencias no processo de alfabetização, além do incentivo da família, fazendo despertar desde cedo o gosto pelos livros, tendo um ambiente aconchegante e acolhedor, para que ela passa desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma satisfatória. É de fundamental importância que os professores conheçam o contexto sócio cultural, para que busquem o auxílio da tecnologia adotando práticas pedagógicas de leitura onde as crianças desenvolvam, construam e adquiram conhecimentos tornando-as mais autônomas.

Palavras chave: leitura, educação infantil, tecnologia.

INTRODUÇÃO

É importante para qualquer criança ouvir histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Essas leituras influenciam na formação das crianças e aos poucos elas vão compreendendo o mundo queas envolvem.

Desenvolver o hábito pela leitura é um processo contínuo que começa muito cedo, em casa, e aperfeiçoa na escola. Na educação infantil houve-se contos, histórias, parlendas, lendas que estimula a imaginação e ampliam assim, os conhecimentos das crianças, por isso no processo deve ter uma variedade de atividades lúdicas, despertando o interesse, a curiosidade e a atenção das crianças.

 Segundo a professora Heloisa Ramos

“Cabe ao professor dar início ao contato dos pequenos com o mundo dos livros ou ampliá-los. Brincar com a sonoridade das palavras, folhear e manusear materiais escritos de diferentes gêneros textuais, buscar informações em textos diversos, envolver as crianças em atividades como roda de leitura e cotação de histórias, sistemas de malas e cantinhos de leitura e amostras literárias são algumas ações importantes para essa etapa”.

Muitas metodologias foram utilizadas para desenvolver a leitura, principalmente com a chegada da tecnologia, proporcionando novas oportunidades de desenvolver elementos essenciais da criança na educação infantil, como, o cognitivo, afetivo e social. Através da leitura inicia a formação de novos e assíduos leitores. A introdução e iniciação da leitura, pode acontecer cedo, pois é nesta fase que a criança inicia seus hábitos, sua formação leitora, adquirindo gosto pelos livros. 

O tema em estudo está voltado à preocupação de desenvolver e estimular a leitura na formação da criança na educação infantil. Os primeiros contatos com a leitura ocorrem no âmbito familiar e é na escola onde evolui de forma mais sistematizada, lúdica e diversificada.

No contexto, adquirir concepções sobre o hábito da leitura, seus diversos tipos e suas influências no processo de alfabetização na educação infantil.

Entender maneiras para utilizar métodos tecnológicos e envolventes no processo da leitura, evoluindo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. 

Queremos mostrar a nossas crianças que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, e se a leitura for cultivada desde cedo poderemos adquirir diversos conhecimentos, tais como: enriquecimento do vocabulário, desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, escrita, além do prazer que a leitura nos fornece.

Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando como instrumento para a coleta de dados: artigos científicos, revistas e livros que abordem o tema.

[...]