A LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS INFLUENCIANDO O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ALUNO

Maria Cláudia Lopes

Mestranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO, supervisora do PIBID-Letras

[email protected] 

Resumo 

Este artigo tem o objetivo de apresentar o estudo sobre “A leitura de diferentes gêneros influenciando o desenvolvimento intelectual do aluno”, realizado pelos alunos bolsistas integrantes do subprojeto de Letrasdo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Com a finalidade de abordar as concepções de leitura que orientam esse subprojeto, visando construir uma prática docente que estimule o aluno ao desenvolvimento de habilidades de compreensão, de interpretação e de produção dos mais variados gêneros discursivos. Essa atividade se fundamenta com a percepção de que para o desenvolvimento da escrita e construção do sentido é necessário que a leitura se faça presente, porém não nos restringimos à leitura de livros didáticos, mas a leitura de diversos gênerostextuais. Com a utilização da metodologia qualitativa que visa a uma aproximação essencial e de intimidade entre sujeito e objeto, partilhando sentimentos e emoções, o que contribui para o envolvimentodos discentes na construção do conhecimento, e assim, obter resultados significativos e de qualidade.Durante o processo de leitura o educando consegue atingir níveis de autonomia, reflexão e criticidade. Neste contexto, busca-se contribuir para uma autoavaliação, tornando-se leitores críticos de suas leituras. 

Esse trabalho, realizado pelos alunos de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás,no Colégio Estadual Cora Coralina, temo intuito de capacitar os graduandos à docência, contribuir para que eles ampliem a sua formação, conheçam as práticas pedagógicas da escola, vivenciem experiências e construam conhecimentos, contribuindo assim para o progresso do ensino e da aprendizagem. 

Palavras-Chave: Leitura. Gêneros textuais. PIBID.