Palavras-chave: internet, conhecimento, linguagens, visão pedagógica.



1- INTRODUÇÃO:


Nos últimos anos tem sido cada vez mais frequênte o uso de novas linguagens não só para motivar os alunos mas para atualizar as novas concepções de nossa sociedade.
A internet é uma das mídias mais promissoras, pois é a mais aberta e descentralizada. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar o que desejar, e oferecer serviços que considerar conveniente. Através desta mídia não existe distância geografica. Na educação a internet vem sendo utilizada constantemente, onde são colocadas páginas padronizadas que nos mostram diversas filosofias, atividades pedagógicas, projetos inovadores e múltiplas conexões. Com tais redes eletrônicas, a educação pode ser modificada radicalmente.
Através da internet, as paredes das escolas e das universidades se descortinam para as mais diversas informações. Pesquisas podem ser realizadas em grupo ou individualmente e conhecimentos podem ser trocados ocorrendo a otimização da educação continuada, por meio da integração de várias mídias, que podem ser acessadas em tempo real ou de acordo com as disponibilidades de cada um. As escolas podem mostrar o que fazem, alunos e professores criam home - pages com o que produzem de mais significativo. Nas atividades de apoio, a internet vem servindo ao ensino onde alunos podem consultar uma variedade de textos, de imagens utilizando como um elemento a mais junto a revistas vídeos e livros.
A interent é um poderoso aliado do processo ensino-aprendizagem e os alunos tem prazer em utiliza-la. Apesar de ser uma mídia bastante significativa, se faz necessário elaborar projetos que venham direcionar os assuntos a serem pesquisados e a descobrir onde estão os melhores endereços, aqueles nos quais vale a pena aprofundar-se para que se desenvolva uma discussão e reflexão mais apurada sobre o tema, pois perder-se em diversos endereços entre tantas conexões são questões bastante comuns. Observa-se uma certa dificuldade por parte dos alunos em garimpar jóias entre inúmeras informações banais. O conhecimento oferecido, por esta mídia, vem sendo utilizado de maneira inadequada, apesar de gostarem de navegar e de realizarem novas descobertas, muitos alunos envolvem-se em emaranhados de possibilidades, deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal.
O grande paradigma da internet e saber filtrar, selecionar, comparar, avaliar, sintetizar e contextualizar o que há de mais signinificativo e relevante. Existem informações que distraem os navegadores e o leva para lugar nenhum. A impaciência muitas vezes é o maior inimigo do internauta, o faz aprofundar-se pouco as possibilidades existentes em cada página.
Aliar o uso do laboratório de informática da escola, ao trabalho do professor em sala de aula poderá apresentar resultados significativos. Integrar técnicas convencionais as técnicas mais avançadas proporcionara ao aluno maior socialização, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa e aberta, onde a internet não será apenas um paleativo no ensino moderno, mais um poderoso instrumento para busca de novos caminhos.

BIBLIOGRAFIA:

3.GILDER,George. Vida após a televisão; Vencendo na revolução digital. Rio de Janeiro, Ediouro,1996.

4.LASMAR, Tereza Jorge. Usos Educacionais da Internet: A Contribuição das redes eletronicas para o desenvolvimento de programas educacionais. Brasilia Faculdade de Educação,1995. Dissertação de mestrado.

5.Revista Nova Escola, A tecnologia que ajuda a ensinar, página 50 a 55. Julho de 2009.