INTRODUÇÃO

 

O conceito de tecnologia não é recente, pois desde a década de 1980 nos deparamos com a evolução dos computadores, televisores, o surgimento da Internet para a sociedade, dentre outros avanços. Mas ocorre que o século XXI está trazendo novos conceitos de tecnologia e para o mundo da educação está surgindo novos elementos para a transmissão e a aquisição de conhecimentos.

Esse conceito está sendo chamado de interatividade e a proposta desse trabalho é o de expor, de forma sucinta, como esse processo está interferindo no contexto educacional e como os professores e os alunos estão se adaptando a essa nova forma de transmissão de conhecimentos e da própria cultura como um todo.

O profissional docente deve buscar novas formas de promover a educação, para que assim a construção educacional ocorra de maneira ideal para todos.

A INTERATIVIDADE E AS NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO NO MEIO TECNOLÓGICO



 

A tecnologia é algo que está inserido em nosso dia a dia, não existe um momento onde não possamos utilizar um equipamento que contenha uma tecnologia, pois utilizamos computadores, desde os computadores residenciais até os mais sofisticados netbooks, temos televisores, fazemos uso da Internet Banda Larga, assistimos filmes em cinemas 3D, utilizamos celulares a cada dia mais interativos, ou seja, a tecnologia mais avançada está em nossas vidas.

Esse avanço tecnológico está se manifestando em diversos meios sociais e na Educação não seria diferente, novas formas de ensino estão sendo produzidas e esse parâmetro nos faz refletir como se deve aplicar essas novas tecnologias para a melhor forma de produzir o ensino. Como os profissionais da Educação (professores; gestores educacionais) e os próprios alunos estão se adaptando a essa nova tecnologia.

Para mencionar e refletir sobre esses assuntos, dividirei esse trabalho em três temas, onde será abordado como as novas tecnologias devem ser aplicadas no processo educativo, a conceituação de Interatividade, um termo de grande relevância nos dias de hoje e como o docente pode utilizar essas novas tecnologias para melhorar suas aulas.



1. O uso das novas tecnologias no processo educacional.

 

Como citado anteriormente, o uso de novas tecnologias está a cada dia mais inserido em nossa sociedade e no processo educacional. Edson Alves Bezerra, em seu artigo “A Educação e as novas tecnologias” menciona o seguinte:

Em síntese, a presença das TIC tem sido investida de sentidos múltiplos, que vão da alternativa de ultrapassagem dos limites postos pelas "velhas tecnologias", representadas principalmente por quadro-de-giz e materiais impressos, à resposta para os mais diversos problemas educacionais ou até mesmo para questões socioeconômico-políticas.” (BEZERRA, 2007)



O autor mencionou que essas novas tecnologias abrangem desde a evolução de tecnologias antigas, como lousas e o giz, que podem ser substituídos por Data Show e exibição de slides, até a facilitação de ascensão cultural pela sociedade.

Um dado interessante é que muitos especialistas no assunto concernente às mídias digitais dizem que daqui a dez anos, a maneira como assistimos um programa de televisão será totalmente diferente do qual estamos habituados nos dias de hoje, pois será possível, além de receber informações, interagir com essa informação, transmitindo-á e resultando num complexo interativo, emissor e receptor. Para a educação, pode ser criado programas, emissoras com conteúdos educacionais, e o aluno, em sua casa, pode adquirir novos conhecimentos, corroborando com o conteúdo aprendido na escola.

Marco Silva, em seu artigo “Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação” relata que:

Hoje há quem garanta: "Daqui a dez anos vai parecer completamente absurdo ter um aparelho de TV em casa pelo qual você não pode transmitir nada, apenas receber." Marchand tratou dessa mudança em meados da década de 1980. Estamos agora no ano 2000 e a mudança paradigmática analisada pela autora não parou de confirmar-se. Empresários da informática e informatas reconhecem a demanda social por interatividade e anunciam o aprimoramento das tecnologias interativas. Eles prometem uma nova geração de aplicativos para a Internet com funcionamento relativamente simples e preço acessível, prevendo que até meados desta década mais da metade da população mundial usará algum aparelho conectado à Rede. Garantem maior integração de diferentes funções (vídeo, áudio, texto e interatividade) num terminal capaz de enviar, receber e tratar a informação. E vislumbram a possibilidade de o usuário interagir em tempo real com alguém, como em uma videoconferência, ou vincular mídias clássicas como TV, cinema, rádio e imprensa à interatividade da Rede. Quero dizer em suma: parece que o que possa haver de infotecnoburocratização do mundo, coexistirá com a interatividade entendida como lógica da comunicação que rompe com a prevalência da transmissão, da distribuição.” (SILVA, 2000)



Dessa forma, vislumbramos que o uso de novas tecnologias na educação está a cada dia mais avançado e que o profissional docente deve estar preparado para o advento dessas novas tecnologias.



2. Conceito de Interatividade:

 

A interatividade é toda interação que o usuário de mídia tecnológica faz, influênciando seu conteúdo e se comunicando com o mesmo. Ou seja, a interatividade não é apenas a troca de informações nessas mídias digitais, mas a geração de conteúdo.

Um conceito interessante que encontrei na pesquisa para elaboração desta atividade foi no portal Wikipédia, que traz a seguinte definição:

 

É o grau com o qual umatecnologia de comunicação pode criar um ambiente mediado no qual participantes podem se comunicar [...] sincronizada ou assincronamente e participar em trocas de mensagens recíprocas [...] [e] também se refere à habilidade do usuário de perceber a experiência como uma simulação da comunicação interpessoal [...]” (Portal Wikipédia)

 

Sem o uso dessas novas tecnologias, torna-se difícil que essa interatividade ocorra, devido a isso, a importância da constante atualização do profissional docente.

 

3. O papel do professor nesse novo contexto.

 

O papel do professor nesse novo prisma que é o uso da interatividade e das novas mídias de comunicação é o de se aperfeiçoar nessa nova realidade ao qual estamos inseridos e mostrar aos alunos a importância do uso dessas tecnologias para o aprendizado.

Elaine Turk Faria expõe esse conceito da seguinte forma:

 

O papel do educador está em orientar e mediar as situações de aprendizagem

para que ocorra a comunidade de alunos e idéias, o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social ao individual, como preconiza o ideário vygotskyano. O professor, pesquisando junto com os educandos, problematiza e desafia-os, pelo uso da tecnologia, à qual os jovens modernos estão mais habituados, surgindo mais facilmente a interatividade.” (FARIA, 2004)

 

Assim, a professora expôs que o papel do docente está em orientar e mediar o uso dessas tecnologias, para que dessa ação decorra a interatividade. Dai a importância do papel do mestre nessa nova forma de processo educacional.

CONCLUSÃO

 

De acordo com os três elementos que foram expostos nessa atividade, pode ser analisado a importância das novas tecnologias no processo educativo, como elas são usadas e como o conceito de interatividade será mais utilizado em nosso dia a dia com o decorrer dos anos.

Essa realidade está presente em nosso cotidiano e devemos sempre nos atualizar e nos aperfeiçoar para que a adaptação a essa nova forma de ensinar seja mais clara possível. O processo educacional está evoluindo e com ele os alunos, que já nasceram nesse contexto de interatividade e de novas tecnologias.

Assim, o constante estudo das TIC (tecnologias de informação e de comunicação) é imprescíndivel para o professor na atualidade, pois o século XXI nos traz o aperfeiçoamento da tecnologia, novos conceitos, como a cibercultura e devemos estar preparados, pois a tendência é a interatividade aumentar e aperfeiçoar nossas vidas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BEZERRA, Edson Alves. A educação e as novas tecnologias. Disponível em: < http://www.webartigosos.com/articles/3050/1/A-Educacao-E-As-Novas-Tecnologias/pagina1.html >. Acesso em : 10 de abril de 2011.



SILVA, Marco. Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação. Disponível em: < http://www.senac.br/BTS/263/boltec263c.htm >. Acesso em: 10 de abril de 2011.



WIKIPÉDIA. Artigo referente ao conceito de interatividade. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Interatividade >. Acesso em: 10 de abril de 2011.



FARIA. Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. Disponível em: < http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5%5B1%5D.pdf >. Acesso em: 10 de abril de 2011.