A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Vivemos num mundo em constante evolução e desenvolvimento. Pouco a pouco, as coisas evoluem e se transformam. As descobertas científicas e tecnológicas vão modificando nossa relação com o mundo, nossa percepção da realidade, nossa forma de pensar, de sentir, de interagir com os outros e até no nosso comportamento.

Desta forma, é importante que a escola corresponda às exigências desse mundo em constante transformação, preocupando-se também com a harmonia do educando num mundo tão complexo, onde as conquistas científicas, tecnológicas e econômicas cada vez mais envolvem a vida humana em todos os aspectos.

A educação como processo dinâmico não se reproduz de forma linear, uma vez que o ser humano é multidimensional[1] e cada dimensão se articula com as demais na procura de um o sentido para a vida. (SANTANDER[2]. 2004, P.37).

Diante dessa perspectiva, ao planejar a educação é preciso observar o contexto social em que o aluno está inserido, levando em consideração todas as formas de aprendizagem, todos os lugares e situações em que se constrói o conhecimento, visto que, “é comum entre estudiosos da educação,” a ideia de que o “aluno hoje em dia carrega consigo os problemas que o rodeia e os seus interesses e padrões de pensamento estão sempre ao seu meio da influência da tecnologia,” por isso não se pode ignorar essa problemática e sim procurar formar pessoas sintonizadas com o presente. Considerando, pois, essa realidade, as aulas devem ser repensadas e reestruturadas levando em consideração essas dimensões, mesmo porque a escola não deve ver a educação de forma isolada do cotidiano vivenciado.

Diante do exposto, fica claro que um dos maiores desafios da educação na atualidade é acompanhar esse desenvolvimento, visto que hoje o estudante tem os mais diversos tipos de recursos tecnológicos como parte integrante do seu cotidiano, pois relaciona o tempo todo com a mídia, usa a internet, a TV a cabo o vídeo game, se familiarizando cada vez mais com o surgimento das novas tecnologias, exigindo da escola estratégias de ensino que desperte maior interesse.

A forma de ensinar e aprender precisa ser inovada, transformada para atender de forma ética e moral, as próprias necessidades do ser humano como ser pensante criativo e social. (SANTANDER. 2004, P.37).

Assim, o atual avanço nas tecnologias de informação e comunicação, amplia enormemente as necessidades do educando, fazendo-se necessário que a escola promova constante reflexão refazendo seus planos e procedimentos pedagógicos, reformulando objetivos revendo metodologias contextualizando-se a cada época, enfrentando a nossa própria história.

Partindo da percepção dessa realidade, a informática educacional desempenha um papel fundamental na escola, representando um elo de transição rumo à modernidade, devendo fazer parte do projeto político pedagógico da escola, visto que é um poderoso recurso para ampliar as possibilidades de interação entre o aluno, o professor e o objeto de estudo.

Assim se torna muito vantajoso o uso da informática educacional, no sentido de buscar processos e experiências educacionais que possam aumentar o envolvimento e o comprometimento dos alunos de maneira agradável na busca do conhecimento.

Sobre esse aspecto POOL citado por MENDONÇA[3] (2003), diz que as salas de ambiente informatizado, por apresentar concepção coletiva do conhecimento, podem se tornar o ambiente ideal para uma prática construtiva e eficaz, e desta forma ganhar a capacidade de desenvolver no aluno uma nova identificação e sentido na sua relação com o mundo.

Pensar em informática educacional é pensar em um recurso atual que poderá no futuro tornar-se a alternativa para uma mudança de paradigmas das percepções de espaços e métodos de ensino usados hoje no atendimento de nossos alunos. Hoje quando um aluno se apropria do recurso da informática para gerar um trabalho escolar ou um simples desenho, com certeza, entre a decisão de usar a máquina e o resultado final de um trabalho ocorrem inúmeras tomadas de decisão e aprendizados paralelos que não percebemos a menos que aprofundemos em uma pesquisa de observação. (POOL citado por MENDONÇA. 2003, P. 39).

Reconhecendo a importância da informática educativa, bem como a utilização dos recursos informatizados utilizados como ferramenta de ensino, torna-se imprescindível que a escola defina claramente seu objetivo quanto ao uso da informática no seu ambiente, que elabore um planejamento pedagógico atualizado em consonância com esse objetivo, oferecendo aos alunos a possibilidade de seu uso para fins de pesquisa, para produção de materiais dos projetos educacionais, dando condição de aperfeiçoamento máximo da funcionalidade oferecida nas diversas disciplinas, no sentido de incentivar aluno e professor a buscar novos experimentos e exemplos para aliar tecnologia aos conhecimentos pedagógicos, já que é mesmo uma necessidade, pois o computador está inserido no cotidiano de todos nós. Lembrando que, nas atividades em que se emprega o computador, os alunos tomam as decisões e a máquina as executa. Essa visão da informática educacional ajuda a melhor caracterizá-la bem como comprova que o uso de suas técnicas e metodologias se torna imprescindível à vida do homem moderno nos mais diversos campos do conhecimento. Não oferecer acesso a essa tecnologia é desconsiderar o contexto histórico sócio cultural e econômico vivenciado pelos educandos e educadores.

As discussões sobre o assunto e as experiências nessa área em escolas levaram os professores a concluírem que o laboratório de informática deve servir como importante auxilio para qualificação da aprendizagem na medida em que veem o computador como ferramenta para desenvolver processos e habilidades de pensamento, domínio espaciais e o desenvolvimento de conceitos básicos para a interação do aluno com a atualidade tecnológica.

De acordo com a autora TAJRA[4] (2001), faz-se necessário lembrar que, o professor deve estar atento a real adequação da informática às suas ações pedagógicas, pois o simples fato de estar utilizando o computador para ministrar uma aula não garante que esteja efetuando a prática de informática educativa como proposta educadora, mesmo porque muitas vezes essa aula pode ser tão tradicional quanto à aula expositiva usando giz.

Como afirma TAJRA (2001) a implantação da informática na educação, em alguns casos não é fácil, pois a escola tem que formar tanto o aluno quanto o professor, para adotar os novos instrumentos e a resistência dos professores costuma ser bem maior que a dos alunos, pois professores e alunos ocupam o mesmo lugar de aprendizes.

E o computador, por sua característica de interatividade e também por poder ser utilizado para facilitar a aprendizagem individualizada, supera os demais recursos tecnológicos no campo educacional, pois ele só executa o que ordenamos, limitando aos nossos potencias e anseios ao mesmo tempo em que pode unir as várias tecnologias existentes.

Entre todos os recursos, o computador ainda é hoje o mais completo, uma vez que trabalha com todas as mídias (imagens, som, animação, etc.) e pode finalizar o produto do seu trabalho numa reprodução concreta (impressão no papel), tudo isso ainda depende muito de como os recursos tecnológicos são apresentados e conduzidos diante dos alunos, pois se não houver técnica, objetividade, metodologia e conhecimento, com certeza os alunos passarão a ser seletivos e poderão detestar a máquina quando esta não estiver disponível para jogar ou navegar na internet. (POOL citado por MENDONÇA. 2003, P. 39).

Essas observações vêm evidenciar que a informática na educação deve ser empregada como uma ferramenta para melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, no sentido de possibilitar a criação de novas ações a partir das novas tecnologias de informação propiciando uma educação voltada ao desenvolvimento científico e tecnológico em favor de uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.

Para implantar ou reformular um projeto de informática educativa, podemos optar por uma metodologia a partir dos seguintes espaços: diagnósticos tecnológicos da escola, do professor e do aluno; plano de ação, capacitação dos docentes; conhecimento e pesquisa de softwares; elaboração do projeto pedagógico com o uso da informática educativa; implantação e avaliação do projeto e replanejamento. (TAJRA. 2001, P. 88).

Segundo a autora TAJRA (2001), utilizar a informática na área educacional é bem mais complexo que a utilização de qualquer outro recurso didático até então conhecido. Ele se torna muito diferente em função da diversidade dos recursos disponíveis. Com ele é possível comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos, simular fenômenos, dentre outras ações nenhum outro recurso didático possui tantas oportunidades de utilização e além do mais é a tecnologia que mais vem sendo utilizada no mercado de trabalho e para alcançar o sucesso na atuação com a informática na educação, faz-se necessário que o professor esteja aberto às mudanças, buscando a sua própria maneira de utilizá-la de acordo com o seu interesse educacional, integrando a tecnologia com a proposta pedagógica, visto que não existe uma única maneira para a utilização do computador em sala de aula.

Assim, importante é a consciência do professor em construir sua competência de mediador do trabalho dos alunos no computador, construindo o domínio da teoria e domínio da linguagem de programação, portanto a escola deve ter compromisso com o projeto assumido, no sentido de abrir espaço para estudo, qualificação e atualização do corpo docente envolvido.

A obtenção de resultados positivos da aplicação da informática na educação depende da adequada aplicação de diretrizes técnicas pedagógicas à metodologia de ensino. Quase tão negativo quanto não se ter recursos informatizados para se aplicar na educação é fazer uso dos recursos tecnológicos existentes sem um planejamento que compatibilize o perfil do aluno, a tecnologia utilizada, o assunto abordado e a metodologia de ensino envolvida dentro dos objetivos a serem alcançados. (FARIAS citado por MENDONÇA[5]. 2003, P. 38).

Devido a crescente utilização da internet na atualidade o professor deve estar capacitado também para entender os principais serviços que ela oferece podendo utilizar os recursos para a elaboração de provas, controle de notas dos alunos, elaboração de relatórios e outras atividades do dia-a-dia escolar. A internet pode ser uma ferramenta poderosa, quando trabalhada com inteligência para ser utilizada com os alunos como instrumento de aprendizagem. Para isso é necessário uma mudança de atitude frente ao conhecimento que se encontra disponível na rede.

Nessa capacitação, o professor deve conhecer também os softwares educativos relacionados aos conteúdos curriculares. Dominando bem os recursos disponíveis, o professor poderá realizar suas atividades de ensino com mais dinamismo, criatividade e segurança.

De acordo com a autora TAJRA (2001), deixando entrar as tecnologias na escola, passando a utilizar o ambiente de informática, torna-se necessário que os administradores também acompanhem essas mudanças assegurando o bom andamento deste processo, pois os ambientes de informática podem apresentar algum tipo de problema, situações imprevisíveis, sendo necessário que a equipe pedagógica se envolva para resolver tais problemas.

E bem sabemos que a área da informática sofre uma rápida evolução, assim o professor deve estar em constante aperfeiçoamento estando a par das novas versões dos softwares educativos novos equipamentos que surgem a cada instante, mesmo porque a adesão das novas tecnologias de comunicação e informação pela escola provoca um processo de mudança contínuo não aceitando mais uma parada, pois as mudanças ocorrem cada vez mais rápidas em pouco espaço de tempo.

Segundo TAJRA (2001) planejar atividades educacionais com o apoio do computador requer do professor mais tempo e maior capacidade de criação, o professor deve investigar e conhecer bem o propósito do software escolhido e ficar atento ao momento adequado para a sua introdução. A aula deve ser dinâmica e os softwares utilizados devem estar relacionados com as atividades curriculares dos projetos e estimular a resolução de problemas.

Em meio a esse cenário tecnológico, espera-se que o professor na sala de aula promova a interação entre a informática e a sua disciplina, proporcionando ao aluno acesso às novas informações, experiências e aprendizagem de modo a realizar uma aprendizagem efetiva e que os alunos sejam críticos diante das informações e do conhecimento proporcionado por meio da tecnologia.

É fácil imaginar que as tecnologias de informações podem solucionar todos os problemas educacionais, mas pode-se perceber claramente que esses instrumentos tecnológicos servem para sintetizar os processos e a organização educacional e reestruturar o papel do professor, mesmo porque não se trata de um instrumento com fins limitados, mas com várias possibilidades de aplicação. Por isso o uso pedagógico da informática na educação exige muito mais do que bons projetos. A finalidade real é de proporcionar um ensino inovador.

Para garantir o êxito na incorporação do recurso informático como instrumento útil para a educação, é preciso que se garanta uma capacitação docente fundamentalmente pedagógica. O professor precisa apropriar-se da tecnologia em função de seus interesses profissionais para que possa situar-se, avaliar e planejar sua aplicação em aula utilizá-la para melhorar a qualidade de ensino mostrando ao aluno a finalidade do conhecimento.

Cabe então à escola, participar do processo de mudança, repensando as variadas questões pelo uso das novas tecnologias, no sentido de redefinir a sua função como agente dinamizador dos processos educacionais, como também o papel do educador. Há necessidade urgente de a escola estar desperta e consciente para empreender as transformações necessárias diante do atual contexto histórico e social, participando ativamente da educação, adequando os recursos informatizados às reais necessidades dos educandos. 

 

Nesse sentido, faz-se necessário que a escola reflita sobre o mundo moderno em relação ao desenvolvimento das tecnologias e suas possibilidades de uso dentro de um a proposta educativa, procurando meios de garantir segurança no uso do computador, para que ele seja verdadeiramente incorporado como ferramenta pedagógica ao processo ensino aprendizagem, mesmo porque o computador auxilia significativamente no desenvolvimento do conhecimento e aprendizagem dos educandos. E para que haja uma interação entre o aluno e a máquina é necessário que haja intervenção de um profissional que se comprometa efetivamente com o processo ensino aprendizagem, valorizando os recursos computacionais disponíveis, inteirando-se com as inovações tecnológicas existentes nos tempos atuais.

 

 

REFERÊNCIAS

 

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação:novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2001.

 

SANTANDER, Elismar. Os desafios da Educação na Sociedade Contemporânea. Revista Paginas Abertas, Ed:Paulus P.37. Ano 29 nº20 (2004).

 

MENDONÇA, Felipe. Informática Educacional: Transição Rumo ao ensino Moderno. Revista Construir Notícias, ED: Construir P.38,39. Setembro/2003.

 

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática Conceitos Básicos. Rio de Janeiro, RJ: Campus. 7ª Ed. 2004.

 



[1] Estrutura em diversas dimensões.

[2]SANTANDER, Elismar. Os desafios da Educação na Sociedade Contemporânea. Revista Paginas Abertas, Ed:Paulus P.37. Ano 29 nº20 (2004).

 

[3] MENDONÇA, Felipe. Informática Educacional: Transição Rumo ao ensino Moderno. Revista Construir Notícias, ED: Construir P.38. Setembro/2003.

 

[4]TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação:novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo:Érica, 2001.

 

[5]MENDONÇA, Felipe. Informática Educacional: Transição Rumo ao ensino Moderno. Revista Construir Notícias, ED: Construir P.38. Setembro/2003.