A pesquisa parte do fato de as crianças ainda não terem sido incluídas na escola regular. Para, posteriormente, estabelecer a hipótese de que as mães agem como escudo protetor dos filhos deficientes para não expô-los ao mundo exterior. Pretendemos aqui mais do que descrever palavras e comportamento, o foco é o que as mães esperam da inclusão de seus filhos na escola regular.

O capítulo primeiro procurou esclarecer os aspectos fundamentais que levarão à investigação da temática, bem como o problema os questionamentos e os objetivos, enfatizando a importância dos pais e da inclusão do deficiente na escola regular.

O capítulo segundo nos mostra as teorias que fundamentam as discussões através de autores como: Santos (2006), Sassaki (1997), Rodrigues (1992), Santos e Paulino (2006), entre outros.

O capítulo terceiro traz esclarecimentos acerca do método, a finalidade da pesquisa, os instrumentos utilizados, o lócus e os sujeitos.

No quarto capítulo, buscamos esclarecer o foco do trabalho, através da análise e interpretação dos dados coletados, tendo como ponto de partida a fala das mães (sujeitos da pesquisa), suas opiniões e expectativas para o inicio do processo de inclusão de seus filhos na escola.

E por fim, a conclusão que apresenta os resultados obtidos com o trabalho, relatando assim esses resultados dando ênfase à expectativa das mães no que concerne à inclusão de seus filhos na escola regular.