Projeto: A importância dos Alimentos

Autores:JOSENILDO TERTULIANO SANTOS SILVA
SANDRA SILVA SOUSA E SILVA


I. Identificação

1.1. Dados Gerais

1.1.1. Nome da Disciplina: Estágio Supervisionado nos Anos Inicias de Ensino Fundamental.
1.1.2. Nome da Supervisora de Estágio: Ilda Maria Santos Tavares
1.1.3. Nome do professor Preceptor: Gilmara Dias Dantas
1.1.4. Nome dos Estagiários: Josenildo Tertuliano Santos Silva
Sandra Silva Sousa e Silva
1.1.5. Tema do Projeto de Estágio: A Importância dos Alimentos
1.1.6. Período de Realização de Estágio: 05 a 09/11/2007

1.2. Dados Referentes ao Campo de Estágio

1.2.1. Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Letícia Soares de Santana
1.2.2. Endereço: Praça General Prado S/N Bairro Santos Dumont
1.2.3. Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental
1.2.4. Ano: 4º ano Turma: B Turno: Tarde
1.2.5. Professora Regente: Maria Auxiliadora

II. Justificativa do Tema do Projeto
A idéia deste projeto é de expor a importância dos alimentos na obtenção de energia e vitaminas para o nosso corpo. Também seria uma maneira de chamar atenção não só de pessoas que estejam dentro do universo escolar, mas de qualquer indivíduo que se identifica com os costumes e as tradições de uma boa alimentação.
Segundo a autora Maria Eduarda "São os alimentos que fornecem todas as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais".
O projeto visa à integração do conhecimento atual da ciência, revigorado com os novos conceitos de Alimentos Funcionais e com o potencial dos mesmos em promover a saúde e ocupar nichos de mercado, abrindo perspectivas de agregação de valor aos produtos do agro negócio brasileiro contribuindo para o desenvolvimento regional.
A formação à interdisciplinaridade (enquanto enunciadora de princípios) pela interdisciplinaridade (enquanto indicadora de estratégias e procedimentos) e para a interdisciplinaridade (enquanto indicadora de práticas na intervenção educativa) precisa ser realizada de forma concomitante e complementar. Exige um processo de clarificação conceitual que pressupõe um alto grau de amadurecimento intelectual e prático, uma aquisição no processo reflexivo que vai além do simples nível de abstração, mas exige a devida utilização de metáforas e sensibilizações.
Realizar um trabalho sobre interdisciplinaridade no ensino tornou-se particularmente necessário, na medida em que é um tema bastante atual e, no Brasil, é admitido como possibilidade para uma sistematização da educação. Tal situação suscita a necessidade de uma investigação mais acurada e de uma análise mais atenta do significado desta interdisciplinaridade. (Japiassú 2006)

Neste projeto será realizada uma atividade com a interdisciplinaridade, visto que os conteúdos trabalhados fazem parte do programa de ensino. Iremos trabalhar os alimentos e suas origens, as vitaminas que eles contem e a comercialização, os transportes utilizados para fazer o deslocamento até chegar a central de abastecimento, o tempo que leva um alimento para não se estragar e por fim atender algumas curiosidades específicas de cada alimento.

III. Objetivos do Projeto (Geral e Específico)

Geral:
Conscientizar os alunos sobre a importância dos alimentos em nossa vida.
Específicos:
Listar os alimentos mais consumidos em sua casa
Identificar os alimentos ricos em vitaminas
Conhecer os alimentos mais comercializados em uma feira.
Destacar os meios de transporte mais eficazes para fazer o deslocamento dos alimentos.
Reconhecer os alimentos que tem menor durabilidade
Desenvolver a criatividade dos alunos
Fomentar o trabalho em equipe

IV. Culminância do projeto

A culminância do projeto será uma exposição de todos os materiais produzidos pelas crianças, como: Cartaz, Textos, Exposição de alimentos; elaborar uma tabela com os alimentos ingeridos diariamente pelos alunos no período de uma semana; criar tabela onde os alunos farão à diferença dos alimentos que se estragam mais rápido e fazer uma relação dos meios de transporte mais utilizados para o deslocamento destes alimentos.

V. Referências Bibliográficas
FAZENDA, Ivani. Conversando sobre interdisciplinaridade à distância. São Paulo: PUC-SP/UNICID, mimeo, 2001.
JAPIASSÙ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Ed. Imago. 1976
NORONHA, Maria Eduarda, Sistema de ensino luz do saber: Ciências 3ª série. Maria Eduarda Noronha, Maria Luíza Soares. Recife: ed. Construir, 2004.