*Lucileni Tânea Vigido Cruz

*Maria Francisca Fernandes de Lima

                                                                      *Zélida Brito Tataíra

.

 

A Importância do Plano da Formação continuada para os docentes :  Plano, Metas, Propostas,ações, Recursos e outros.

 

 

É percebido de que, ao entendimento, historicamente, o termo utilizado para expressar a qualificação permanente dos docentes tem recebido várias denominações. Dentre outras podemos destacar o termo reciclagem, verbete que aparece nos dicionários com a significação de Atualização Pedagógica Cultural para se obterem melhores resultados; Ferreira (p. 116) qualifica o termo como comprometedor, justificando que no senso comum a reciclagem vem sendo utilizada para caracterizar o processo de modificação de objetos ou materiais que podem ser desmanchados e re-fabricados.

Haja vista, de que, o termo reciclagem foi, e ainda é questionado, pois os conteúdos/saberes aprendidos não podem ser modificados totalmente e sim aperfeiçoados.No entanto, não importa a nomenclatura dada: Formação Permanente, Cursos de Aperfeiçoamento ou Capacitaçãoem Serviço. O que precisa ser destacado é a finalidade a que esta ação se destina.

Observado também, de que nos últimos anos o MEC – Ministério da Educação e Cultura tem propiciado aos coordenadores/supervisores escolares subsídios teóricos que orientam as ações de formação continuada nas unidades escolares envolvendo todos os níveis de ensino e os diferentes segmentos da escola.Neste contexto podemos destacar a programação da TV Escola, a PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores), PCN em Ação – Parâmetros Curriculares, Formação Continuada para Professores de Educação Infantil (ocorrido em 2002), mediante projeto de parceria entre a Prefeitura, o MEC e o PTA – Plano de Trabalho Anual.

Onde os projetos mencionados, de uma forma ou de outra, contribuíram e contribuem para o crescimento pedagógico dos profissionais das unidades de ensino.Tendo em vista, de que, as mudanças aceleradas que nos ocorrem diferentes campos exigem das pessoas novas aprendizagens, e esse novo contexto colocam enormes desafios para a sociedade e também para a educação, uma vez que esta é parte integrante, ou melhor, é um dos componentes essenciais do todo social.

Sendo, assim, a escola passa a assumir novas tarefas que lhes são colocadas/atribuídas. Na realidade, delegam-se à escola novas tarefas não por que seja a única instância responsável pela educação, mas por ser a instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistematizada e que dura no mínimo 09 anos de escolaridade obrigatória (escola por Ciclos de Formação).O Projeto de Formação Continuada, conforme já foi evidenciado, tem sido uma necessidade intrínseca dos professores e dos demais profissionais da educação, pois contribui para o seu desenvolvimento permanente.

Entendedores, de que, é  nele que os profissionais conseguem fazer a reflexão da sua prática individual e coletiva. A despeito dessas pressões tanto qualitativas quanto quantitativas que vem marcando o contexto educacional brasileiro, é consenso que ainda há poucos investimentos na carreira docente:

-   as condições salariais e de trabalho não são as desejáveis e

- a sobrecarga de trabalho tem dificultado a formação permanente dos professores.

Segundo Gatti (2010):

[...] a formação em serviço que existe atualmente não aprimora o profissional na sua área de atuação, e sim complementa a sua formação anterior, e que ainda ocorre a má aplicação de investimentos nas propostas de aperfeiçoamento.

Segundo Barili (2006) defende que a formação continuada, além de fornecer conhecimento e corrigir distorções desse processo de formação, também contribui para uma reflexão em relação às mudanças que devem ser introduzidas nos cursos de formação inicial.

Entendedores de que, a maioria, são os posicionamentos, mas o que desejamos, na realidade, é que todos nós, profissionais da educação, reflitamos sobre a nossa própria prática educativa. Portanto, devemos lembrarem dos  dez apontados  ação ser realizada:

  • Compensar a superficialidade da formação profissional;
  • Favorecer a acumulação de saberes;
  • Propiciar uma evolução rumo à profissionalização;
  • Preparar para assumir uma responsabilidade política e ética;
  • Permitir o enfrentamento da crescente complexidade das tarefas;
  • Ajudar a vivenciar um ofício impossível;
  • Oferecer os meios necessários para trabalhar sobre si mesma;
  • Enfrentar a irredutível alteridade do aprendiz;
  • Aumentar a cooperação entre colegas;
  • Ampliar as capacidades de inovação.

E com, as relações na interação e socialização entre professor e aluno deverão acontecer de forma amigável, num ambiente acolhedor e de respeito mútuo, no qual devemos oferecer ao nosso aluno um ensino de qualidade que o leve a refletir sobre suas ações no meio social, transformando-o em um agente capaz de modificar a realidade em que vive. Vivemos num mundo que se renova constantemente e em ritmo acelerado, tornando o trabalho educacional mais complexo, pois as escolas necessariamente precisam atender as exigências que a sociedade estabelece, porém, partindo da perspectiva da educação histórico-crítica.

Para a construção do currículo exige participação e o eixo desta construção passa pela reflexão da prática educativa, pelo planejamento participativo, que traz como exigência que se defina e explicite uma visão de mundo, que se faça um diagnóstico da realidade da Escola e prática dos professores, traz ainda como exigência que trace etapas de operacionalização do Projeto sistematizado do coletivo.Diariamente, o educador depara com situações novas que exigem ação imediata para atender às necessidades do educando que vive em um mundo dito globalizado e que precisa interagir no contexto social em que vive. Assim, não se concebe mais educadores alienados em conhecimentos acadêmicos, mas sim de educadores / pesquisadores, estudiosos que buscam qualificar-se de forma contínua e dinâmica em consonância com a evolução do mundo em que vivem.

Sabedores de que, precisa ter um pensamento ao desafio, os profissionais da educação precisam estar preparados para assumir novos papéis, elaborar projetos que atendam as diferentes necessidades, trabalhar com meios de informações alternativos e participar de decisões importantes da organização escolar. E Diante dessa abordagem, o processo de qualificação (Formação Continuada) dos educares desta unidade de ensino exige metodologias capazes de promover tanto o ensino como a pesquisa, a reflexão e a ação, para compreender o mundo em que se movem e a desenvolver capacidade para se adaptarem às mudanças e para continuarem a aprender de forma autônoma.

Todos os profissionais precisam pensar e agir o inovar na educação , deve buscar os momentos para se qualificarem, ampliarem seus conhecimentos, discutir suas práticas e têm conseguido participar cada vez mais de formação continuada que contribuem grandemente na prática educativa.Desta forma, o educador deve organizar-se buscando se pautar nos quatro pilares da educação, os quais são essenciais ao longo de toda a vida dos educando e educadores, estes serão eixos norteadores para resolver problemas, produzir formas de conhecer e pensar forma mais complexo, combinando e criando novos esquemas, possibilitando novas formas de fazer, compreender e interpretar o mundo que o cerca.

I - Aprender a conhecer, isto é, adquirir as competências para a compreensão, incluindo o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, pois quem aprende a conhecer aprende a aprender, e essa aprendizagem é fundamental nas relações interpessoais para o verdadeiro exercício da cidadania.

II - Aprender a fazer - embora quem aprenda a conhecer já esteja aprendendo a fazer, esta segunda aprendizagem enfatiza a questão da formação profissional e o preparo para o mundo do trabalho. Aprender a fazer significa despertar e estimular a criatividade para que se descubra o valor construtivo do trabalho, sua importância como forma de comunicação entre o homem e a sociedade.

III - Aprender a viver juntos, a viver com os outros - para que isso possa verdadeiramente acontecer é essencial para que os professores tenham coragem de desvestir a escola de sua fisionomia rígida, fechada, e ir se transformando em um verdadeiro centro de descoberta do outro e também sendo um espaço estimulador de projetos solidários e cooperativos, identificados pela busca de objetivos comuns.

IV - Aprender a ser - aprender a ser retoma a idéia de que todo ser humano deve ser preparado inteiramente, espírito e corpo, inteligência e sensibilidade pessoal, sentido estético e responsabilidade pessoal, ética e espiritualidade, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e também para formular os próprios juízos de valores, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir em diferentes circunstâncias da vida.

Entendedores, de que no ano de 2004, houve alteração na Lei 003/2001 na qual fica estabelecido mediante lei complementar 020/2004 para docentes  concursados a jornada do município , mudando  a carga de:

  • Horária de 20 horas, sendo 16 horas em sala de aula trabalhando com aluno e quatro horas de hora atividade.
  • Carga horária de 30 horas, sendo 20 horas de trabalho em sala de aula trabalhando com aluno e 10 horas atividades. Vale ressaltar que necessariamente é reservado no máximo 2 horas de trabalho para apoio pedagógico e contar na carga horária de hora atividades.

Conhecedores de que , os profissionais desta unidade de ensino, com a implantação das 30 horas, participam do projeto de formação continuada, coordenado pela e coordenação. Esclarecemos ainda que o projeto de formação dos educadores desta instituição encontra-se anexado neste Projeto Político Pedagógico.

Tendo em vista, que o baseamento nos pilares apresentados anteriormente, nós, educadores, procuramos organizar-nos pautados nos mesmos, os quais são essenciais para a formação plena dos educando e educadores; este serão eixos norteadores para resolver problemas, produzir formas de conhecer e pensar forma mais complexo, combinando e criando novos esquemas, possibilitando novas formas de fazer, compreender e interpretar o mundo que nos cerca.

A Instituição necessita ter um Plano de avaliação como : proposta ou formas.

 

Sabedores, de que necessita dar implantação do sistema de avaliação é prevista no Plano Municipal de Educação, tem como objetivo: Consolidar uma “cultura de avaliação”. E ao produzir indicadores importantes transparentes capazes de (ri) orientar a elaboração de políticas educacionais para SEMEC e escolas da rede municipal.

E os problemas deve serem definidos com  a Formação Continuada para os profissionais a partir dos indicadores evidenciados. Onde possa apoiar e oportunizar os subsídios para uma reflexão coletiva aprofundada sobre a educação a partir da análise dos dados das avaliações, promovendo a (re) orientação das práticas pedagógicas e de gestão.

Entendedores, de que  precisa fazer a interação e socialização para os  resultados sobre as aprendizagens de alunos, das turmas da escola, à comunidade escolar (alunos, às famílias dos alunos e principalmente do Conselho Escolar), promovendo a busca coletiva para a solução de problemas causadores do fracasso escolar.

Com esclarecimentos e objetividade do desenvolvimento integral da criança no campo, afetivo, físico / motor e cognitivo, fazem-se necessário um olhar diferenciado, profundo, buscando sempre considerar o aluno como ser único, com suas capacidades, sua forma de pensar, falar, agir, seus limites e ritmos de aprendizagem. Neste sentido temos o compromisso de durante as aulas explorarmos atividades significativas, envolvendo no ensino principalmente os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, através de discussões, atividades escritas, leitura e outros.

Como direcionar na escola o Pano de ação, com relação as : metas, ações para serem alcançadas os objetivos almejados.

 

Oportunizar e dar as condições necessárias para que a clientela da Escola Municipal Rosalino Antônio da silva, possa usufruir dos quatro pilares do conhecimento, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e, aprender a ser, vivendo deste modo uma experiência global, formando cidadãos conscientes, capazes de agir e interagir no meio em que vive. Promover conhecimentos gerais e específicos voltados para a formação de cidadãos para que eles façam uso do mesmo em prol da construção de uma sociedade mais digna para as gerações futuras. Garantir uma escola pública municipal universal em seu compromisso com a democratização de oportunidade sócio-educativas, plural na promoção do respeito à diversidade; ética em sua responsabilidade de formação de valores para uma educação cidadã, solidária e socialmente inclusiva.

Sendo uma Educação pública municipal de qualidade para preservar a quantidade, e integrada às comunidades locais, garantindo o acesso à permanência e o sucesso dos nossos alunos, promovendo a reparação das desigualdades raciais e de gênero, valorizando a cultura e a diversidade, contribuindo para uma sólida formação ética e cidadã. Através das essências necessárias e de grande relevância:

 

  • RECURSO DIDÁTICO ELABORADO: Alfabeto móvel

 

  • RECURSO DIDÁTICO ELABORADO: Confeccionei um alfabeto móvel com E V A, tamanho 20 por 12 cm, coloquei em papel cartão branco cobri com fita adesiva, para que as crianças pudessem manusear, estimulando a curiosidade.

 

  • DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa.

 

  • MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO: EVA de diversas cores, papel cartão. tesoura cola quente ,fita adesiva larga. Educação Infantil, 1º e 2ª séries.
  • OBJETIVOS:

Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:

  • Diferenciar letras e desenhos;
  • Diferenciar letras e números;
  • Diferenciar letras, umas das outras;
  • A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
  • Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.;
  • Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
  • Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
  • O nome das letras;

Para oferecer a possibilidade da criança buscar a criação do seu próprio conhecimento, sendo trabalhado conteúdos diversos sendo através dele que possibilitará estar em contato com a vida social e interando se com o mundo e nos mais variado contexto social.

  • CONTEÚDOS:
  • oralidade;
  • associação;
  • Estimula a curiosidade;
  • Aprendizagem;
  • Diferenciar;
  • Orientação da escrita etc.

 

Com realizar a descrição de utilização:

 

  • Ao associar escrita de nomes, letras e textos;
  • Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinadas

letras do alfabeto;

  • Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
  • Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras.

A realização de um trabalho brilhante são compensadores nos relatos apresentados a uma comunidade escolar.

 

Quando com amor e dedicação prestamos serviços a uma instituição onde lidamos com pessoas, que apresentam idéias e são de todas etnias, religiões e outros>E mais estão em todo tempo na busca de realizações melhores, maiores perspectivas, para seus filhos, com sonhos e esperanças de que o futuro da sua geração será melhor com novos saberes, qualidades para o retorno dos impostos que pagam no cotidiano.São pessoas que fiscalizam, e  entende que nós trabalhadores devemos dar o melhor da nossa prestação de serviços, e sempre inovar para mudanças de posturas na sua atuação.

Devemos pensar na realização de um lindo, prazeroso e  fantástico trabalho a ser desenvolvidos com os nossos discentes, que são humanos, vivem em uma geração diferenciada da nossa,e esse bom trabalho nos trará a recompensa de dias melhores, um país com voz e vez de progresso e riqueza.

Sabedores de que o pensar alto nos estimula a inovar e nos trazem melhorias de saberes, temos a oportunidade de crescermos juntos como humanidade e somarmos para uma sociedade brilhante de vitória e atuação. Devemos salientar, de que uma equipe que trabalha por amor, com amor e atua na sua dignidade dentro de uma instituição não tem como dar errado e serem derrotados, se erram são humildes juntos e procuram a busca de meios e formas para acertarem.

Podemos ter como exemplo este relatório:

 

RELATÓRIO           

 

Fui à escola onde entreguei os documentos necessários e fui recebida muito bem pela instituição. A diretora Sara Regina, uma pessoa bem quista por todos da escola, da comunidade e pelos alunos principalmente, pois pelo seu desempenho em que direciona a escola há onze anos. O cotidiano da escola começa às 6 horas é quando o guarda chega e aos poucos os funcionários, os alunos começam a chegar 06h45min onde ficam no pátio até bater o sinal, vão à sala para juntamente com a professora começarem as atividades pedagógicas. Há várias salas de fases diferenciada e cada qual desenvolve trabalhos, mas a que mais me chamou atenção foi à sala multifuncional, onde é desenvolvido um trabalho mais aprimorado com crianças portadoras de deficiência.

Fiquei ali por algumas horas para ver o trabalho da professora Bernadete, há crianças portadoras de deficiência visual, daw, física, mental e com dificuldades de aprendizados e são atendidas em horários diferenciados, pois cada qual requer sua especificidade. Existe uma cozinha onde três funcionarias fazem a merenda que é servida as 09h15min quando o sinal e batido após 15m. , crianças colocam a vasilha em um recipiente e levado pela professora à cozinha.

Professores dão aula de educação física onde desenvolve a socialização e desenvolvem vários tipos de esporte, quando são 11h15min bate o sinal para que a criança possa ir embora, alguns pais vão buscar e outras vão sozinhas após esse horário os professores se reúnem e fazem à aula atividade ate às 12 h. Há um revezamento de funcionários e quando são 12h45min e cinco começam a chegada de outra turma para um novo recomeço diária e assim a escola segue sua trajetória.As reuniões de pais acontecem bimestralmente, há também as reuniões de professores, que são mensal e um encontro mensal que são feitos para estudo de formação. A observação do cotidiano das escolas é parecida, mas cada escola carrega suas características pessoais principalmente quando se tem diretores e professores que se empenham para que essa seja um modelo a ser dita por profissionais da área.

Portanto foi gratificante participar e conhecer um pouco dessa escola,

Referências Bibliográficas:

 

BARILLI, Elomar Christina Vieira Castilho.avaliação:acima de tudo uma questão de opção.São Paulo:edições,Loyola,2006.p.153-170

FERREIRO E, TEBEROSKI A. A Pscogenese da língua escrita.Reflexoes sobre alfabetização, São Paulo.Ed. Cortez.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas.Educação e Sociedade , Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.