FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
CURSO DESIGN DE MODA
ESTER DO ROSÁRIO BARROS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO DESIGNER DE MODA:
AGENTE MULTIPLICADOR DE IDÉIAS SÓCIO-SUSTENTÁVEIS

Salvador
2010

ESTER DO ROSÁRIO BARROS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO DESIGNER DE MODA:
AGENTE MULTIPLICADOR DE IDÉIAS SÓCIO-SUSTENTÁVEIS

Trabalho Acadêmico apresentado à Faculdade da Cidade do Salvador, em cumprimento da disciplina de TCC como exigência para conclusão do curso de Design de Moda.
Orientador: Prof. Mestre Marcelo Geraldo Teixeira

Salvador
2010

"há quem acredite que a moda é fútil e frívola.
Eu lhes digo que moda é comunicação".
ANGEL apud MORRIS (1970)

A IMPORTÂNCIA DO DESIGNER DE MODA:
AGENTE MULTIPLICADOR DE IDÉIAS SÓCIO-SUSTENTÁVEIS

SANTOS, Ester Barros. Professora, graduando em Bacharelado em Design de Moda: A Importância do Designer de Moda: Agente modificador de idéias sócio-sustentáveis. Salvador, 2010. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade da Cidade do Salvador.

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo explicitar a importância do designer de moda como agente modificador da nossa sociedade, e como um projeto de remanufatura gerenciado por um profissional de moda pode trazer resultados positivos. É apresentado um breve relato sobre análise do ciclo de vida do produto e sua utilização como ferramenta no que se refere à reciclagem e um estudo de caso realizado em uma empresa de pequeno porte, que recebe o material descartado do Pólo Petroquímico como doação. Os resultados dessa coleção de moda mostram que apesar de usar matéria?prima secundária, é possível desenvolver produtos com alta qualidade e características similares àqueles que são desenvolvidos com a matéria-prima virgem,fazendo com que a sua reinserção no processo produtivo prolongue ou não interrompa o seu ciclo de vida evitando o descarte, a degradação ambiental e, muitas vezes propiciando a economia, além de apresentar a moda como multiplicador de idéias sócio-sustentáveis. O trabalho que está sendo proposto se insere, também, na dimensão do design social, uma vez que percebe um valor intrínseco na esfera do artesanato, assim como no campo do Eco-design, configurando o designer como um agente social que busca trabalhar com as pessoas, ao invés de para elas.


PALAVRAS-CHAVE: Designer. Moda. Sustentabilidade. Remanufatura.


SANTOS, Ester Barros. Teacher, graduating in Bachelor of Fashion Design: The Importance of Fashion Designer: Agent modifier socio-sustainable ideas. Salvador, 2010. 59p. Completion of course work. Faculdade da Cidade do Salvador.

1 INTRODUÇÃO
A presente proposta, na modalidade da pesquisa-ação, visa
trabalhar ferramentas que possibilitem desenvolver técnicas de remanufatura e
customização na construção de uma coleção de moda. Procura-se, ao longo
deste trabalho, construir possibilidades, mudanças sócio-culturais necessárias
para o conhecimento e a disseminação do designer de moda. Em paralelo, a proposta promove, diretamente, a conscientização a respeito da política de reciclagem segundo os princípios do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
O trabalho aborda a utilização da remanufatura como instrumento na criação de peças do vestuário, visando o total aproveitamento da matéria-prima evitando o descarte. Os agentes problematizadores que levaram ao desenvolvimento deste artigo foram questionamentos como: Qual é a relevância deste tema? Qual a importância do Designer de Moda na sustentabilidade ambiental? Quais os pontos positivos do Designer de Moda na atuação de trabalhos comunitários?
Neste contexto onde temos o Pólo Petroquímico como doador potencial dessa matéria-prima secundária que são os uniformes descartados dos operários de cada empresa que compõem esse centro industrial, como Braskem, MFX, Norton, Odebrecht entre outras. Semestralmente esses uniformes são substituídos por outro novo, nesta fase é feita a doação desse material descartado ao Programa Mesa Brasil SESC.
Este material é composto de calças e camisas, quase sempre danificados por exposição a produtos químicos como cloro, entre outros, esses ficam armazenado dentro de um deposito sem uma finalidade aparente. Todo esses fardamentos são distribuídos para associações participantes do Programa MBS, as associações não tendo um planejamento profissional de aproveitamento desse material, quase sempre deixa de lado uma boa opção de gerar trabalho e renda nas comunidades de Salvador, podendo alcançar uma das metas que tanto é citado nos tempos atuais “ Sustentabilidade Ambiental”.
Na abordagem deste estudo apresenta-se como objetivo geral a elaboração de uma coleção de moda feminina a partir da remanufatura de uniformes descartados de operários do Pólo Petroquímico. Os objetivos específicos deste trabalho são a identificação da importância do Designer de Moda como agente modificador da nossa sociedade; a analise dos resultados positivos; a identificação do design como ponte entre as inovações técnicas e sociais; a compreensão da remanufatura como técnica de geração de renda e a aplicação da materia-prima secundária no processo produtivo de bens remanufaturados.
Objetivamos com este trabalho de conclusão de curso a reflexão dos profissionais da área de moda, nesse contexto o Designer de Moda, para uma futura melhora em relação à atuação na comunicação de massa trazendo propostas criativas e sustentáveis. Disseminando seus conhecimentos no campo do eco-design no desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis e atendendo à necessidade de comunidades excluídas e minorias, reduzindo ao máximo o impacto ambiental dando destino produtivo a matéria-prima secundária, neste caso específico os tecidos jeans e brim dos uniformes de funcionários e transformando em bens de moda.
Foi possível observar a contribuição desse projeto para a preservação do meio ambiente através do retorno dos bens de pós-consumo ao ciclo produtivo, o que diminui o acúmulo de resíduos sólidos na natureza, além de gerar trabalho e renda as comunidades.
Sob o ponto de vista metodológico, esse trabalho caracteriza-se quanto à natureza, como uma pesquisa aplicada, uma vez que, destina-se a contribuir para a construção de conhecimento, com vistas ao desenvolvimento de produto. Já quanto ao objetivo, essa pesquisa apresenta características exploratórias, porque pretende, inicialmente, gerar mais informações sobre o tema, para direcionar a segunda fase da pesquisa.
A metodologia adotada no projeto colaborou para desenvolver na participante um perfil adequado para o seu engajamento social e profissional. O eco-design, cuja primeira definição foi dada por Victor Papanek, (2008) participa de um processo que tem por conseqüência tornar a economia mais “leve”. Igualmente chamada eco-concepção, trata-se de uma abordagem que consiste em reduzir os impactos de um produto, ao mesmo tempo em que conserva sua qualidade de uso (funcionalidade, desempenho), para melhorar a qualidade de vida dos usuários de hoje e de amanhã.” Thierry Kazazian, (2005). Quanto aos procedimentos técnicos, o trabalho delimita-se no primeiro momento como pesquisa bibliográfica, pois buscará aprofundamento sobre o tema em materiais já publicados. Para que no segundo momento, passe para o âmbito da pesquisa-ação, o que se justifica, pois o trabalho está situado na esfera do design social.
Assim, a abordagem deste estudo será qualitativa, pois pretende direcionar o foco para o processo. Além disso, compreende-se indissociável a relação entre os objetivos propostos e o contexto onde o tema se insere. As orientações metodológicas, acima expostas, encontram-se sintetizadas em Prodanov & Freitas (2009, p. 140). Os autores ainda acrescentam que do ponto de vista científico a proposta da pesquisa-ação oferece subsídios para organizar a pesquisa de forma convencional tendo importante papel a desempenhar (IBID, p. 78) As etapas propostas para a primeira parte deste projeto consistem no aprofundamento teórico e prático sobre o tema.