RESUMO

A ideia do tema surgiu através da observação do descaso em que os alunos vêm enfrentando por parte do ambiente familiar e consequentemente o ambiente escolar. O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas, tais como: Ausência dos pais para contribuição do desenvolvimento do aluno, falta de motivação dos professores, pois muitas vezes a educação básica familiar acaba sobrando para o mesmo.

Para efetuar esta pesquisa, utilizamos os conhecimentos adquiridos na matéria de F.T.M. de Educação Infantil, como autores que discutimos em sala, Legislação da Constituição Federal, para aprimorar ainda mais os conhecimentos, foi necessário ir além, utilizamos como base pesquisas acadêmicas.

INTRODUÇÃO

Há um tempo, os pais costumavam cobrar mais os filhos para um progresso escolar, no qual o fracasso era visto como uma culpa só do aluno, por não ter se dedicado o suficiente.

Observam-se em estudos frequentes que alguns pais já não estão tão presentes na vida escolar das crianças, por diversos aspectos, uns alegam ser por falta de tempo, pois trabalham muito, ou até mesmo por outros motivos como situação financeira precária, possuem muitos filhos, má estrutura do ambiente familiar, um dos grandes fatores também é o avanço da tecnologia, pois acaba se perdendo um pouco do dialogo familiar.

Já os professores devem medir tudo o que diz, pois a cobrança que antes vinha por parte dos estudantes, hoje “pesa” para os profissionais da educação, os pais alegam que a falta de aprendizagem do filho deve-se a incompetência dos professores.

A educação preza por uma parceria entre família e escola, pois os dois são fundamentais no desenvolvimento social e escolar das crianças. Mas, atualmente isso dificilmente ocorre, onde os professores tem que inserir no seu dia a dia, noções de educação que deviam vir de casa, por exemplo: respeitar o próximo, noções de convivência e até mesmo noções de higiene, que em muitos casos são precários.

RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA

Não há como pensar em uma boa aprendizagem sem a união escola x família, o futuro do estudante envolve seu cotidiano, o aluno necessita do apoio e cobrança familiar para a percepção de aprendizagem. Sendo que a aprendizagem se inicia no ambiente familiar, desde pequeninos são educados de acordo com a rotina familiar: seu comportamento, valores, crença, inclusive a maneira de punição estão associados ao modo que elas são tratadas, influenciando no seu desenvolvimento social.

Muitas vezes percebemos esses aspectos no modo de brincar ou agir de cada criança, pois demonstram comportamentos diferenciados, como: timidez, baixa alto estima, agressividade, isolamento... São fatores gerados através da educação aplicada pelos pais, talvez essa criança com baixa alto estima ou tímida, deva-se a superproteção dos pais. Segundo o artigo 205 da constituição federal:

“A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (art. 205, 1988)

Como diz o artigo 205, o ambiente familiar faz parte essencial para o desenvolvimento da criança, devendo desempenhar o papel educacional, não deixando o educar apenas para o ambiente escolar, formando uma parceria entre escola e família, para o pleno desenvolvimento da criança. Segundo Piaget:

“Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais o interesse pelas coisas da escola chegasse até mesmo a uma divisão de responsabilidades” (2007, p.50).

Com a ausência da contribuição familiar no meio escolar, surgem muitos obstáculos para o desenvolvimento da criança, tornando seu desempenho inferior as demais.

Alguns pais acreditam que a educação infantil nada mais é do que um “depósito de crianças”, sendo que dificilmente estão presentes no cotidiano escolar, tornando impossível uma boa participação do mesmo no desempenho da criança.Para que o ambiente esteja propicio para este desenvolvimento é necessário que a criança se sinta amada e motivada, não somente no ambiente escolar ou familiar, mas sim em conjunto com as duas partes, tornando os pais preocupados com o futuro de seus filhos, assim participando efetivamente de seu cotidiano.

IDENTIFICANDO OS PAPÉIS

Lembrando que escola e família possuem papeis de extrema importância na educação e no desenvolvimento dos alunos, porem possuem papeis diferentes, mas que se complementam.

“Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, a família cabe oferecer a criança e ao adolescente a pauta ética para vida em sociedade e a escola instruí-lo para que possam fazer frente as exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência.” (Osorio, 1996, pag. 82).

Não é dever da escola, suprir as necessidades de educação básica da criança ( educação que deveria vir de casa, bons modos), mesmo que a escola tente suprir essas necessidades, não terá grandes avanços, pois o cotidiano familiar da criança não condiz com tais modos a serem ensinados. 

“Nenhuma escola por melhor que seja, consegue substituir a família. Por outro lado, destaco também que a função da escola na vida da criança é igualmente impar. Mesmo que as famílias se esmerem em serem educadoras, o aspecto socializador do conhecimento e das relações não é adequadamente contemplado em ambientes domésticos.” (PAROLIN, 2008, p. 01)

Pode-se notar que a presença familiar é indispensável para um desenvolvimento qualidade, para isso é necessário que a mesma, acompanhe a vida escolar da criança, tendo um vinculo com a escola, assim facilitando e contribuindo para um desenvolvimento de qualidade. Já a escola, deve buscar a interação entre a escola e a família, norteando e auxiliando as famílias no educar, indicando que o educar não é dever apenas da escola, e sim do conjunto, família e escola.

METODOLOGIA

 O estudo foi realizado através das aulas e conteúdos ensinados na matéria: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Educação Infantil, aprofundando os conhecimentos através de analises em artigos acadêmicos, Legislação da Constituição Federal, revista crescer e algumas reflexões de Piaget, Parolin e Osorio.

CONCLUSÃO

Analisando a relação entre família e escola notamos uma relação vasta, com pouco dialogo e mínima interação entre ambas, dificultando o desenvolvimento integral da criança.

Percebe-se que a família é parte fundamental para o pleno desenvolvimento da criança, interferindo no cotidiano do mesmo, no seu desenvolvimento com o meio, tornando necessário que o professor conheça a realidade familiar de cada criança, assim refletindo no seu comportamento, necessidades e dificuldades.

Conclui-se que é necessária a união entre a família e a escola, e não usarem o outro de desculpa, para tais situações do cotidiano. Cabe ao ambiente escolar oferecer e proporcionar a aproximação da família na escola, por meios de eventos comemorativos, não apenas em reuniões, mantendo o ambiente propicio para que a família se sinta a vontade de se interar, questionar, expor ideias... mostrando que o educar pertence a junção entre a escola e a família.

REFERENCIAS

Artigo 205 – Constituição Federal:

  • http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf

Monografias:

  • http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1764-6
  • http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/interacao-entre-escola-familia-no-processo-ensino-aprendizagem.htm
  • http://br.monografias.com/trabalhos3/impressao-mono-capa/impressao-mono-capa2.shtml
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000100012

Revista:

  • http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC406301-2216,00.html

Data de acesso: Outubro de 2016.

CRISTIANE BENTO DE OLIVEIRA

THAMIRIS SOUZA THOMAZ