A importância da música na educação infantil.            

Claudemir Santos Teles

O presente artigo tem como objetivo destacar o uso da música na Educação Infantil.Para Silva (2010) “é preciso preocupar-nos em relação à formação das crianças, não apenas com o ensino dos conhecimentos sistematizados, mas também com o ensino de expressões, movimentos corporais e percepção”.

Como sabemos, a música está associada a cultura e às tradições de um povo. A música está presente em diversas situações cotidiana. Barreto (2005) diz “que as atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e também permitem a comunicação com o outro”,

A linguagem musical desenvolve na criança a expressão, o autoconhecimento e o equilíbrio, interagindo-a ao meio musical. Contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor, despertando na criança a criatividade, concentração, atenção e a imaginação. Para Bréscia (2003) “a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico do prazer de ouvir a música”...

A música além de desenvolver na criança estruturas cognitiva, também favorece o desenvolvimento de outras habilidades como: as emocionais, as sociais e até mesmo as musicais. É importante que o educador proporcione momentos onde a criança descubra e compreenda os ritmos musicais, pois é a partir daí que a criança irá expressar-se através dos movimentos corporais.

Segundo Rosa (1990) “a criança desenvolve os sentidos desde que nasce por isso um dos papéis da escola é proporcionar situações em que ela possa explorar e desenvolver em todos os sentidos harmonicamente”. A educação infantil no seu cotidiano proporciona muitas atividades musicais, pois desde a chegada da criança na creche ou na escola infantil há vários momentos musicais para que o ambiente se torne mais alegre.

De acordo com Martins (1985) “educar musicalmente é propiciar à criança uma compreensão progressiva da linguagem musical, através de experimento e convivências orientadas”. É possível perceber que momentos musicais utilizados nas escolas infantis podem ajudar no desenvolvimento eficaz das crianças, favorecendo o estímulo rítmico da mesma, que passará a desenvolver uma linguagem corporal.