A importância da  Língua  Inglesa

A língua inglesa tem ocupado um papel de destaque no cenário  mundial. Idioma da divulgação do conhecimento científico, da internet e língua franca das instituições internacionais, sua difusão tem alcançado proporções inigualáveis na história das línguas. Hoje a maior quantidade de informação que circula pela   internet encontra-se em inglês, prevalecendo como a língua mais usada para a comunicação global e também, como a mais presente no mundo da tecnologia.

A aprendizagem de Língua Estrangeira contribui para o processo educacional como um todo, indo muito além da aquisição de um conjunto de habilidades linguísticas. Leva a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumenta a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolve maior consciência do funcionamento da própria língua materna. Ao mesmo tempo, ao promover uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas, contribui para desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da(s) cultura(s) estrangeira(s). (PCN p. 37, 1998).

O ensino de língua estrangeira deve contribuir para a formação individual e coletiva dos alunos, desenvolvendo sua capacidade intelectual e despertando-os para o aprendizado de uma nova língua, para que se tornem cidadãos críticos, mas que saibam respeitar as diversidades existentes no mundo de que eles fazem parte, indo muito além de repetição de palavras.

Dentre as línguas estrangeiras de maior importância e  uso, destaca-se a Língua Inglesa. Aprender a língua inglesa hoje é tão importante como aprender uma profissão. Esse idioma tornou-se tão necessário para a vida atual que, para conseguirmos aprimorar qualquer atividade profissional, cultural, esportivas temos de saber falar inglês. Hoje, o inglês tornou-se o mais importante e essencial idioma.

O  ensino da Língua Inglesa se faz essencial dentro da sala de aula, pois a aprendizagem de leitura em língua estrangeira, como é proposta, pode ajudar o desenvolvimento integral do letramento do aluno.

Bibliografia

Linguagens, códigos e suas tecnologias / secretaria de Educação Básica. ? Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


PCN + Ensino Médio:Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação Média e Tecnológica ? Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.