Autores:
ALEXANDRA CHAVES
NERCINDA DE FATIMA DE VARGAS ALVES
OLINA DE ARAUJO SPIGOLON
RUTHINÉA TOSCAN RIZZON

Resumo

Este trabalho tem como tema o imperativo da implantação de um Plano Municipal de Educação Especial no município de São Marcos, bem como a formação continuada para professores que trabalham com alunos que possuem necessidades educacionais especiais (NEE). O artigo faz uma reflexão sobre os desafios da docência, ponderando sobre a teoria e a prática da inclusão. O mesmo foi baseado em pesquisa de abordagem qualitativa com a realização de estudo de campo e bibliográfico. A análise dos estudos e dos resultados aponta para a necessidade da formação continuada para os docentes e da implantação do Plano Municipal da Educação Especial no Município de São Marcos.
Palavras-chave: Docência. Educação Inclusiva. Formação Continuada. Plano Municipal de Educação Especial.

1. INTRODUÇÃO

O artigo desenvolvido baseou-se em pesquisas bibliográficas e na pesquisa de campo, constituída por questões abertas e fechadas. O estudo buscou identificar os desafios da atuação docente do educando com necessidade especial (NEE).
O questionário foi aplicado a professores da rede municipal de ensino, dos anos iniciais da escolarização, de cinco escolas do município de São Marcos/RS.
Para este estudo também buscamos um embasamento teórico para alicerçar os fatos estudados e fazer a relação entre o discurso e a prática existente neste contexto.