A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARA A QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA ANTÔNIA IRENE MARTINS ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE IPU-CEARÁ

Mara Régia Paiva Farias 

RESUMO 

Este estudo tem como foco a reflexão acerca da importância do papel do gestor escolar na qualidade do ensino nas escolas. Enfatizando a contribuição deste para a qualificação do ensino na Escola Antônia Irene Martins Araújo. Tendo como objetivo deste artigo, a análise da melhoria do ensino na referida escola, a partir da contribuição do gestor. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento deste artigo, considerando as contribuições de vários autores, como LIBANEO (2005), LUCK (1998),RIOS(1982) e FREIRE(1997).Concluiu-se através deste trabalho de pesquisa,a importância da contribuição  do trabalho do gestor para a escola,trabalho este que vai além dos muros da secretaria e se estende as demais ramificações da escola. 

Palavras-chave: Escola. Professor. Gestor Escolar.  

Introdução 

O presente artigo tem como tema a importância da gestão para a qualidade do ensino na escola Antônia Irene Martins Araújo no município de Ipu, focando a contribuição do gestor na instituição para a melhoria do ensino na sala de aula, buscando fortalecer a importânciadeste personagem no avanço educativo da escola e em suas demais atividades de ensino.

Este trabalho teve sua origem em questões pertinentes que surgiram no cotidiano da escola:

  • De que maneira o gestor escolar pode contribuir para a qualidade do ensino na escola?
  • Qual a função do gestor dentro do ambiente escolar?
  • E como ele pode está auxiliando os professores na execução do ensino dentro da sala de aula?

Ao se falar de gestão escolar constantemente se esbarra em velhas teorias, que percebem o gestor como um personagem distante da realidade da sala de aula. Muitos gestores colocaram em suas cabeças, que o papel do gestor só está ligado a ficar sentado na secretaria escolar tirando cópias de atividades para os professores aplicarem em sala de aula ou ficar confeccionando materiais de enfeite para o ambiente físico escolar, não contribuindo de maneira direta para a melhoria do ensino em sala de aula, quando muitas vezes ele percebe o professor com dificuldades em aplicar certas metodologias com seus alunos para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Daí surgiu o interesse de se investigar sobre esse tema na escola Antônia Irene Martins Araújo e através deste estudo contribuir de maneira positiva para a qualidade do ensino na mesma.

Para melhor desenvolvimento da pesquisa, vários autores foram consultados a cerca de suas percepções sobre gestão escolar. Os quais veem a gestão como um componente imprescindível para o desenvolvimento da escola como um todo, não resumindo o trabalho do gestor somente à secretaria.

Conforme Luck, 

O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agir sobre elas em conjunto. (LUCK, 1998, p.15) 

O objetivo deste artigo é investigar acerca da contribuição e importância da existência do gestor dentro da instituição escolar e qual a sua parcela de ajuda na melhoria do ensino que vai ser refletido na sala de aula.

Na busca da resposta aos questionamentos levantados foram utilizados recursos de pesquisa, como a bibliográfica, realizada a partir da análise de materiais publicados na literatura e artigos científicos divulgados na internet. Além da realização de uma pesquisa de campo na escola buscando mostrar a contribuição do gestor para o processo de ensino lá desenvolvido.

Para conclusão do artigo foram utilizadas as concepções de vários autores como Freire(1997),Luck(2000),Libâneo(2005),Rios(1982).A fim de fortalecer as idéias e opiniões citadas durante o desenvolvimento das discussões que dão base ao trabalho aqui desenvolvido.