Jaqueline Maria Pereira Fulgencio
Estudante, CUMSB, Rio de Janeiro, [email protected]

Priscila de Souza Nascimento
Estudante, CUMSB, Rio de Janeiro, [email protected]

Lúcia Baroni Martinazzo
Orientadora, CUMSB, Rio de Janeiro, [email protected]

Livro relacionado:

RESUMO

Este artigo tem como objetivo contribuir para o processo ensino-aprendizagem abordando sobre a importância da integração da família na aprendizagem da criança, pois a relação família-escola é de extrema importância na construção da identidade, da autonomia, responsabilidade, conhecimento e exercício de cidadania para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo como um todo.
A partir do momento em que acontece o acompanhamento desta integração durante o processo educacional, percebe-se a aquisição de segurança por parte dos filhos que se sentem duplamente amparados, ora pelo professor, ora pelos pais, o que irá intervir positivamente nos resultados do processo ensino-aprendizagem.
Devemos sempre enfatizar a importância da instituição escola em aumentar seu envolvimento com a comunidade onde está inserida, pois com a participação das famílias nas escolas, é possível conhecer melhor a necessidade de cada sujeito, e inovando sempre as práticas pedagógicas voltadas para o comprometimento mútuo para o desenvolvimento de metas e do aprendizado. Tudo isto, precisa ser realizado em regime de parceria, que favoreça a troca de saberes para que a mudança seja contínua, tendo como objetivo uma melhor socialização, o respeito mútuo e confiança , preparando um cidadão para a sociedade, para o mercado de trabalho, garantindo-lhes a ascensão profissional, a autonomia, a liberdade de expressão, com uma prática educativa crítica, dialógica e libertadora.

Introdução

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (FREIRE, 1987, p. 68).

A família é o primeiro grupo social que possibilita o desenvolvimento de uma criança, pois é no meio familiar que o indivíduo encontra afeto, carinho, aprende sobre princípios, valores, respeito, cultura e ética. É primordial que os membros da família saibam preparar seus filhos para a educação formal, escolar. É advinda dos pais a responsabilidade pela educação dos filhos, por isso é demasiadamente importante a integração da família no ambiente escolar.
A instituição escolar é o segundo grupo social onde é oferecido todos os conceitos educacionais, culturais e formativos. No ambiente escolar ensina-se também valores que são indispensáveis na vida das crianças, jovens ou adultos, preparando assim todos os estudantes para que no futuro possam se tornar cidadãos aptos para exercer seu papel na sociedade.
Na escola, toda a equipe Pedagógica enfatiza e prioriza uma educação preparando todo o corpo discente para uma melhor qualificação do ensino e do aprendizado. Um ambiente escolar transformador é aquele em que o individuo está sujeito a oportunidades de aprendizagem o tempo todo e a todo o tempo.
Este ambiente escolar deve ser planejado, organizado e preparado para que ocorram todas as práticas educativas.
É de extrema importância a participação e colaboração da família no ambiente escolar, pois quando ocorre essa integração o professor participa efetivamente da vida do educando, conhecendo e percebendo melhor todas as qualidades e as dificuldades específicas do mesmo, facilitando assim que o educador elabore aulas mais significativas, que avalie de forma ampla sua práxis pedagógica, possibilitando a promoção e o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.
Ressalta-se neste artigo a importância de refletir o quanto a educação e os costumes transmitidos pela família, que influenciam, não apenas no aprendizado, mas também na conduta e no comportamento apresentado pelo indivíduo em qualquer local, independente da presença familiar.
Na escola não é diferente. Também nela, o aluno apresenta ou não os costumes e hábitos aprendidos e vivenciados no ambiente familiar.
O acompanhamento e a relação desenvolvida em família são indispensáveis para que o aluno se insira no ambiente escolar sem maiores problemas.
Para Tiba (1996, p.178) “É dentro de casa, na socialização familiar, que um filho adquire, aprende e absorve a disciplina para, num futuro próximo, ter saúde social...”.
Os resultados que se esperam alcançar da parceria família/escola é a integração, é uma parceria de verdade, pois unindo a instituição escola com a instituição família e todos os aspectos que envolvam a situação do aprender; como o amor, o respeito ao próximo, a colaboração e a troca, possibilita-se verdadeiramente uma educação de qualidade viabilizando de maneira extremamente positiva o desenvolvimento do sujeito quanto ao processo de ensino aprendizagem, melhorando de maneira qualitativa e significativa sua situação escolar, quanto sua auto-estima, integração social e familiar.

METODOLOGIA

Este trabalho acadêmico cuja pesquisa tem como área de conhecimento as ciências Humanas, focando a importância da relação família/escola, e terá como metodologia todo um aporte teórico para a compreensão da temática escolhida cujo os autores serão descritos na referência bibliográfica. Os autores têm como guia de estudo a família, que é imprescindível na orientação da construção da identidade de um indivíduo e que deve promover junto com a escola uma parceria em prol de uma educação de qualidade, a fim, de contribuir positivamente no desenvolvimento integral da criança.
Para a elaboração deste trabalho foram utilizados livros, revistas e artigos como fontes primárias, além de pesquisas em bibliotecas e internet. Inicialmente será realizada uma leitura adequada para a coleta de dados, depois se os mesmos estiverem incompletos, será realizada mais uma avaliação de pesquisas bibliográficas para que assim se possam obter resultados mais eficazes.

DESENVOLVIMENTO

O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. De acordo com MINUCHIN” (1990).

“Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações”.

As primeiras aprendizagens do sujeito iniciam-se em seu nascimento, quando a criança começa a diferenciar-se da mãe e a perceber a presença de outras pessoas. A aprendizagem de uma criança está relacionada diretamente aos aspectos afetivos, na interação com o meio na qual ele está inserido e na relação com outros sujeitos, assim ela vai aprendendo a criar vínculos primeiramente com sua família e posteriormente com o mundo.
O sujeito começa a aprender imitando os gestos, a linguagem e as ações do adulto, primeiro na presença dele e depois na sua ausência, como por exemplo, brincando de casinha; amamentando o irmãozinho, brigando com seus brinquedos, dizendo que vai pro trabalho etc. dando início assim a um processo de aprendizagem, porém, na medida em que vai adquirindo e vivenciando outras experiências, a criança passa a reelaborar toda essa vivência transformando-a em conhecimento e, este círculo de aprendizagens possibilitam a promoção de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Segundo Vygotsky (1984)

“é o que apresenta maior contribuição no entendimento do complexo processo de aprendizagem humana. Ele propõe o interacionismo, que é baseado em uma visão de desenvolvimento apoiada na concepção de um organismo ativo, onde o pensamento é construído gradativamente em um ambiente histórico e, em essência, social. A interação social possui um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e toda função no desenvolvimento cultural de um sujeito aparece primeiro no nível social, entre pessoas, e depois no nível individual, dentro dele próprio”.

A família é uma instituição de suma importância para o desenvolvimento e formação do sujeito, conforme descrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB (Lei 9.394/96) afirma:

"A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (LDB/1996. art. 2º).

A idéia de princípios, valores, respeito, formação de caráter, de ética, de educar e preparar para os desafios da vida deve vir de casa é da família. Essa é a célula-mãe da sociedade, é a partir desta importante instituição que acontece o amparo das pessoas queridas e o desenvolvimento saudável desse novo ser que veio ao mundo. E é advinda deste cuidado e amparo que a criança ganha confiança sentindo-se assim valorizada, assistida e segura.

Os pais têm um papel muito importante nos primeiros anos de vida dos filhos. O aprendizado e o desenvolvimento começam bem antes da educação formal. A educação formal é um complemento que deve fazer parte da formação do indivíduo O papel da família também inclui ter uma atenção especial com a educação das crianças, e se interessar pelo desempenho do filho na escola bem como com a forma com que se relaciona com as pessoas de seu convívio é uma tarefa importante e tem que ser desempenhada pelos pais.

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

“A aprendizagem do sujeito acontece todo o tempo e o tempo todo, segundo Visca (1999).” a criança dá um novo passo no esquema evolutivo da aprendizagem e começa a fazer aprendizagens ligadas às diferentes visões do mundo e aos valores éticos, sociais e culturais.”
E essa aprendizagem dá-se continuidade na instituição escola, onde o sujeito interliga toda sua bagagem cultural de aprendizagem adquirida, vivenciada e mediada do seu meio e complementa-as, transformando-as em conhecimento.
Qualquer projeto educacional depende da participação familiar; em alguns momentos do incentivo, em outros uma participação efetiva no aprendizado como pesquisar, debater, orientar e valorizar a preocupação que o filho traz da escola.

[...]