A história e os caminhos da gestão escolar
 
A história e os caminhos da gestão escolar
 


 

A HISTÓRIA E OS CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR

Apesar de ter estudado toda a parte da História da Educação no Brasil, o temos que entender que ainda precisamos fazer muito pela educação, apesar de toda a luta, desde os anos trinta, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação ( na Era Vargas) , passando pela luta para ser elaborada a LDB, concretizada e consolidada na década de sessenta e, quando o educador Paulo Freire se torna um dos baluartes da educação libertadora, entretanto, continuamos vendo aquele sonho dos Pioneiros que precisa ser efetivado.

No processo da Gestão escolar a figura do diretor e a questão da construção do PPP são fundamentos importantes para afirmar a escola pública em seu compromisso com a educação integral do ser humano. É preciso defender o papel da democracia na escola, ou seja, a Gestão Democrática, para que a escola pública possa dar um novo salto na educação, principalmente sabendo acolher todos. Infelizmente persiste em nosso país a teoria da exclusão e, a escola precisa existir não só para trazer conhecimento ao ser humano, mas ajudá-lo a melhorar sua expectativa de vida. Uma dos interlocutores afirmava que os mais excluídos são os pobres e os filhos de trabalhadores. Parece que a escola não foi feita para eles (isso sim nós precisamos pensar).   

A UNESCO defende que “o ser humano para acompanhar o mundo globalizado, precisar ter onze/doze anos de escolaridade, caso contrário será excluído do processo e, no Brasil estamos longe disso”.

De fato, esse bandeira de luta da UNESCO nos levam refletir quanto a gestão da escola pública deve melhorar, especialmente o papel dos diretores que se comprometer com a gestão democrática. E, o papel desse gestor deve ser a busca constante da descentralização, do sabe ouvir, do incentivo de toda a equipe para formar o ser humano em todas as dimensões. Não podemos pensar apenas na formação para o mercado de trabalho, mas, contribuir na formação para a vida, cidadania e a vivência democrática. 

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Ciro Toaldo
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Professor Me. Ciro José Toaldo. Graduado em História pela UNOESC. Mestrado em História pela UFMS. Professor no Ensino Superior. Foi Diretor de Escola Pública, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Membro do Conselho do FUNDEB. Faz parte da Associação Naviraiense dos Poetas e Escritores (A...
Membro desde fevereiro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: