Autoras:
Cleonice Moreira dos Santos Taboza
Luzia Lopes de Assunção Silva

RESUMO

A gestão escolar é um fator primordial no contexto escolar, necessitando assim ser pensada, analisada, buscando compreender a função de um gestor e quais as maneiras que se deve trabalhar. A gestão escolar não é diferente da gestão de outras empresas, a escola também deve estar buscando caminhos que garantam o seu sucesso e dentro deste contexto, observa-se que a gestão democrática é aquela que busca garantir a participação de toda sociedade no processo escolar. A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas requer a participação coletiva das comunidades escolar e local na administração dos recursos educacionais financeiros, de pessoal, depatrimônio, na construção e na implementação dos projetos educacionais. O presente trabalho tem o objetivo de trazer reflexões sobre uma gestão democrática dentro da escola, buscando esclarecer que com este modelo de gestão, deve haver uma participação maior de toda comunidade escolar.

Palavras – chaves: Gestão democrática, participação, escola.

1.0 INTRODUÇÃO

Os líderes escolares, hierarquicamente estabelecidos como gestores, são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com olhos para a realidade de cada docente, mas cabe a todos assumir compromissos, estar aberto a debates, a mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e atentar aos objetivos estabelecidos.

Diante das mudanças que tem ocorrido, é necessário pensarmos em uma administração correlacionada ao desejo de mudança, promovendo a cidadania, dando oportunidade para que a comunidade escolar possa manifestar seus pensamentos, contrapondo ao autoritarismo, a centralização.

Vivemos em novos tempos onde a escola e o seu gestor deve estar atentos, acompanhando cada avanço e por isso se faz necessário um estudo sobre a gestão escolar, buscando subsídios para entendermos e ajudarmos na construção de uma escola mais humanitária e participativa, uma escola onde é possível formar cidadãos críticos, capazes de intervir na realidade. Para alcançarmos o nosso objetivo, precisamos estar buscando novas formas de sobrevivência e para isso devemos nos preparar e hoje se acredita que o líder precisa ser preparado, pois o gestor não nasce pronto.

2.0 A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA.

Falar em gestão democrática nos dias atuais é uma das grandes discussões que se vê. Muitos especialistas se puseram a falar e discutir sobre a implementação da gestão democrática.

Como já dissemos antes, a escola é um espaço que deve ser usado para a efetivação da democracia, deve iniciar de dentro da escola.  A escola tem como função primordial, formar o homem de forma que ele seja capaz de desempenhar o seu papel como cidadão. Através da educação, o individuo tem a possibilidade de tornar consciente de seus direitos e obrigações na sociedade.

Na enciclopédia livre (Wikipédia),encontra-se queGestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

Conforme Libâneo(2001,p.102)

 A participação é o principal meio de assegurar a   gestão democrática da escola,possibilitando o  envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.Além disso,proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas,da estrutura organizacional e de sua dinâmica das relações da escola com a comunidade,e favorece uma aproximação maior entre professores,alunos e pais.  

Uma gestão de qualidade requer liderança abalizada e dedicação, visando valores que inspirem a todos á trabalharem em prol de uma escola produtiva.Daí aos responsáveis pela Gestão de criarem um ambiente estimulador para o aprendizado e para a participação de todos no processo educativo.

Os percalços da gestão democrática são evidentes em qualquer escola pública exatamente por não possuir uma política educacional que trate a escola como espaço democrático não como uma prisão cercada por grades para evitar conflitos.