A família como qualquer outro grupo presente em nossa sociedade, estará sempre em processo de transformação para se adaptar as mudanças que vão ocorrendo na sociedade. Conforme a sociedade se modifica ao longo do tempo, a família vai perdendo características e ganhando outras, mudando assim seu padrão para se adequar a cada época.

De acordo BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, (2002) a família está introduzida na base material da sociedade. Então as condições históricas e as mudanças sociais determinam a maneira como a família irá se organizar para cumprir seu papel social

Hoje em nossa sociedade encontramos vários tipos de famílias além da nuclear, como cita Ferreira e Barrera (2010) existem as famílias recasadas, mono parentais, homossexuais, entre outras.

Mas se percebe que mesmo com todas essas mudanças nos padrões familiar, esta não deixou de ser uma instituição de grande valor para a sociedade, sendo percebida como um grupo fundamental em nossas sociedades.

Bock, Furtado e Teixeira (2002) salientam que a família é uma instituição importante para a sociedade, porque ela é responsável pela sobrevivência física e psíquica das crianças. Os autores ressaltam que a família é tão necessária que na sua falta a criança ou adolescente precisam de uma “família substituta” ou devem ser amparada em uma instituição que desempenhe os papeis materno e paterno, ou seja, que cumpra a função de zelar e de transmitir os valores e as normas culturais.

A família é o primeiro ambiente de convivência da criança, é o lugar onde ela viverá as suas primeiras experiências, experiências essas que ela carregará pelo resto de sua vida e que influenciarão diretamente no seu desenvolvimento emocional.

Bock, Furtado e Teixeira (2002) destacam a importância da família na vida das crianças, comparando a primeira educação com o alicerce da construção de uma casa. Segundo esses autores, a família é à base da criança, no decorrer da sua vida, surgirão novas experiências que continuarão a construir esse individuo, mas é a família que é o alicerce que sustenta/ampara o individuo.

De acordo com Lacan apesar de existirem outros grupos que também desempenham essas funções a família ainda é considerada a mais importante.

Entre todos os grupos humanos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de cultura. Se as tradições espirituais, a manutenção dos ritos e dos costumes, a conservação das técnicas e do patrimônio são disputados por outros grupos sociais, a família prevalece na primeira educação, na repressão dos instintos, na aquisição da língua acertadamente chamada de materna. (apud BOCK, FURTADO e TEXEIRA, 2002, p. 250).

A família tem uma grande autoridade moral sobre a criança, e na família que a criança terá o primeiro modelo de conduta e são nos pais que eles se espelham, são as primeiras experiências vividas pela o individuo na família que influenciara positivamente ou negativamente na construção da sua conduta. 

Nesta perspectiva Bordignon (2008) afirma que no decorrer de nossa vida desempenhamos vários papéis muitos deles com alicerces na dinâmica familiar: papel de pai, mãe, filho, irmão, irmã, entre outros, e que o sucesso ou insucesso dos outros vários papéis que vamos exercer ao longo de nossa vida fora do âmbito familiar como de aluno, profissional, amigo, dependeram, em grande parte, do sucesso ou insucesso de nossas relações dentro do sistema familiar.    

Pode-se concluir a partir dos autores que as transformações que ocorrem na sociedade interferem diretamente nos padrões familiares, modificando a cada dia a sua configuração. Mas independente da sua estrutura, a família sempre será de suma importância no desenvolvimento do individuo, a família é a origem da criança é a sua base, são nos pais que os filhos se espelham e é através do comportamento deles que as crianças iram reproduzir os seus comportamentos. É a família que desempenha o papel primordial na construção de um individuo, e é por isso, que o seio familiar deve transmitir amor e segura a criança, deve haver um elo afetivo entre pais e filhos para que a criança tenha um bom desenvolvimento e cresça sadia.