FICHA DE LEITURA TEOLOGIA CONTEMPORÃNEA- PROF. ALAN MYATT

ALUNO: Claudio José Bezerra de Aguiar

DATA: 30/12/2014

LIVRO: HORRELL, Scott. A essência da igreja: fundamentos do Novo Testamento para igreja contemporânea. São Paulo: Hagnos, 2006

% da leitura completada: 100

IDEIAS CHAVES.

 

A perspectiva do autor é apresentar um panorama do Novo Testamento, para compreender qual a estrutura, e funcionamento de igreja que Jesus deseja para seu povo.

 Na análise das escrituras, o termo “igreja”, como local de reunião, ou a construção em si é algo que não é encontrado. A igreja de acordo com o Novo Testamento é a reunião das pessoas, o corpo de Cristo, são as pessoas que pela fé se unem a Jesus. Focalizar a atenção para igreja como a construção que as pessoas habitam, a fim de louvar e adorar a Deus, resulta na descentralização do “ser igreja”. Quando se fixam em edificações normalmente as pessoas esquecem-se da sua funcionalidade e responsabilidade como membros do corpo de Cristo.

Israel e a igreja são dois termos distintos. A igreja se inicia no dia de pentecoste, onde a promessa de Cristo em batizar os crentes no Espírito Santo e com fogo se cumpre. Israel não tem sua religião pautada em Jesus, este era apenas uma promessa para eles. A igreja não pode ser considerado como Israel, ela é uma realidade diferente, para ser vivida e recebida de forma diferente.

A igreja conforme o Novo Testamento é uma igreja universal. Sua essência não é ficar restrita ao povo de Israel, mas alcanças todas as nações. A partir do Apostolo Paulo esta realidade pode ser perceptível. No entanto, a história mostra que o ideal de igreja proposto logo foi deixado de lado. Hoje o propósito da igreja é manifestar Cristo de uma maneira universal. Do mesmo modo é complemento da igreja universal a igreja local. Esta vinculada com seus compromissos (confissão, ceia, batismo, organização) não podem deixar de ser universal. Todos os seus referenciais devem mostrar o Cristo ressurreto.

A essência da igreja está em realizar a vontade de Deus, ao modelo do Novo Testamento, definida pela adoração, aprendizagem, comunhão e evangelismo. O primeiro reflete o objetivo de todas as pessoas, mas não tem ou desprezam esta concepção. Por isso a igreja esta incumbida da tarefa de adorar a Deus e levar todos à este enfoco. A igreja está para aprender e ensinar a palavra de Deus, o caminho que leva as pessoas a conhecê-lo. Ela deve viver em união entre os irmãos e colocar o mundo (pessoas) dentro da sua comunhão. E sua ultima função é testificar, testemunhar as verdades contidas nas Escrituras, “em tempo e fora de tempo”.