A Escola Ciclada encontra-se implantada apenas do ponto de vista formal. Uma prática avaliativa como instrumento de diagnóstico e formação do indivíduo não vem ocorrendo. O que houve de mudança foi apenas a forma de informar o desempenho dos alunos, o boletim foi substituído pelo relatório descritivo, o que não se constitui em ruptura com a estrutura do sistema seriado. Faz se necessário a meu ver que se tenha uma nova visão em relação á esse sistema que se implantou nas escolas do MT, que a educação caminhe de mãos dadas família e educadores para que principalmente os nossos jovens possam desenvolver o ensino aprendizagem de qualidade.

Infelizmente alguns pais tem a noção que a escola ciclada só tem como objetivo não reprovar seus filhos, o que bloqueia a responsabilidade do aluno no aprendizado como uma meta de conquista e desenvolvimento em várias etapas de sua vida. A situação é muito mais complexa, ou seja, ao colocar a questão como forma de implantação arbitrária é a forma que o professor tem colocado para expressar algo do qual não se sente sujeito atuante e não foi e não está preparado para esse tipo de trabalho.

Que os governantes possam dar aos educadores alicerces para construir algo que realmente faça á diferença e não torná-los apenas fantoches de uma educação de quantidades e não de qualidades, já que a maior parte desses representantes está valorizando as estatísticas e procurando no ciclo um meio de não haver á evasão escolar, temos a consciência que a educação é essencial para os nossos jovens e não apenas uma utopia.