*NASCIMENTO, Dagma Moreira do.

 

Resumo:

A merenda escolar é realizada através de órgão responsável ao permitir a realização de uma forma segura e eficaz para uma alimentação saudável aos alunos pertencentes às escolas. Desta forma o órgão responsável PNAE- Programa Nacional de Alimentação, implementa ações de como será feita as merendas escolares com a segurança nutricional, levando sempre em consideração, aos alimentos ricos em nutrientes que favorecem na qualidade de vida dos consumidores da merenda escolar.

___________________________________________        

* Funcionária Pública do Apoio Administrativo Educacional de Nutrição Escolar.

 

1. Introdução:

             Os órgãos responsáveis para implementar a merenda escolar - PNAE – Programa Nacional de Alimentação, objetiva a importância de uma merenda saudável que cabe as merendeiras realizarem tal processo de forma adequada e com segurança para que não ocorra erros.  Desta forma, há uma garantia na qualidade de vida e na saúde dos alunos pertencentes nas escolas.

            A segurança alimentar e nutricional (SAN) consiste em realizar o direito de um acesso regular aos alimentos, tanto nutricional como sanitaristas, de qualidades adequadas em quantidades suficientes que promovam a saúde dos alunos.

 

 

2. Desenvolvimento:

 

             O conceito de segurança alimentar e nutricional consiste na realização de que todos tem o direito em saber a qualidade e a quantidade utilizada, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. (GALLINA et al, 2012)

No Brasil, a temática da SAN – Segurança alimentar e nutricional, tem lugar de destaque na agenda política, sendo objeto de intervenções mais intensas dos setores público e privado desde a reconstituição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), especialmente nas merendas escolares que de certa forma, favorece aos alunos uma efetividade na realização das  merendas escolares.

Fora a SAN, o que vale ressaltar que nas escolas se destaca a PNAE – Programa Nacional de Alimentação que visa a promoção da alimentação escolar e que promove a SAN através dele.

            Para CHAVES e COL, 2007 apud GALLINA et al, 2012: :

 

o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é o mais antigo programa do Governo Federal brasileiro na área de alimentação e nutrição, é considerado um eixo das políticas públicas específicas destinadas a promover SAN. (CHAVES e COL,2007)

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar constitui-se uma ação política que favorece pensar concepções e conceitos que engendram práticas em torno da alimentação escolar tanto no que diz respeito às ações estratégicas para SAN quanto às políticas educacionais, ganhando ênfase na segurança alimentícia dos alunos ( BARBOSA et al, 2013)

Os significados do direito a uma alimentação adequada são construídos socialmente na realidade local, e podem ser potencializados com processos de educação alimentar e nutricional capazes de motivar e de dar sentido às ações entre os agentes da escola, não só por parte das que fazem as merendas escolares como parte de um todo escolar de acordo com as condições que cada um desenvolve, para compreender o direito à alimentação saudável e adequada e as implicações desse direito sobre a segurança alimentar e nutricional numa dimensão ética em favor da autonomia e qualidade de vida do sujeito. ( BARBOSA et al, 2013)

Como diz BURLANDY, 2008:

A segurança alimentar e nutricional ocupa de forma crescente a agenda pública no Brasil no curso de um efervescente processo de construção de valores e práticas, com impactos diretos na estrutura político-institucional de distintos setores governamentais e societários.

 

Como diz o autor a segurança alimentar incumbe ao direito de agenda publica no Brasil. Desta forma, cabe a esses setores governamentais à efetividade das ações através dos programas para promoverem melhorias tanto na segurança alimentícia, como também na saúde do consumidor.

A compreensão das múltiplas interfaces entre segurança alimentar e nutricional e saúde, bem como a aproximação daqueles que atuam nestas temáticas, como as merendeiras e pessoas que fazem parte do contexto educacional, pode contribuir tanto para a reconstrução dos modelos de atenção à nutricional do aluno, quanto à saúde para o fortalecimento da intersetorialidade. Almeja-se que a garantia desses direitos seja progressivamente um elemento-chave no processo de tomada de decisões nos diferentes campos das políticas públicas. (BURLANDY, 2008).

 

 

 

 

 

 

 

4-Considerações Finais

            Para que haja uma efetividade nas merendas escolares, cabe aos entes governamentais promoverem programas essenciais para a nutrição escolar, como já promovem com o Programa Nacional de Nutrição – PNAE, que através deste, usam meios para garantir a segurança da produção dos alimentos nas escolas, visando uma melhoria na qualidade das merendas, como também na nutrição e qualidade de vida dos alunos nas escolas. Com isso, ressalta que por meio dessas ações a efetividade nas merendas escolares é bem maior, promovendo inovações que podem vir a ter mudanças e hábitos saudáveis em relação à produção dos alimentos.

 

 

Bibliografia:

BARBOSA, Najla Veloso Sampaio. et al.  Alimentação na escola e autonomia – desafios e possibilidades. Ciênc. saúde coletiva vol.18 no.4 Rio de Janeiro Apr. 2013. Acessado em 07/04/15 às 15h35min.

 Disponível em: www.scielo.com

BURLANDY, Luciene. Segurança alimentar e nutricional e saúde pública. Cad. Saúde Pública vol.24 no.7 Rio de Janeiro July 2008. Acessado em 07/04/15 às 14h50min.

            Disponível em: www.scielo.com

GALLINA, Luciara Souza. et al. Representações sobre segurança alimentar e nutricional nos discursos de um Conselho de Alimentação Escolar. Saude soc. vol.21 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2012. Acessado em 07/04/15 às 15h15min.

Disponível em: www.scielo.com