Os países da América Latina têm muito em comum no que dizem respeito à sistematização da Educação, ambos são marcados historicamente pela colonização portuguesa e espanhola. Com início no período colonial, a educação sistematizada ou regulamentada, tanto em toda América Latina quanto no Brasil, teve início com a catequese dos índios pela Companhia de Jesus, ou Jesuítas, como eram conhecidos. A educação, inicialmente, era voltada para a cristianização dos nativos e tinha por objetivo ensinar os rudimentos da fé cristã; por isso era tida como altamente religiosa.

Com o aumento da população e consequente povoação de outras áreas, mais tarde a Educação passou a depender de várias ordens religiosas e sacerdotais. Segundo José Luiz de Paiva Bello, 2001, além da moral, dos costumes e da religiosidade europeia, quando os jesuítas aqui chegaram, trouxeram também os métodos pedagógicos da Ratio Studiorum que era um conjunto de normas usadas nas escolas jesuíticas e  que funcionaram por 210 anos (1549 a 1759). No Brasil, era reservado somente para a elite aristocrática o nível superior de educação; a princípio, os moços que quisessem completar seus estudos eram enviados para a Europa, visto que ainda não havia escolas de nível superior na colônia portuguesa. A educação feminina só começou mais tarde em regime de internato nas escolas de freiras ou por professores ou professoras particulares contratados pelos pais para este fim.

Paulo Natanael Pereira de Sousa, 1991, ao abordar sobre a Estrutura e Funcionalmente do Ensino superior Brasileiro, diz que, diferente das Américas Espanhola e Inglesa, as quais, ainda no período colonial, tiveram acesso ao ensino superior; no Brasil, no entanto, somente no final do século XIX surgiram as primeiras instituições de ensino superior devido à vinda da Família Imperial para o país, todavia, somente em 1912 surgiu a primeira universidade.

O objetivo deste trabalho é abordar sobre a educação superior no Brasil, bem como destacar as importantes conquista no ramo da Educação, rumo ao ensino superior, desde o período colonial português até a atualidade. Objetiva ainda apontar as lutas de classes pelo direito à Educação superior pública e gratuita, bem como o empenho do sistema político nos diversos períodos do nosso governo em levar esse direito à população. Tendo a Educação como base, consequentemente todos os demais setores da sociedade são beneficiados e uma nova realidade é percebida em todos os segmentos sociais. Pretende analisar tais questões para se compreender como a educação é importante e pode interferir no cotidiano de cada cidadão e por fim conscientizar o leitor sobre este importante assunto. Será feito um levantamento bibliográfico com autores pertinentes da área da História, e das Ciências Humanas e Sociais, consequentemente serão abordados os pontos de vistas de tais autores, suas críticas e suas ideias. A razão da escolha deste tema é abordar sobre a Educação Superior no Brasil e demonstrar a relevância de tal estudo para os interessados nesta área de pesquisa.