A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: A INTERDISCIPLINARIDADE NUMA PERSPECTIVA A SUPERAR A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

RESUMO

Esta pesquisa nasce do desejo e na reflexão das perspectivas de formação de sujeitos emancipados e refletir sobre o pensar e agir dos professores em relação ao assunto da interdisciplinaridade.Propõe-se uma mudança de práticas pedagógicas, na qual os professores e a equipe pedagógica do curso técnico médio em Administração ofertado na escola EEEFM “Primo Bitti”, possam desenvolver projetos educacionais numa perspectiva interdisciplinar. Apresenta-se a interdisciplinaridade, como instrumento de intervenção, necessário para integração das disciplinas dos eixos da base comum nacional do ensino médio, com as disciplinas dos eixos técnicos, numa perspectiva para superar os limites da fragmentação do conhecimento. Desenvolve-se uma pesquisa de análise de natureza mista porque foram introduzidas informações tanto de caráter quantitativo e qualitativo. Por meio de observação direta extensivamente, entrevista e questionários, aplicados aos professores, tentou-se descobrir se ocorre à interdisciplinaridade na prática da docência dos professores da escola EEEFM “Primo Bitti”. A pesquisa teve como objetivo a promoção de um seminário aplicado aos professores sobre como trabalhar com atividades de caráter interdisciplinares na escola EEEFM “Primo Bitti” para diminuir a fragmentação do conhecimento.Como resultado, verificou-se que diminuiremos a fragmentação do conhecimento por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar.  Visto que, em nossas análises constatou-se que a fragmentação dos saberes consiste na divisão do conhecimento em pequenas parcelas, oriundas das ações pedagógicas dos professores, cuja natureza disciplinar, causa visão fragmentada de mundo, aos discentes.

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa nasce do desejo e na reflexão das perspectivas de formação de sujeitos emancipados e refletir sobre o pensar e agir dos professores em relação ao assunto da interdisciplinaridade, de modo a propiciar uma formação de conhecimento desfragmentado aos discentes do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, ofertado pela escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Primo Bitti”.

A escola EEEFM “Primo Bitti" foi criada em 1978, situada na Rua das Palmeiras, s/n, Bairro Coqueiral no município de Aracruz-ES. Em 2013 - Foi criado o Ensino Médio Integrado com Técnico em Administração.

Este trabalho propõe mudanças de práticas pedagógicas em que os professores e a equipe pedagógica do curso em Administração, possam desenvolver projetos educacionais numa perspectiva interdisciplinar.

A pesquisa teve como objetivo geral apromoção de um seminárioaplicado aos professores, sobre comotrabalhar com atividades de caráter interdisciplinares na escola EEEFM “PrimoBitti”, para diminuir a fragmentação do conhecimento. Para que objetivo geral se consolidasse, foi necessário perpassamos pelas seguintes etapas: Investigar se ocorre a interdisciplinaridade na escola EEEFM “Primo Bitti”, por meio de entrevistas e aplicação de um questionário aos professores e coordenação do curso; analisar o projeto curricular do curso em Administração de nível médio integrado da escolae por fim,aplicarum questionário aos professores no intuito de identificar se houve diminuição da fragmentação do conhecimento, nas respectivas práticas educativas dos professores envolvidos.

Na contemporaneidade, o desenvolvimento de competências e habilidades são os maiores desafios da educação profissional. O desenvolvimento das competências não deve mais firmar-se apenas na ideologia da preparação do indivíduo para o mercado de trabalho, por meio da interdisciplinaridade,a Educação Profissional e Tecnológica – EPT deve contextualizar-se na esfera das ações das políticas; sociais, gênero, étnico-raciais, ambientais, econômicas, sustentabilidades, diversidades culturais, trabalho etecnológicas. Como possibilidades de uma formação interdisciplinar/integral dos sujeitos, ramificado sobre diferentes campos do saber.

Ao longo da história, o Estado se apropriou do sistema educacional, como aparelho ideológico de se conservar e reproduzir os modos predominantes e elitistas de tratar o conhecimento em geral. No processo de ensino e aprendizagem, os saberes sempre foram apresentados como disciplinar, estáticos; alienador, simplistas, fragmentados, acríticos da realidade.

Diante dessa complexidade, Soares (p.135, 2013)nos afirma que:

 [...] cabe à escola, como Instituição de Ensino, contribuir para a formação integral do trabalhador como profissionais capazes de atuar de forma significativa para sua sobrevivência e da sua comunidade, ou seja, cidadãoscríticos e participativos nãosó na linha de produção, mas em outros setores da vida: politico, social e econômico. 

Assim,surgi à necessidade da adoção de uma EPT, baseada na contextualização pedagógica e na desfragmentação dos conhecimentos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN-2010) propõem que a formação dos sujeitos na educação profissional, seja:

[...] a preparação para o trabalho não é preparação para o emprego, mas a formação unilateral (em todos os aspectos) para compreensão do mundo do trabalho e inserção crítica e atuante na sociedade, inclusive nas atividades produtivas, em um mundo em rápida transformação científica e tecnológica. (BRASIL, 2010) 

A construção deste projeto de pesquisa tem como finalidade aprofundar em conhecimento empírico, sobre osobstáculos e limites apresentados pelos professores da escola EEEFM “Primo Bitti”, em se trabalhar com atividades interdisciplinares, no curso em Administração de nível médio integrado; evidenciar a importância da interdisciplinaridade, numa perspectiva deintegração dos saberes; analisar de que maneira a prática pedagógica dosdocentes, causa impactos positivo/negativa, na construção do conhecimento dos discentes; analisar as bases legais, diretrizes curriculares e entrevista comprofessores e coordenadores do curso.

Assim, o foco deste trabalho será:Apresentar a interdisciplinaridade, como instrumento de intervenção, necessário para integração das disciplinas dos eixos da base comum nacional do ensino médio, com as disciplinas dos eixos técnicos,numa perspectiva para superar os limitesda fragmentação do conhecimento, objetivando possibilitar uma formação de cidadãos plenos, com visão global e crítica da realidade.

Assim, com base numa educação voltada para uma formação reflexiva, libertadora e transformadora da realidade social dos indivíduos, garantir uma educação sustentada nos quatros pilares da educação; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, cujos princípios são essenciais para possibilitar ao aluno uma visão de mundo globalizado.

Assim sendo, o objetivo deste projeto apresentado é intervirsobre o seguinte problema: SE adotarmos uma prática interdisciplinar entre as disciplinas, ENTÃO diminuiremos a fragmentação do conhecimento, na escola EEEFM “Primo Bitti”?

Na atualidade, o processo pedagógico educacional está centrado apenas no ato de transmissão de conteúdos, necessários como pré-requisitos de inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, o espaço escolar não é visto como local importante para o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos que envolvem sua vida.

O ensino fragmentado tornou-se incapaz de proporcionar uma formação integral e o conhecimento científico dos alunos é prejudicado, como a capacidade de pensar globalmente certo problema. “A ideia de formação integrada sugere superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar” (BRASIL, p.59, 2012).

A interdisciplinaridade éo caminho que poderá transformar essa realidade. Que conforme Saviani (p. 52, 1980) promover o homem significa; “torná-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação a fim de poder intervir nela, transformando-a no sentido da ampliação da liberdade, comunicação e colaboração entre os homens”.

Para consolidar a formação integral dos cidadãos, é necessário elevar o grau de conhecimento dos indivíduos, nos seguintes aspectos:Maior conhecimento científico e tecnológico;Raciocínio lógico e capacidade de abstração;Capacidade de redigir e compreender textos;Maior iniciativa, sociabilidade e liderança;Maior capacidade de lidar com problemas novos, criatividade e inovação;Capacidade de organização e de atuação em grupo e Capacidade de tomar decisões.

Garrutti(p.189, 2004) alerta:

A prática interdisciplinar é necessária, à superação da visão restrita de mundo, àpromoção de uma compreensão adequada da realidade e à produção de conhecimento centrada no homem deve romper os “muros” que, frequentemente, se estabelecem entre asdisciplinas. 

Assim sendo, os educandos saem ganhando, ao ingressar numa escola quegarante o direito a uma formação interdisciplinar. E que acima de tudo contribui para a formação de indivíduos críticos e emancipados.Na qual o processo de ensino e aprendizagem tenha base imaterial, onde a formação humanística se sobreponhaaoutros valores. 

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Conforme o (Art. 39 da LDB) a Educação Profissional e Tecnológicaé desenvolvida para cumprimento dos objetivos da educação nacional,“o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercícioda cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Art.2º da LDB).

Com a criação do Decreto 11.741/08, o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, ganhou um sentido reduzido, e as questões relacionadas à fragmentação do conhecimento ganhou ênfase. 

OsPCNs (2002.) estabelecem que:

Ainterdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto deconhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nessesentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas,professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever,algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais deum olhar, talvez vários.(BRASIL, 2002, p. 88). 

Não podemos considerar que a interdisciplinaridade seja estabelecida na escola de maneira momentânea, apenas para resolver apenas problemas atuais, mas, como meio constante de interação e ação e associação entre as disciplinas.

Assim, Fazenda, (p. 86-87, 1994) evidencia como seria a interdisciplinaridade na sala de aula:

[...]