Por: Maria Clara da Silva
[email protected]
OLWA University

Resumo

O objetivo deste estudo é a concepção de uma nova proposta como um instrumento para avaliar a qualidade das aulas de educação física. As variáveis propostas são: resistência cardiovascular, força muscular, agilidade e coordenação, Skills Abrir e motivar a expressão corporal. A validação deste instrumento foi feita por: Especialistas avaliaram e contribuíram para a pesquisa, também uma aplicação-piloto em três instituições de ensino. Após cada aplicação-piloto, as modificações foram feitas para alcançar uma melhoria na avaliação da proposta e projetar uma ferramenta abrangente para avaliar a qualidade das aulas de educação física para estudantes de oitava série, que pode ser aplicada de forma eficaz em diferentes contextos educacional.

Introdução

Qualidade Sistema de Medição de Educação (SIMCE) é o indicador da educação brasileira que atualmente é mantido desde 1986 (Roman, 1999). Procura medir a qualidade da educação de todas as instituições de ensino no Chile, isso é feito através de uma avaliação em dois níveis, quarta e oitava básica ou primária, que se alternam a cada ano. O Braisl nas últimas décadas colocou a promoção da saúde e vida saudável como uma prioridade, uma destas propostas é o Sports Lei nº 19.712, em 9 de março de 2001. Esta lei reflete a importância da atividade física realização especificamente em centros de educação, afirmando que; "O Ministério da Educação vai estabelecer um sistema nacional para medir a qualidade da Educação Física e do Desporto a ser aplicado no final da Educação Básica, deve primeiro consultar o Ministério do Esporte" Artigo No. 5, a Lei 20737 (Home Office de 2001 ). Em 2010, a lei começa a ser aplicada a uma amostra representativa de 13.585 8 pessoas- Básicas, distribuídas em 335 estados no país, com o objetivo de "Diagnóstico da aptidão dos estudantes, bem como o impacto dessa condição na qualidade de vida". Para medir os componentes deste Fitness Test cinco testes foram aplicados: peso e altura de medição para estimar o índice de massa corporal (IMC); flexão do tronco para a frente, para medir a flexibilidade; saltar pés juntos para medir a força muscular; Teste flexões para medir a resistência muscular e, finalmente, a Navette teste para medir a capacidade aeróbica dos alunos, os componentes obtidos a partir da bateria Europeia, EUROFIT (Adam, 1988 ;. Blaes et al, 2011; Jimenez de 2007 ). A educação de qualidade agência, teste de condução, diz que é "[...] contribuir para professores e diretores poderiam diagnosticar alunos de seus estabelecimentos, e de seu resultado, reflectir sobre as suas práticas de ensino "(Governo do Brasil, 2012). Este teste aplica-se na oitava série, não tem um relacionamento bem sucedido com a distribuição dos conteúdos estipulados pelos planos e programas de Educação Física, que são distribuídos igualmente na atividade de natureza física (25%), atividade física saudável (25 %), dança e expressão corporal (25%) e jogos e esportes (25%) (Moreno et al., 2014).

Além disso, a Educação Física a partir do ponto de vista epidemiológico foi imposta ensino e prática de atividade física. Além disso, ele deve responder a um problema que tem muitas facetas, que tem outro campo implícita, como social, psicológico, econômico e educacional (Ortiz et al, 2011 ;. Muzzo et al, 2012 ;. Fasce et al., 2010) adicionalmente, nas avaliações utilizadas pensamento positivista e usando o behaviorismo como uma áreas de aprendizagem Educação Física (Shepard, 2000 ;. Fitz et al, 1996). A este respeito, revisão de pesquisa sobre a SIMCE (Ortiz, 2012), afirma que uma das diferenças é que as medidas do sistema só um trecho das questões consideradas fundamentais, o que impactam os objetivos e qualidade esperados educacional.

Do que é dito acima nosso estudo tem como objetivo desenvolver e validar um instrumento de avaliação mais abrangente de abordar o conceito de avaliação das aulas de educação física, permitindo obter uma idéia do contexto educacional e as características de qualidade em que as aulas são ministradas.

Metodologia

A criação da proposta incluiu várias etapas. O primeiro foi o de procurar informações relevantes sobre os testes realizados em diferentes contextos para a avaliação da educação física escolar. Os dados dos testes que determinam os vários componentes da condição física, que estavam presentes no teste SIMCE Educação Física (SIMCE-EF) impulsionado pelo Governo do Brasil e de outros testes semelhantes, com os objetivos de valor obtido sua aplicabilidade e relevância, de acordo com os objetivos que a proposta pretende alcançar.

Estágio I: Revisão da Literatura

Foi realizada uma revisão da literatura sobre a avaliação utilizados para avaliar os componentes do motor publicados na literatura nacional e internacional. A busca foi feita a partir de 2010, em motores de meta-busca e bancos de dados primários (Web of Science, Scopus, SciELO), utilizando os termos: "Sistema para medir a qualidade da educação", "Educação SIMCE física "," avaliação de Educação física "," instrumentos de avaliação da educação física "e" teste de aptidão "; além da revisão de textos clássicos relacionados ao tema e documentos fornecidos pelo Ministério da Educação do Brasil, como planos e programas.

Fase II: Entrevistas com professores

Em paralelo, um tipo de coleta de dados qualitativos foi realizado através de entrevistas com professores que vivenciaram o processo de avaliação SIMCE-EF, que deu informações valiosas para a preparação da proposta.

O grupo selecionado para a recolha de contexto fundo, corresponde a 17 professores de Educação Física pertencentes a todos os estabelecimentos do município de Vina del Mar, Brasil, que foi aplicado SIMCE-EF no ano de 2010, 2011 e 2012 e desempenhou até à data no trabalho educativo nos mesmos estabelecimentos indivíduos administração municipal com subsídio estatal e indivíduos. Os professores são 7 homens e 10 mulheres, na faixa etária entre 24 e 58 anos. um questionário de 24 perguntas fechadas, incluindo 5 áreas que são consideradas relevantes para o estudo foi desenvolvido. Estas áreas (Trujillo, et al., 2003), que levantaram oito dimensões da Qualidade da Educação Física e Desporto Escolar: a) Valores e Atitudes; b) Sporting hábitos físicos em termos de uma vida saudável; c) Conquistas motor; d) realizações cognitivas; e) Conquistas sócio-afetiva; f) ostenta atividades físicas orientadas profissionais de educação física; g) espaço adequado para a implementação sistemática de atividades (infra-estrutura); recursos h) Ensino (implementação). A partir destes elementos as perguntas para o guia de entrevista e questionário que inclui outros elementos que podem ser influenciadas pela aplicação do SIMCE test-EF é construído. Neste questionário aos professores a respeito da relevância que tem a prova no domínio da educação física e sua relação com os objetivos da disciplina e em segundo lugar consultou a opinião dos professores de acordo com a influência do teste no tempo de dedicação, melhoria dos recursos, a atitude dos alunos da turma. Elementos sensíveis à aplicação de SIMCE-EF. Dessas áreas 3 perguntas correspondentes ao "Implementação do Milênio de SIMCE-EF" são feitas; 4 perguntas sobre o "destinada a melhorar o tempo de teste"; 7 perguntas "aos recursos e materiais de ensino"; 6 perguntas aos "Atitudes dos alunos nas aulas de Educação Física"; e 4 perguntas à "Classe de Educação Física", todos os 9 relacionado com a influência percebida para aplicar o SIMCE test-EF em seu estabelecimento. Depois de concluído o questionário, uma entrevista semi-estruturada 6 perguntas aplicadas usando base 5 acima áreas cobertas pelo estudo, a fim de aprofundar as questões que o questionário não permite revelar. Ambos os instrumentos são validados, incluindo um piloto e especialista em avaliação, além de assinar o consentimento informado por parte do aplicativo professores.

Fase III: Validação por especialistas

Espanhol é consultado especialistas em Avaliação e Ensino da Educação Física, os proponentes considerar: 1) atividades físicas Cooperativas; 2) Atividade Física ambientes estáveis; 3) Atividades Físicas interindividual de Oposição; 4) Atividade Física Colaborativa oposição; 5) Atividades Físicas em contato com a natureza; 6) Actividade Física e Expressão Corporatividade (Lopez et al., 2006).

Propõe-se ainda que a avaliação deve considerar três elementos essenciais: a) O nível sociocultural dos pais e famílias dos alunos b) Preparação e formação contínua de professores, infra-estrutura e instalações físicas. c) competências transversais e específicas alcançados por alunos da evidência física e teórica. Quanto ao processo de aplicação é considerado relevante: O teste deve ser mudado ao longo dos anos, não pode ser o mesmo teste a cada ano. O teste não pode ser aplicado por estudantes de educação física não treinados, mas os professores, pelo menos jovens com experiência. A ideia é incluir mais elementos integrantes de educação física e não apenas a condição física, como alguma evidência observacional e mais variáveis qualitativas. Regista a opção de fazer uma estabelecimentos contínuas, o estilo de surpresa, o que impede a formação e manter índices de qualidade ao longo da avaliação ano. Não comparar ou uso no ranking causando segregação por contextos sócio-econômicos e sócio-culturais.

Estágio IV: Análise do Sistema Nacional de Qualidade Medição de Educação Física e Desporto Escolar (SNMCEF).

Este teste é proposto desde 2001, nascido da conhecida Sports Lei nº 19,712, o artigo 5 (Home Office, 2001), ea necessidade de verificar se os esforços de modernização e de recursos econômicos investidos na área de educação física, estão realmente melhorando a qualidade do serviço de educação-física oferecida nas escolas e faculdades do país. Este teste define "qualidade Educação Física e Desporto Escolar", conforme a expressão de cultura que permite o progresso dos alunos para a aquisição de valores, atitudes e hábitos de exercícios físicos que contribuem para uma vida ativa, saudável e satisfatória, atingindo dos singularidade, motoras, cognitivas e sócio-afetivas realizações; realizada em estabelecimentos de ensino com espaço adequado para a realização de atividades sistemáticas projetados por profissionais de Educação Física e apoiados com recursos educacionais (MINEDUC - CANEF de 2002. Orb et al, 2007). Foi aplicado em 13 regiões do nosso país na época, em 132 municípios e 280 escolas municipais, subsidiado e privadas, abrangendo um total de 8019 alunos da oitava série. Para esta avaliação foi considerada a opinião de alunos e professores, bem como a aptidão física e perceptivo-motoras de escola.

[...]