A EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO VALORIZADA NO BRASIL?

FABIANA KAODOINSKI

Sabe-se que a educação é primordial para o desenvolvimento pleno de uma nação. Diante disso, surge o seguinte questionamento: a educação está sendo valorizada no Brasil?
Primeiramente, parte-se do pressuposto de que a educação é a base de uma sociedade desenvolvida e igualitária. De acordo com Haddad, em artigo divulgado pela Revista Pátio2, ela foi escolhida pelo CDES (Conselho de Desenvolvimento Econônico e Social) como alternativa para enfrentar as desigualdades existentes no Brasil.
Isso reforça a ideia de que é necessário que a educação seja priorizada e entendida como um investimento que possibilita aos sujeitos escolarizados modificarem sua condição sociocultural e, consequentemente, financeira. Quanto a essa questão, cabe salientar ainda que, segundo Haddad, "no Brasil, a média de escolarização da população de quinze anos ou mais é de 7,3 anos (PNAD,2007)" . O autor também afirma que "ela está abaixo dos oito anos de escolaridade obrigatória estabelecida desde 1971 (Lei nº 5692, de 1971)". Além disso, ressalta que esses dados estão abaixo da "meta de implantação gradativa dos 9 anos até 2010 (Lei nº 11274, de 2006)".
A análise desses índices revela o baixo investimento em educação. Infelizmente, em nosso país, por mais que as questões a respeito do tema estejam sendo amplamente discutidas por profissionais das diversas áreas do conhecimento, pouco está sendo feito para que realmente a educação seja mais valorizada. Associada à baixa escolarização, há a evasão escolar, bem como a taxa de repetência dos alunos. Além disso, no que se refere ao ensino público, as bibliotecas deixam a desejar, poucos recursos tecnológicos estão disponíveis, as condições físicas das salas de aula não comportam a quantidade de alunos, entre outros.
Assim, como solucionar os problemas citados e valorizar a educação brasileira?
Para que essa situação mude, é urgente que as políticas públicas priorizem a questão, formulando estratégias para a melhoria das condições do ensino brasileiro. É preciso investir na infraestrutura das escolas e na metodologia do ensino. Além disso, valorizar o professor, oferecendo a ele um salário digno e educação continuada para que possa aperfeiçoar seu trabalho.
A mudança da situação do Brasil depende da educação. Em relação a isso, sabe-se que muito já foi feito, mas ainda é preciso melhorar bastante.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

HADDAD, Sérgio. Prioridades e problemas da educação básica. Revista pedagógica Pátio, Porto Alegre, v.14, n.53, fev. 2010.