A EDUCAÇÃO E A ESCOLA:

Francieli Taísa Kamphhorst de Souza

Fico feliz em ver que as crianças, hoje em dia, têm na escola noções sobre educação ambiental. Meu filho de oito anos sabe exatamente como separar o lixo e tem noções sobre reciclagem, o caçula com quase três anos já sabe que temos dois recipientes em casa para os diferentes tipos de resíduos, e entende que precisamos separá-los.

Acho louvável a iniciativa das escolas, mas acredito que seja precipuamente uma responsabilidade dos pais que devem ensinar pelo exemplo também. O que vemos nesta sociedade pós-moderna é a transferência de responsabilidades, onde os pais pelo curto espaço de tempo que destinam aos filhos esperam apenas da escola a educação e o ensino de valores como respeito, solidariedade e compreensão.

Tenho dois filhos pequenos e me preocupo com o futuro que os aguarda, peco também pela falta de tempo, como quase toda mãe, mas tento repassar a eles os valores que aprendi com meus pais e que a escola foi útil para reforçar.

Preocupa-me também a falta de respeito com que os professores são tratados, se não bastasse a dos governantes, também a de muitos pais que por se verem feridos por sua incompetência em educar não admitem serem chamados na escola para tratar de problemas relacionados aos seus filhos e mais uma vez transferem toda a responsabilidade aos professores.

Por último, não me admira tanto assim o número de reprovações no concurso do magistério do Estado do Rio Grande do Sul, porque já prestei concursos pela mesma Banca e sei que o edital exige muito e o nível da prova não segue a mesma linha, o que me deixa mais perplexa é ver a quantidade de candidatos que ainda sonham em ter sua profissão, tão importante para a Nação, um dia bem remunerada e melhor valorizada pela sociedade em geral.

Vivemos em uma sociedade onde culpar os outros por nossas falhas é a regra, mas temos que pensar se são estes os valores que queremos passar aos nossos filhos e que conseqüências isto terá no futuro. O binômio causa-consequência ainda é a regra que a vida impõe...