No Brasil, nada desmoraliza mais os sistemas de Ensino e debilita mais as escolas do que os chamados professores "Temportários" são professores contratados em carater emergencial para preencher ausencia de proefssores de quadro regular. Solução vergonhosa, digo engenhosa dos administradores e politicos inescrupulosos para contratar professores improvisados, agredindo o que diz a Lei.

        A proletarização da atividade profissiona do professor é um proceso agudo e ainda muito longe de er removido e resolvido.Uma solução emergencial é o sistema e ensino criar uma lei que permita o docente efetivo e concursado dobre sua carga horária.

        O grave é que os professores temporários ingressam em atividades do magisterio sem qualquer avaliação, mais sim por indicação, apenas para suprir a lacuna de uma vaga de um efetivo. Portanto, de costas para o principi legal e manuntenção da qualidade de Ensino.

      Os poderes públicos, no entanto, indiferentes a obrigação legal de trabalho com planejamento e com senso de previsibilidade insistem na contratação de docentes temporários, sob olhar compacente dos orgãos de fiscalização.

      Em ambiente de tolerancia fiscalizadora e de irresponsabilidade pública tem duas consequencias diretas. A1ª é o uso politico partidário do campo profissional do magistério como cabide de emprego. 

       A segunda é a desfiguração do professor como profissional, a medida que sua formação perde relevancia social e politica e ele o professor em consequencia, a medida que decai em status, vai-se desprofissinalisando.

       Uma politica de valorização do magistério passa necessariamente por uma carreira definida com base em readequação da formação dos salários e da condiçoes na escola.

     A luz da fala do Autor Giannazi ( 2013):

historicamente já está construído, no Brasil, um consenso de que a Educação é o principal instrumento de desenvolvimento humano, social, econômico, ambiental, tecnológico e cultural. Sem ela não conseguiremos preparar a população brasileira para o pleno exercício da cidadania e para o mundo do trabalho como está inscrito na Constituição Federal e na LDB. 

A partir dessa passagem podemo claramente perceber a razão da importancia do professor na contrução da nação.