A DESGRAÇA NA VIDA DE UM SERVO DE DEUS

A desgraça é um infortúnio, indesejado, aliás, que pode acontecer tanto na vida do ímpio quanto na do justo. Ninguém está imune a ela!

O Senhor Deus deu ao homem os seus Mandamentos, para serem guardados, e diz a Bíblia que eles não são penosos: "Porque este é o Amor de Deus, que guardemos os seus Mandamentos; e os seus Mandamentos não são penosos;" (1Jo.5:3). Se o homem, justo ou ímpio, deixar de observá-los, sofrerá o dano, pois Deus não faz acepção de pessoas: "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação." (1Pd.1:17)

Que a desgraça ocorre comumente na vida do ímpio, todos sabemos de sobejo, mas não é esta a nossa análise, agora. Vamos, aqui, desenvolver somente o assunto proposto no título deste artigo, pois, de triste que é, conferir-nos-á ensinamentos e oportunidades ímpares, para agirmos com mais desvelo e temor ao Senhor, de agora em diante.

O segundo capítulo do Livro dos Juízes relata-nos que, logo após haver Josué, o servo de Deus, despedido o povo israelita, tendo cada um ido para a sua herança, a fim de possuir a terra, o povo serviu ao Senhor durante todos os dias de Josué e dos anciãos que sobreviveram a Josué, e que tinham visto toda a grande obra do Senhor, a qual Ele fizera a favor de Israel. Mas, morreram Josué e os anciãos da sua geração, e os filhos de Israel deixaram de andar nos caminhos do Senhor e passaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, servindo e adorando a outros deuses. Em razão disso, a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas, e Ele os entregou na mão dos espoliadores, que os despojaram; e Deus os vendeu na mão dos seus inimigos ao redor, de modo que eles ficaram em grande aflição, como o Senhor tinha dito que faria.

Não obstante toda a infidelidade e hostilidade do seu povo, o Senhor teve-lhe compaixão: "Mas o Senhor suscitou Juízes, que os livraram da mão dos que os despojavam." (v.16). Esses Juízes foram pelo Senhor ordenados para apascentar o seu povo de Israel, e subjugar todos os seus inimigos (1Cr.17:6,10).

E, dentre esses Juízes libertadores estava Jefté, um valoroso homem de Israel.

Naquela conjuntura, os amonitas fizeram guerra a Israel que, em aperto, enviou anciãos para trazer Jefté da terra de Tobe, com o fim de liderá-los na guerra contra os amonitas. Jefté, em virtude de alguns acontecimentos que macularam o seu passado, fez-lhes algumas observações, mas foi com os anciãos, para chefiar o povo de Israel.

Já no cargo de Chefe, encontrava-se Jefté em posição de batalha: "Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas." (11:29)

Sentindo todo o clima de guerra, para obter a vitória desejada Jefté decidiu fazer antes um voto ao Senhor: "E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas, qualquer que, saindo na porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto." (vv.30,31).

Feito o voto, Jefté partiu então para cima dos amonitas, a combater contra eles; e o Senhor lhos entregou na mão. Com grande mortandade Jefté os feriu, e assim foram subjugados os amonitas pelos filhos de Israel, sob a liderança desse valoroso servo de Deus.

Sobre o voto, diz a Palavra de Deus: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não pagares." (Ec.5:4,5). "Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feito os votos, então refletir." (Pv.20:25)

E o voto de Jefté não foi o de, caso ele voltasse vitorioso do campo de batalha, qualquer que, saindo da porta de sua casa e lhe viesse ao encontro, seria oferecido em holocausto (sacrifício) ao Senhor?

Eis que lhe saiu ao encontro a sua filha. Filha única...

E ela, com o coração transbordante de contentamento, saiu ao encontro do pai para felicitá-lo pela retumbante vitória.

Que momento de felicidade estava vivendo aquela moça!

Ela era jovem e virgem; portanto, com toda vida pela frente; espírito de jovialidade, aliás, comprovado na calorosa recepção dada ao pai recém-chegado da hecatombe, quando lhe saiu ao encontro com instrumentos musicais e com danças: "Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha." (v.34)

Jefté não acreditou no que viu! Certamente ele esperava que saísse na porta de sua casa qualquer pessoa, exceto um membro da sua Família...

Não dá para imaginar, por mais que se tente, o estremecimento que esse homem teve, ao vir saindo de sua casa a sua filha amada.

Não há mente humana capaz de imaginar!

E diz assim a Palavra do Senhor: "Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás." (v.35)

"És tu a causa da minha desgraça!", vociferou Jefté, um pai em profundo desespero!

Ora, Jefté tinha todos os motivos do mundo para jubilar-se com os seus Familiares e com o seu povo; mas, o que era para ficar registrado somente como júbilo, ficou registrado também como desgraça.

Que ele estava vivendo um momento de desdita em sua vida, não temos a menor dúvida, pois sacrificar um ser humano, ainda mais a sua filha, não é nada fácil. Mas eu entendo que aquela não era a única desgraça na vida desse homem; há outras antecedentes...

A desdita de Jefté começa em seu nascimento. Ele era filho de um profeta, chamado Gileade, e de uma mulher prostituta (v.1). Neste caso, ele, Jefté, não tem culpa alguma, pois ninguém escolhe em que Família nascer. A culpa, então, é toda do seu pai que, sendo um homem de Deus, portanto, conhecedor da Palavra, tomou por esposa uma mulher prostituta; e a prostituição é um pecado que desagrada sobremaneira a Deus (Lv.19:29; 21:7,14; Nm.25:1; Dt.23:17,18; At.15:20,29; 21:25; 1Co.6:15,16,18; 2Co.12:21; Gl.5:19; Ef.5:3; Cl.3:5; 1Ts.4:3; Ap.2:14,20).

O pecado de Gileade lembra o de Sansão, que também foi um dos Juízes de Israel (Jz.16:1).

Quando Gileade casou novamente e gerou outros filhos, os irmãos de Jefté enxotaram-no de casa. Seu pai podia muito bem impedir o menoscabo, mas, frouxo, covarde e omisso que era, nada fez, deixando o seu filho primogênito entregue à sorte (v.2). E, lançado pela Família desalmada na sarjeta da desdita, Jefté fugiu para a terra de Tobe, e lá foi andar na companhia de homens levianos, pois estes se juntaram a ele (v.3).

É a velha cartilha que se cumpre!

Sempre que um filho de Deus deixa, voluntária ou involuntariamente, o convívio sagrado, o lar ou a igreja, correm a lhe dar imediata acolhida os filhos deste mundo...

Procedendo assim, Jefté contrariou a Palavra do Senhor, pois ao filho de Deus não é permitido andar segundo o conselho dos ímpios, nem se deter no caminho dos pecadores, nem se assentar na roda dos escarnecedores (Sl.1:1), "Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém. Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência." (Pv.4:16,17). Por isso é que ao filho de Deus está dito: "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo." (Pv.4:14,15)

Ah, Jefté, sendo tu filho de uma prostituta, rejeitado por teus familiares e ladeado por companheiros levianos, construíste a base para aquilo que, anos mais tarde, chamaste de "causa da minha desgraça!".

E Jefté "cumpriu nela o voto que tinha feito;" (v.39)

Mas alegremo-nos todos, pois o nosso bendito e amoroso Deus faz uma só qualidade nossa cobrir uma multidão de defeitos!

Assim sendo, Jefté foi registrado nas Páginas Sagradas como um HOMEM VALOROSO (v.1). Antes dele, somente Gideão recebeu tamanha honra (Jz.6:12).

Séculos mais tarde, na composição do Novo Testamento das Escrituras Sagradas, o Autor da Epístola aos Hebreus, ao escrever o Capítulo 11, que a Cristandade hodierna cognomina devida e carinhosamente de "GALERIA DOS HERÓIS DA FÉ", visto que neste Capítulo só constam arrolados os nomes de verdadeiros HERÓIS DA FÉ, pelos seus feitos extraordinários e dignos de imitação; neste CAPÍTULO DOS HERÓIS DA FÉ, no Versículo 32, encontra-se o nome do nosso HERÓI - o inolvidável Jefté -, juntamente com Gideão, Baraque, Sansão, Davi, Samuel e os Profetas, outros GIGANTES DA FÉ!

Lázaro Justo Jacinto