O ser humano está na Terra para evoluir e alcançar a legítima felicidade. Necessitamos agir para que esse conceito se transforme em realidade. Os fenômenos não acontecem aleatoriamente como obra do acaso. A Terra e a vida não surgiram por acaso. Na vida não há um determinismo e tudo tem um propósito. Cabe a nós, seres humanos, a missão de desvendar o propósito último da vida, pois para isso recebemos a necessária capacitação.

 

A história humana é moldada, automaticamente, pelas leis naturais da Criação, de acordo com o querer íntimo dos indivíduos e dos povos. A mudança de rota é possível até um determinado ponto limite. A partir daí, não há mais volta, e as conseqüências se tornam inevitáveis. Quando os seres humanos se descuidam, construindo a vida sobre bases falsas, as conseqüências não tardam a surgir. Durante muitos séculos, temos propagado uma noção de desenvolvimento imediatista e perigosa para o meio ambiente e para a própria humanidade.

 

Cidades como o Rio de Janeiro decaíram fundo com a favelização ampla de sua população sem opção de vida. Agora é a vez de São Paulo, onde as favelas surgem da noite para o dia em volta da cidade, e nelas os seres humanos habitam nas mais precárias condições. Sem trabalho adequado, as populações ficam dependentes da Bolsa Família para ingressar no mercado consumidor. Com o agravamento da crise, surge o aumento da violência, sobe o numero de homicídios e de roubos e conseqüentemente, a insegurança de toda a população.

 

Apesar de tudo, ainda resta um pouco de tempo para que os indivíduos que, sinceramente, buscam pelas rotas da paz e do progresso espiritual e material tomem um novo rumo. Em meio a tantas mensagens obscuras e negativas, precisamos focar de forma positiva os acontecimentos, vendo com clareza o sentido da existência e o significado da vida. Plantando sementes do aprimoramento do eu interior, a cada dia, desenvolveremos uma percepção mais real e otimista da existência e nossa confiança em um mundo melhor será cada vez maior.

 

A paz e a melhor qualidade de vida estão ligadas ao aprimoramento da qualidade humana em todos os sentidos. Sem uma educação ampla e real, livre de dogmatismos e fanatismos, os seres humanos jamais alcançarão a necessária capacitação e preparo para a vida, tornando-se aptas para conquistar um futuro continuamente melhor e mais risonho.  

 

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Atua na coordenação dos sites www.library.com.br e www.vidaeaprendizado.com.br e é autor dos livros  Encontro com o Homem Sábio, Reencontro com o Homem Sábio,  A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola – o Manuscrito que Abalou o Mundo, editados pela Editora Nobel com selo Marco Zero. E-mail: [email protected]

 

 

Informações à imprensa

Vervi Assessoria e Comunicações

Vera Lúcia Rodrigues – MTB 11644

[email protected]

Fone/Fax 11-2578-0422