Ana Estela Cândida*
Deyve Julindo da Silva*
Fabiana Morais Rosendo Sena*
Luciane Morais Rosendo da Silva*

RESUMO: Este artigo propõe uma discussão acerca da comunicação e o processo de transnacionalização, a partir da narrativa filmática Babel. O mesmo objetiva analisar a importância dos atos lingüísticos para as relações interpessoais e as conseqüências destes para a vida prática dos indivíduos. Tendo em vista as questões sociais, econômicas e culturais, como ponto crucial para o processo comunicativo o resultado dessa envolvente trama é o choque cultural enfrentado pelas personagens ao serem confrontadas com uma realidade distinta. Sendo assim as linguagens usadas para estabelecer o processo comunicacional são também distintas e diversificadas, proporcionando desta maneira um mínimo de entendimento entre os seus interlocutores. As histórias apresentadas no filme retratam esse complexo sistema de interligação entre as nações, também chamado de globalização e os impactos desta na sociedade contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; transnacionalização; linguagens; cultura.

1 - INTRODUÇÃO

O filme Babel apresenta três histórias distintas que se relacionam no decorrer da trama. O mesmo retrata cenas de gente comum que aparentemente nada tem a ver uns com os outros, mas ao longo do filme os acontecimentos levam a desfechos intercalados. O longa metragem é filmado em diferentes lugares do globo e retrata bem as diferenças culturais existentes entre as nações. Babel traz ainda outros aspectos relevantes, como uma não linearidade, apresentando cenas em espaços e tempos diferentes, ou seja, não simultâneos. O filme mostra como estamos intrinsecamente ligados nesse mundo globalizado, onde fatos que acontece em diversas partes do planeta podem ter relação entre si, apesar de toda a distância geográfica que os separam.
* Graduandos do 5° período de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, campus XVI ? Irecê - BA.
Passando por países como Estados Unidos e México na América, Marrocos na África e Japão na Ásia, Babel retrata de maneira bem nítida o multiculturalismo presente nos vários continentes do planeta. A globalização nessa obra cinematográfica revela-se excludente e desastrosa, pois segrega e massacra uma cultura em detrimento de outra. É clara a visão etnocêntrica da cultura norte-americana sobre as demais. É um filme muito rico, haja vista, que traz informações importantes a respeito das várias formas de linguagem, ressaltando bem a importância da comunicação para a construção da identidade cultural dos grupos sociais, evidenciando que, a falta dela causa constrangimentos, podendo ser o limite entre a vida e a morte.

Através de suas surpreendentes histórias Babel nos leva a refletir a respeito de questões que afetam milhares de pessoas a cada dia. Dificuldades em se comunicar convencionalmente (caso da menina japonesa); falta de argumentos legais (caso da babá mexicana); problemas de infra-estrutura e saúde pública (caso da americana na vila no Marrocos) e a mais grave e talvez a mais comum de todas as questões - o preconceito ? que está intrinsecamente relacionado com a violência (caso dos marroquinos), O filme ajuda a fazermos uma análise e reflexão mais profunda dessas situações, que muitas vezes passam despercebidas em situações reais do nosso cotidiano.

Algumas cenas mostram bem as conseqüências do choque cultural para as personagens e como estas reagem ao serem confrontadas com o desconhecido. Mesmo com todas as inovações tecnológicas que transformaram o mundo em uma "aldeia global", o preconceito e a barreira da xenofobia, ainda estão muito presentes em todas as culturas, tornando a comunicação entre os seres humanos em uma troca de códigos muitas vezes indecifráveis. Para Gnerre (1998. p. 5), "isso ocorre porque a linguagem não é usada somente para veicular informações(...), ocupa posição central a função de comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa (...) na sociedade em que vive". Diante disto, percebe-se que a linguagem estabelece relações de poder e indica o papel social dos atores envolvidos nos atos lingüísticos.

Nessa perspectiva este texto busca uma reflexão acerca das situações de comunicação que envolve as três histórias retratadas no filme Babel, objetivando uma abordagem teórica sobre a função da comunicação no processo de transnacionalização retratado nesta narrativa filmática dirigida pelo mexicano Alejandro González Inãrritu.