RESUMO

O presente trabalho foi elaborado com objetivo de fazer um estudo acerca da avaliação escolar como processo de melhoria na qualidade do ensino. Sobre essa perspectiva parte-se da hipótese que a avaliação se dá de forma autoritária e modo de seleção cujos preceitos se baseiam nos méritos pessoais, já no quem diz respeito à classificação dos alunos pode se fazer uma seleção dos que forem aprovados para prosseguir nas séries seguintes. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica que revela opinião de diversos estudiosos como: Hoffmann (2005), Antunes (2003) e Luckesi (1990). O estudo permitiu concluir que é necessário que a escola trabalhe a avaliação da aprendizagem, não só com a obrigação de aprovar ou reprovar, mas de contribuir para que o educando tenha conhecimento afim do mesmo possa sempre se aperfeiçoando, é uma maneira de investigar e explorar mais profundamente os acontecimentos que estão ao seu redor para com isso tomar suas próprias decisões adquirindo assim autonomia. 

INTRODUÇÃO    

 Não e de hoje que os educadores, políticos e a sociedade vem tento mais atenção voltou-se para a parte social e política da avaliação por refletir, sobre as práticas na qual coexistir para uma educação democrática. Intensificaram–se, a partir daí, os estudos e as pesquisas na área.

 A pesquisa considera que a busca para tentar resolver os desafios de sair do tradicionalismo, que por inúmeras vezes se apresenta como empecilho é também desafio a ser considerado. E o processo de avaliação abrange todas as facetas do ato de educar, entendendo-se por avaliação um processo mais amplo do que a simples aferição de conhecimentos constituídos pelos alunos em determinado momento de sua trajetória escolar. Deve ser considerado tanto o processo que o aluno desenvolve ao aprender como o produto alcançado. Assim como reflexões a cerca do processo de Avaliação da Aprendizagem como processo de melhoria para qualidade do ensino, ao tratarmos da avaliação escolar: conceitos e possibilidades os autores apontam as variadas vertentes que a avaliação se apresenta e suas denominações, seguindo a sequencia a avaliação escolar como processo construtivo de um novo fazer traz no seu bojo a questão do entendimento do aluno sobre o ato de avaliar, finalizamos com um olhar reflexivo sobre a avaliação escolar.

 Partindo dessa reflexão esse trabalho busca fazer uma analise da avalição escolar no dia a dia, revendo seus conceitos, o que funcionam e as que não saem do papel. Assim, se pretende chamar a atenção para as avaliações que ora se encontram inadequados à sala de aula. Desta feita, vale refletir sobre a matriz curricular na qual a escola esta inserida.  Para tanto, a metodologia adotada para esse trabalho foi à pesquisa bibliográfica que revela opinião de diversos estudiosos.

 

[...]