RESUMO

Este trabalho apresenta os elementos de atuação do pedagogo na formação de deficientes visuais com qualificação profissional na área de saúde, e as inclusões dos deficientes visuais no mercado de trabalho na formação técnica, à medida que a necessidade do homem é ter o seu direito à igualdade, oportunidades e participação na sociedade.



PALAVRAS CHAVE: Atuação do pedagogo ? Área de saúde ? Inclusões sociais



1. Atuação do Pedagogo no processo de inclusão dos deficientes visuais.

Este Artigo pretende discutir alguns problemas na relação a atuação do Pedagogo no processo de inclusão dos deficientes visuais no mercado de trabalho na área de saúde. O comercio contrata o funcionário deficiente simplesmente para alcançar a cota e obter descontos nos impostos ou para incluir este cidadão na sociedade o tornando capaz.

Este trabalho ira contextualizar a inclusão do deficiente visual com necessidades especiais dentro de uma abordagem crítico-reflexivo, visando analisar as questões hoje tão amplamente discutidas como: a instituição; a metodologia; a preparação do profissional na área de saúde; entre outros, para uma formação e prática significativa. O desenvolvimento da competência a partir de práticas sociais significativas, hoje é uma necessidade do mundo globalizado. E o direito constitucional a inclusão dos deficientes na sociedade que reconhece e atende às diferenças individuais, respeitando as necessidades.

Sob essa ótica, não apenas os portadores de necessidades especiais seriam ajudados e sim todo o ser que, por inúmeras causas, endógenas ou exógenas, temporárias ou permanentes, apresente dificuldades para exercer uma função ou ter uma profissão, tem o direito de ser atendidos e transformados em cidadãos aptos a mudar suas vidas, a sociedade e o mundo em que vivem dentro de uma capacidade crítica e reflexiva, garantindo sua autonomia e independência.

Saber qual é a realidade das inclusões de deficientes visuais no mercado de trabalho direcionado a área de saúde e quais são os agentes transformadores para esta inclusão. Identificar a pertinência e as aplicações da educação inclusiva, como possibilidade de aprimoramento e construção da função social.

Hoje a alfabetização de crianças e adultos com necessidades especiais é mais que uma simples adaptação escolar, é inseri-lo na sociedade e deve dar condição ao cidadão de lutar por uma vida melhor e mais digna. Alfabetizar para além das cartilhas é alfabetizar para o mundo (Freire).


1.1. A transformação do cidadão deficiente, num profissional habilitado.


Transforma o cidadão num profissional habilitado para trabalhar na profissão escolhida pelo deficiente, o levando a ultrapassar pelos obstáculos que a nossa sociedade e o nosso ambiente social tem, onde o nosso espaço social não se encontra totalmente adequado para os nossos deficientes. Devemos refletir sobre a real inclusão das pessoas com necessidades especiais, como um todo, o que ainda esteja impedindo ou dificultando a presença ou permanência destes sujeitos no meio social. Temos que lembrar á nossa sociedade, instituições e órgãos, que percebam que as pessoas com necessidades especiais possuem os mesmos direitos constitucionais como qualquer outro cidadão, inclusive lhe é assegurado um ambiente sadio e adaptado às suas necessidades inclusivas. O presente artigo tem como objetivo, mostrar que existem Instituições que oferece qualificações profissionais disponíveis que demonstram a possibilidade de tornar a inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais, cada vez mais efetivas no mercado de trabalho.


1.2 . A inclusão do cidadão na sociedade

A importância da inclusão do cidadão com necessidades especiais no desenvolvimento sócio cultura se justifica por ser uma abordagem que visa o aprimoramento e melhoria dos processos de cidadania. Muito se tem discutido a respeito da inclusão de adultos com necessidades especiais em varias profissões, por este não ser uma tarefa fácil. Entretanto, as diversas teorias a respeito da abordagem nos permitem perceber a importância de reconhecer as diversidades existentes, as características que as formam e o contexto em que elas estão inseridas, como também identificar as atividades e providencias a cerca de como receber esse cidadão, concretizando a função principal do processo de aprendizado de uma profissão, como função de inclusão social e de direito a todos.

1.3. A atuação do pedagogo na formação profissional do deficiente, e sua inclusão no mercado de trabalho e na sociedade.

Concluímos que a atuação do gestor escolar, do professor, da comunidade e dos órgãos públicos é muito importante na tarefa de construir uma escola para habilitar profissionais. A educação inclusiva exige adaptações que priorizem a formação dos recursos humanos, materiais e financeiros, juntamente com uma prática voltada para o pedagogo. Garantir, a eliminação das barreiras, facilitar a interação escolar e promover o diálogo são algumas de suas funções da instituição que oferece estas qualificações. Assim, torna-se relevante o contato direto e constante com estes futuros profissionais. Outro fator que deve ser ressaltado é a promoção das adaptações curriculares e os arranjos satisfatórios com apoio do especialista, proporcionando sua presença na sala.

Sabemos que educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. A escola se encontra hoje, no centro das atenções da sociedade, porque se reconhece que a educação na sociedade globalizada e economia centrada no conhecimento, constituem grande valor estratégico para o desenvolvimento de qualquer sociedade, assim como condição importante para a qualidade de vida das pessoas tornando-as capazes.

A inclusão de seres com necessidades especiais está apoiada no princípio da igualdade, e de educação para todos. Isso implica adaptações diante das diferenças e das necessidades individuais de aprendizagem de cada profissão.

A qualificação de adultos com necessidades especiais tem como conceito resgatar este indivíduo, dando- lê uma formação acadêmica conciliada com outras atividades, resgatando-o para sociedade e para o mundo.

Muito se tem discutido a respeito dos métodos de aprendizagem aplicado nas instituições para habilitar profissionais para o mercado de trabalho com necessidades especiais, e qual a importância do professor na construção do saber, diante da necessidade urgente de uma nova proposta do conhecimento, que leve em conta o processo de ensino- aprendizagem de maneira equilibrada e adequada a cada necessidade.

Dentre as atitudes a ter como providência e a construção de uma instituição inclusiva, esta que fará a aproximação da comunidade e de todos que direta ou indiretamente, fazem parte do dia a dia do cidadão. De acordo com a metodologia de pesquisa bibliográfica e a sua abordagem dialética, que visa analisar a atuação do pedagogo na inclusão do deficiente visual na função de auxiliar de radiologia em câmara clara e escura uma profissão na área de saúde, saber qual é o papel do pedagogo nesta inclusão, como transformar o cidadão num profissional habilitado para trabalhar no profissão escolhida, ajudando-o a ultrapassar pelos obstáculos que a nossa sociedade e o nosso ambiente social ainda não está totalmente adequado para os nossos deficientes. Eles vão ultrapassar por todos os obstáculos encontrados terá dos erros uma grande experiência, transformar constantemente na senda ilimitada do saber.

Quando o hospital tem no seu RH um pedagogo ele ira atuar no processo de adaptação ao seu setor de trabalho será uma continuação da aprendizagem que este deficiente obteve no curso profissional de, orientar sobre as relações entre os sistemas e as teorias e seu cotidiano; o ato do pedagogo se efetiva o ato de educar e como o educar implica uma dimensão radicalmente ética e política. Desenvolvimento do deficiente suas habilidades e seus conhecimentos iram possibilitar sua adaptação no setor de imaginologia e lhe dará compreensão nas normas, funções e objetivo que este novo profissional terá que alcançar, meta de vida que ira buscar conseguindo almejar o seu objetivo se tornando um cidadão capaz de compartilhar a sua transformação cultural, social e pessoal.

Nós estamos inserindo o deficiente no mundo da globalização aonde ocorre as mais profundas mudanças em vários setores e também na educação profissional e suas inclusões.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v.

Educação Inclusiva: Braille / Universidade Castelo Branco. ? Rio de Janeiro: UCB, 2009.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400013

http://www.citma.pt/Uploads/Sara%20Branco.pdf

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/construindo.pdf

http://www.profala.com/arteducesp11.htm

http://biblioteca.universia.net